Raça de origem europeia (canis lupus familiaris). Foi criado inicialmente em rottweiler, sendo desenvolvido para trabalhos de guarda ou para trações. Considerado como uma das espécies mais antigas, presente em diversas histórias romanas antigas, principalmente em campanhas de legiões nos Alpes.
Serve tanto para pastorear como também para realizar a guarda de prisioneiros. Historiadores dizem que o imperador Nero tinha diversas unidades que serviam para guardar o dinheiro recolhido das campanhas de guerra. Inteligência, devoção, força e bravura são características peculiares dos rottweilers.
O cachorro em si tem porte médio, embora seja considerado robusto. Possui autoconfiança considerada acima do normal, demonstrando coragem nas suas ações de ataque, além da determinação em entregar a vida para salvar os donos ou a matilha.
O espírito de liderança faz parte da personalidade do cão. Também é inteligente, estando entre os dez primeiros tipos caninos no quesito. Aprende comando com enorme capacidade e rapidez.