Para quem pensa que na neve há ursos e pinguins, mal pode acreditar que um felino tão bonito possa estar em um ambiente de baixa temperatura. Poucos conhecem o leopardo das neves, pois essa espécie de Leopardo encontra-se ameaçada de extinção. Classificado no gênero Panthera, esse é um felino que vive em grandes altitudes, principalmente na Ásia Central.
Os países em que se encontra esse animal são, Tibete, Índia, Paquistão, Butão, Tajiquistão e Quirguistão. Além dos países já citados o Leopardo das neves também pode ser visto na Mongólia, que fica no oeste e sul da China. Esse animal é conhecido pelo povo que habita as regiões onde é encontrado como o “gato-fantasma”, uma vez que essa espécie geralmente é arredia e tem hábitos solitários, sem ser encontrado com outros animais de espécies diferentes e até mesmo com a própria origem.
Esse felino como já foi dito é caracterizado principalmente por habitar altas montanhas, mas não se sabe ao certo qual a quantidade de animais habitantes das montanhas da Ásia Central, eles se encontram especificamente em locais acima de três mil metros após o nível do mar. Mas é válido ressaltar que na estação do verão eles podem se localizar em altitudes maiores que cinco mil metros.
O leopardo das neves apresenta grandes pelugens, tanto em espessura como em quantidade o que ajuda a preservar seu calor corporal durante as bruscas quedas de temperatura. Seus pulmões também evoluíram na espécie para aguentar o ar rarefeito das grandes altitudes, ou seja, são capazes de não se afetarem pela diminuição da quantidade de oxigênio ofertado no alto das montanhas.
Seus pelos também são bem compridos e podem apresentar um leque de cores, desde a cor cinza claro até um cinza mais puxado para a cor bege ou creme. Na parte inferior do corpo seus pelos possuem uma coloração mais clara, semelhante ao branco e em seu dorso geralmente apresentam uma pelugem toda manchada, parecendo um gato bicolor. Suas patas são compridas assim diferente de suas extremidades, uma vez que suas orelhas pequenas e bem redondas.
O peso leopardo das neves varia bastante, podendo pesar em torno de vinte e cinco a cinquenta quilos. Quanto ao seu tamanho, das espécies que já foram encontradas, o valor visto de seu comprimento foi de aproximadamente um metro. Já a cauda do animal se destaca por ser bem longa podendo chegar até um metro de comprimento também, seu grande tamanho é importante para manter o equilíbrio do corpo do animal, principalmente nas grandes montanhas e nos picos onde há grande risco de queda para esses bichos.
Esse bicho possui hábitos de viver sozinho e gosta de demarcar grande espaço, sendo que quando outro ser de sua espécie tenta invadir seu espaço, eles partem para o ataque. Eles também se escondem muito bem, sendo um tipo de leopardo extremamente difícil de ser visto e encontrado, quando isso acontece provavelmente estão em época de caça. Se alimentam de gazelas, íbex e markhors, mas em épocas mais difíceis também caçam presas menores como algumas lebres que vivem nessas regiões de neve.