Claro que todos precisamos respeitar as tradições culturais, mas certas tradições provocam indignação em muita gente. Muitas pessoas costumam achar desumanos os pratos perfeitos da culinária em alguns países e consideram como atos bem malvados comer a carne das baleias japonesas. Outro costume que ainda não é bem aceito nem tolerado no mundo ocidental é dos asiáticos, que abatem cães para comer, e os europeus, que comem carne de cavalo.
A Tourada e o Costume Cultural no Açores
Quando falamos de touradas nos Açores, precisamos ter cuidado porque é um costume cultural e não podemos simplesmente abominar. A tradição das touradas na Espanha e em outros países europeus remonta ao século 16. Na verdade, ela começou com um motivo bem real e bem entendível, que foi devido à abundância de gado na época, com um número de mais de 100.000 cabeças, segundo dizem os cronistas que relatam a época.
Por anos de costumes, a tourada, não apenas nos Açores, mas em regiões próximas, foi profundamente enraizada e se tornou o que é hoje, um costume cultural forte. Ela tem sido praticada há séculos e é a única ilha onde as touradas são agora realizadas ainda em costume regular e tradicional, não apenas como um show para os turistas, o que é bem comum. Por mais que critiquemos, sempre que vamos a Europa queremos pagar para ver uma tourada nos Açores.
A tourada praticada no Açores e em outros locais é uma tradição secular e tornou-se em cultura ibérica, ou seja, Espanhola e Portuguesa, pois em Portugal também se realizam touradas. Os americanos costumam pensar no México e na Espanha quando se trata de touradas, mas Portugal é também um local onde vemos este espetáculo sangrento e tão visto por turistas de todo o mundo.
Os Açores são uma região crescente de Portugal e que também pratica esse esporte nada agradável aos olhos de algumas pessoas, mas como é cultural, não podemos usar de juízo de valor e julgamento sobre a vida do touro e o que os países fazem com eles.
Frequência de realização das touradas
As touradas são realizadas ao menos a cada uma semana para turistas e em grandes épocas de viagens, ou seja, a alta temporada para os turistas, é quase todo dia que podemos assistir a touradas. E tem até manobra feita apenas por lá, como a guarda-sol sorte. Este nome é dado a uma manobra que consiste em colocar o guarda-sol de repente na frente do touro e tentando evitar os seus chifres quando o animal fica raivoso.
O susto irá fazer com que o animal fique com mais raiva ainda e o toureiro vai ter que ter muito preparo físico para se livrar ou correr junto das grades de proteção.