Respiração da Baleia

As Baleias são animais que mexem com o imaginário das pessoas devido a todo o seu tamanho e as suas peculiaridades. Uma das principais curiosidades a respeito da vida desses cetáceos é como se dá o processo de respiração. Saiba mais sobre a respiração das baleias e porque elas precisam emergir para respirar.

Esses grandes animais de sangue quente podem ser encontrados principalmente nas geladas águas da região Antártica. A sua respiração é feita através da imersão da ponta dorsal do crânio. Quem tem a chance de observar esse momento de perto percebe que as narinas das baleias se abrem nesse instante.

Respiração da Baleia

Respiração da Baleia

Basicamente o que abre na região das narinas é um furo de sopro por onde esses animais pegam o ar de que precisam para respirar. As narinas da baleia ficam localizadas na parte mais alta da cabeça dela. Quando ela sobe para a superfície após muito tempo submersa ela expele através da narina o ar quente e úmido dos pulmões. Esse ar acaba se condensando quando entra em contato com a atmosfera.

Dessa condensação é que se forma aquela grande quantidade de gotículas de água, essa enxurrada de gotículas pode chegar a atingir até seis metros de altura. Vale ressaltar que os cetáceos respiram com bem menos frequência que os mamíferos terrestres. A cada nova respiração os cetáceos podem trocar 80% do ar inalado.

Por isso que a cada respirada a baleia pode encher os pulmões quase completamente. Apesar de ter pulmões muito bons a baleia é um animal econômico na respiração, por assim dizer. Para que se tenha uma ideia, dentre o momento em que inspira até o momento em que expira, se passa cerca de 20 minutos, um tempo bastante considerável.

Respiração da Baleia

Respiração da Baleia

Exatamente por isso as baleias podem mergulhar até grandes profundidades e permanecer um tempo considerável por lá. Esses mergulhos profundos permitem às baleias fugirem dos predadores e pescadores. O ato de respirar de uma baleia dura bem pouco tempo, cerca de 0.3 segundos.

Porém, vale dizer que cada vez que uma baleia emerge e solta os seus jatos de gotículas de água é um verdadeiro espetáculo, pois ela realmente consegue esguichar de uma forma sublime. Muitas pessoas aguardam esse momento apenas para poder observar de perto esse instante em que as baleias fazem perceber a sua presença.

São animais fascinantes que contam com adaptações naturais do seu sistema respiratório como, por exemplo, poder passar longos períodos submersas para fugir dos caçadores. Além disso, também é importante para elas poderem passar esse tempo embaixo d’água para ter a chance de procurar por comida e se alimentar de maneira mais segura.

 Se um dia você tiver a chance de ver esse espetáculo de perto, não perca a chance.

Respiração da Baleia

Respiração da Baleia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>