Gato Artista

A arte é uma forma que o homem encontrou para extravasar os seus sentimentos e transformar o que sente em algo palpável para as outras pessoas. No entanto, engana-se quem pensa que somente os seres humanos podem e fazem arte. Para muitos animais a arte também pode funcionar como uma válvula de escape ou mesmo como uma forma de relaxar.

Pode até ser que esses animais não tenham ideia do que estão fazendo, mas que produzem peças de genuína arte isso ninguém pode negar. Se você gosta de arte vai gostar de conhecer um pouco mais sobre os animais artistas. Continue lendo e conheça algumas dessas histórias.

Samantha - a Gorila Pintora

Samantha – a Gorila Pintora

Projeto “Elephant Art & Conservation” – Arte de Elefante

As pinturas expostas e vendidas através do Projeto “Elephant Art & Conservation” são feitas por artistas um pouco diferentes do convencional, elefantes que estão “aposentados”. Para que fique mais claro é necessário saber que antes os elefantes eram muito usados na Ásia para o transporte de cargas e de pessoas. Os animais acabaram perdendo esse espaço com a modernização dos meios de transporte.

Para que esses elefantes não fiquem sem nada para fazer os artistas Komar e Melamid resolveram ensiná-los a pintar. O organizador do projeto David Ferris diz que esse projeto tem como objetivo promover e distribuir a arte feita por esses elefantes para levantar fundos que permitam a sua preservação. Os elefantes continuam conseguindo se sustentar.

Assista nesse vídeo um elefante fazendo a sua pintura:

“Elephonic Rhapsodies” – Música de Elefantes

A Tailândia tem um sexteto de elefantes domesticados que mostrou que sabe tudo de música quando lançou o CD “Elephonic Rhapsodies”. Os organizadores desse projeto sonoro garantem que os elefantes escolhem quais as notas e o ritmo da música que vão produzir através do bater das suas trombas em instrumentos que parecem xilofones gigantes. Deve ser no mínimo divertido ver esses elefantes em ação.

Saiba mais sobre o projeto dos elefantes músicos acessando

Museu Biológico Timiriazev – Arte Animal

Quem gosta de variedade de estilos musicais vai gostar da proposta da exposição de obras de arte produzidas por animais ilustres que foi organizada no Museu Biológico Timiriazev que fica na Rússia. Nessa exposição estavam obras de golfinhos, macacos, dos porcos chamados Picasso e Malevitch além do corvo Rembrandt. O organizador dessa exposição garante que Picasso é um artesão já que faz as suas obras de maneira repetitiva e com muita assertividade.

Chimpanzé Congo – Um Grande Pintor

O chimpanzé batizado de Congo nasceu em 1954 e ao longo da sua vida produziu em torno de 400 pinturas. No ano de 1957 o London’s Institute of Contemporary Arts organizou uma exposição na qual havia quadros pintados por Congo. O sucesso foi tanto que o grande pintor Picasso comprou uma obra de Congo. Mais recentemente, em 2005, foram vendidas três pinturas raras de macaco num museu de Londres chegando ao valor de 1.500 (em torno de 4 mil reais).

Saiba mais sobre o chimpanzé Congo nesse vídeo:

Cholla – O Cavalo Pintor

A história do cavaloo pintor Cholla é bastante curiosa, pois foi por acaso que ele descobriu esse talento. Um dia os seus donos estavam fazendo a pintura do curral e então pediram que o animal desse uma ajudinha. Foi nesse momento que Cholla pegou o pincel e não parou mais de pintar. O cavalo fez 23 anos no ano de 2008 e o seu nome foi dado para fazer uma homenagem a um tipo de cacto que é bastante comum no sudeste dos Estados Unidos.

A raça de Cholla é a Mustang e uma das suas primeiras pinturas selecionadas para uma exposição foi a “The Big Red Buck”. Essa obra foi exposta na “Terceira Premiação Internacional de Arte Laguna” realizada em 2008 na Itália. Claro que a escolha da obra de um cavalo para a exposição gerou muita polêmica.

Para responder a polêmica a porta-voz da exposição declarou: “Nós precisamos admitir que não esperávamos a inscrição de um cavalo. Ficamos bastante perplexos no início, mas depois pesquisamos mais sobre Cholla na Internet e decidimos aceitá-lo, dado o seu prestígio nos EUA”.

A competição contou com aproximadamente 3 mil pinturas, fotografias e esculturas. Cholla não pode receber um prêmio em dinheiro, mas recebeu uma menção especial do júri. Os quadros de Cholla valem em média 900 dólares e o cavalo já ganhou 2.200 dólares num único quadro.

Boon Mee – Elefante Pintor

A descoberta do talento de Boon Mee como pintor se deu no zoológico de Samutprakam na Tailândia. Tudo aconteceu quando o elefante teve acesso a uma tela e uma paleta de tintas. Com esses utensílios ele produziu um quadro que pode ser comparado a obras de artistas humanos. O talento de Boon Mee é tanto que ele já participou de inúmeras exposições pelo mundo.

Samantha – Gorila Pintora

Conhecida como Samantha, a gorila pintora, do zoológico de Erie, Pensilvânia, Estados Unidos começou a pintar já com 46 anos de idade. Um dos seus quadros já fez parte de uma exposição realizada em Londres no ano de 2012. Isso nos mostra que é possível começar a pintar em qualquer momento da vida.

Chimpanzé Bakhari – Pintura Com as Mãos

O champanzé pintor do zoológico de Saint Louis nos Estados Unidos usa as suas mãos para produzir as suas obras. O mais curioso a respeito das obras desse chimpanzé é que muitos dizem que parecem obras feitas por pintores do movimento expressionista. A tela mais conhecida de Bakhari é a chamada “Digit Master” que foi exposta ao público no ano de 2012.

Baka – O Orangotango Pintor

Baka é um orangotango pintor que é bastante versátil quando se trata de produzir os seus quadros, ele pinta com a boca, com as mãos e com os pés. Mandy, a professora de pintura de Baka, incentiva ele a pintar da maneira que desejar. No início da sua carreira Baka quebrava os seus pincéis, hoje em dia ele tem mais domínio da ferramenta e as suas obras já foram expostas em várias partes do mundo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Incríveis

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *