Os cães Labrador são bonitos e encantam em todas as fases da vida, mas com certeza quando são filhotes cativam ainda mais. Quem deseja ter um cão companheiro e leal não pode deixar de conhecer melhor essa raça. Um amigo que ficará ao seu lado em todos os momentos e com certeza se integrará a família. Vamos conhecer mais sobre o cachorrinho Labrador?
A Origem e a História da Raça
A origem da raça está nos cães Terra-Nova que no começo do século XIX tinham tamanhos diversos. A primeira ligação entre os Terra-Nova e os Labradores foi o menor cão entre eles que recebeu o nome de “Lesser” ou então “Cão de Saint John”. Eram cães de tamanho médico e cujo pelo era curto. Eles buscavam as suas caças assim como peixes de maneira que eram usados para puxar barcos de pesca em águas geladas.
Os cães Terra-Nova acabaram desaparecendo devido em especial aos caros impostos cobrados sobre eles. Desses cães um grupo pequeno de Labradores foi levado para a Inglaterra ainda no início do século XIX. Esses cães labradores cruzaram com outros Retrievers que fez com que a raça continuasse existindo. Exatamente na Inglaterra esse cão passou a ter reputação de um excelente caçador na montanha.
Curiosidade
Quando a raça começou a se estabilizar os criadores preferiam os Labradores pretos e por causa disso muitos cães amarelos ou de tom chocolate acabaram sendo sacrificados. Contudo, a partir do começo do século XX esses cães passaram a ser aceitos e até bem vistos. Porém, os cães de cor preta ainda eram os preferidos.
Popularidade do Labrador
O reconhecimento da raça Labrador se deu em 1903 pelo English Kennel Club e em 1917 pelo AKC. Os labradores se tornaram cada vez mais populares em todo mundo em especial na América.
Labrador em Cores
Hoje em dia quando se pensa em cão Labrador é normal pensar diretamente no cão amarelo. Esse tom é resultante de cruzas “erradas” que o tornaram despigmentado. Em relação a diferença de cores dos indivíduos dessa espécie ainda não existe uma comprovação de que existam comportamentos diferentes ligados a elas. Entretanto, existe um tipo de consenso de que boa parte dos problemas acontece com cães de tom amarelo e chocolate. As duas cores são geneticamente recessivas, o tom chocolate é ainda mais recessiva que a amarela.
É possível observar que os labradores amarelos tem um comportamento mais agitado e ansioso além de terem um temperamento mais forte que os das demais cores. Quem já assistiu ao filme “Marley & Eu” conhece um pouco de como um labrador amarelo pode ser problemático. Mas, não culpe o cão, pois esse comportamento é o resultado de cruzamentos que são feitos somente pelo fato de se tratar de um animal bonito. Precisa existir todo um planejamento.
Labrador Amarelo e Labrador Chocolate
Os especialistas em cães não recomendam que haja o cruzamento de labradores amarelos com chocolates ou mesmo dois labradores chocolates em três gerações seguidas, sendo pais, avós e bisavós chocolates. Também não é indicado cruzar dois amarelos por quatro gerações, é interessante intercalar com labradores pretos.
Esse tipo de cruzamento pode resultar num problema de despigmentação nas mucosas e nos olhos. Deve-se observar questões como um labrador amarelo com focinho e olhos claros não deve cruzar porque essa despigmentação é um fator de risco para o surgimento de câncer de pele. Isso ocorre porque esses cães não possuem a melanina necessária para a proteção dessas regiões.
Labrador Temperamental
Um cão que é conhecido por ser dócil, amável e ter um bom relacionamento com crianças, outros cães e até mesmo outras espécies de animais de estimação. Porém, se você vai ter um Labrador é importante saber que ele é capaz de ter vários comportamentos durante um mesmo dia. O labrador pode ser o cão que agita no quintal, o que vive intensamente no campo e tudo isso, acredite, no mesmo dia.
Outra característica muito interessante desse cão é que ele está sempre tentando agradar as pessoas que o cercam. Esse cãozinho adora aprender coisas novas e sentir que está conectado com o seu dono. Os cães labradores são fortes e gostam de atividades que exigem bastante de si como nadar, por exemplo. O labrador precisa se sentir desafiado todos os dias para que sinta que está ocupado. Quando um labrador fica entediado aparecem problemas de comportamento e ele pode começar a destruir tudo o que vê pela frente.
Cuidados com um Labrador
Os cães labradores são sociáveis e muito ativos, precisam fazer exercícios todos os dias, em especial exercícios como nadar e ir buscar objetos. Essa raça adora a água e se você pretende ter um labrador deve se preparar para ter uma piscina ou área dedicada especialmente para ele.
O pelo do labrador é impermeável, não molha com facilidade, contudo, não deixe de escová-lo para remover os pelos mortos. Um cão que gosta de viver dentro de casa com a família, se você quer um cão para o quintal não escolha o Labrador. Esses cães aguentam muito bem as baixas e as altas temperaturas então não tem problemas com calor ou frio.
Evite brigar sem motivos com o seu labrador, pois eles costumam sentir bastante e ficam tristes. Se um labrador fica magoado ou triste briga e grita, contudo, basta um treinamento para que ele volte a ficar calmo. Quando o dono oferece bons cuidados para o seu cão tem um amigo equilibrado e leal.
Tendência Para Engordar
Os cães labradores tem tendência para engordar então fique atento para evitar que o seu amigo se torne obeso. Mantenha o controle das porções de comida e tente sempre oferecer a quantidade de ração que é indicada na embalagem. Converse com o veterinário do seu amigo e não deixe comida à vontade porque labradores são comilões.
Os donos de labradores devem ter tempo disponível para sair passear com o seu amigo, pois esse amigo de quatro patas precisa de muito exercício. Apenas 20 minutos de caminhada por dia não resolvem o problema do seu amigo então se dedique. Lembre-se ainda que esse cão tem muita energia e por isso você precisa estar pronto para lhe oferecer momentos instigantes que ajudem a dispersar essa energia.
A maioria das pessoas já pensou em ter um animal de estimação em casa, principalmente um cachorro, já que são lindos, amorosos e trazem sempre muita alegria à vida. Dentre as raças mais alegres e bagunceiras está a Labrador, de origem desconhecida, mas foi dada como local originário a Grã-Bretanha, por ser muito querida naquele lugar.
Os Labradores são grandes amigos do homem e primeiramente foram usados para trabalho no campo. Porém, por sua necessidade de brincadeira, eles foram levados para dentro das casas por serem excelentes companhias, alegres de espírito, dóceis e ideais para quem tem criança.
Eles possuem pelagem curta, sedosa, com cores que variam do creme ao chocolate e seu tamanho pode chegar aos 60 centímetros e 35 quilos. Por sua inteligência e doçura, eles são frequentemente usados em comerciais e filmes, como Marley e Eu, de grande sucesso. Recentemente, o Príncipe William deu um cão labrador de presente a sua esposa, Kate Middleton.
são lindos ,eu tenho uma femea de 11 meses de cor amarela chamada charlotte ,muito dócil.