Qual o Bicho que se Alimenta de Lesma?

As lesmas são pequenos animais que vivem na natureza, elas no entanto são tão conhecidas pelos seres humanos porque vira e mexe aparecem nos quintais, nas varandas, nas plantações, etc. Essa sua presença principalmente em locais onde são plantados alimentos pode fazer com que muitas pessoas tenham um certo receio ou até um certo nojo desses animais, mas é muito importante lembrar que elas são peças fundamentais de todo o funcionamento da natureza, assim como qualquer outro animal que exista no planeta, a teia ecológica de importância não é maior para uma espécie ou tipo de animal, mas sim igual para todos.

Cada um tem a sua função, dos menores aos maiores animais, cada um tem o seu devido lugar no mundo natural e é por causa do trabalho continuo, conjunto e feito de forma natural por todos eles é que temos o mundo que vivemos nos dias de hoje, afinal eles estão há muito mais tempo que nós vivendo por ai e se movimentando formando todos os aspectos naturais que hoje conhecemos.

Lesmas

Para os seres humanos, pelo menos uma boa parte dos seres humanos, o que se observa é um certo receio de sequer chegar perto das lesmas, já que elas são animais que transmitem um aspecto de estarem sempre molhadas e gosmentas, esse pensamento de fato não está 100% errado, há um sentido nisso e a explicação é que as lesmas são animais que não possuem a mesma estrutura corporal da maioria dos outros animais que tem uma certa proteção na membrana externa para que não se perca tanta hidratação.

No caso das lesmas elas que não possuem essa camada de proteção tem uma questão séria com as questões de desidratação e manutenção da umidade corporal, até mesmo por esse motivo que elas estão com essa aparência sempre úmida, pois se elas perdem essa umidade acontece um efeito que popularmente costuma ser chamado de derretimento. O se corpo quando acontece a perda de água, ele perde a capacidade de se manter estruturado e com isso a lesma vai “murchando” até que fica como um papel esticado.

Esse é inclusive o motivo pelo qual muita gente fala que para se livrar de problemas com lesmas é preciso jogar sal sobre elas, porque quando em contato com o sal, as lesmas passam pelo processo natural de osmose, o qual consiste em retirar água do meio mais abundante e transferir essa água para um meio menos abundante desse material, de forma a diluir e equilibrar o soluto da solução, nesse caso a água é o material solvente enquanto que o sal é o material soluto do sistema.

Em outras palavras o sal faz com que a água seja puxada para fora do corpo da lesma, é claro que há muitos processos e reações químicas acontecendo para que tudo isso se desenrole, mas basicamente essa é a explicação. Então as lesmas não são úmidas porque elas estão sujas ou passaram por locais molhados, elas possuem essa característica porque elas precisam dessa umidade para manter a saúde do seu corpo, elas precisam disso para viver.

Quais são os Predadores das Lesmas?

Quais são os animais que tem a função de predadores das lesmas? São muitos inclusive os seres humanos, primeiro é importante dizer que a natureza tem os seus próprios equilíbrios e que eles devem ser devidamente respeitados, dito isso podemos explicar que muitas pessoas procuram quais são os predadores das lesmas para poder controlar o numero desses animais e de certa forma afastar as lesmas das suas casas, plantações, etc.

As pessoas buscam esses predadores para que eles funcionem como uma espécie de controle biológico, essa é uma boa ideia? Sim e não, é preciso analisar cada caso, por um lado realizar o controle biológico é uma alternativa viável, uma vez que você controla a sua “praga” de maneira natural e sem precisar usar venenos ou agrotóxicos que são também uma espécie de veneno, mas esse uso deve ser feito com muito cuidado e de preferência com o acompanhamento de um profissional responsável da área da biologia ou outras ciências que estudam os animais.

O uso indevido de controles biológicos podem causar desequilíbrios naturais nos meios onde são usados, porque uma vez controladas as lesmas, o seu predador pode começar a se reproduzir, dependendo do local onde ele for inserido pode ser que ele próprio não possua predadores e assim ele então se torne uma espécie de praga ao local, exemplos disso são muito usados no caso de animais aquáticos em reservatórios, há muitos estudos que se aprofundam nesse tipo de abordagem, mas em casos que há acompanhamento adequado realmente o controle biológico pode ser muito eficaz. Entre os animais que poderiam atuar nesse caso estão as rãs, os sapos, as cobras, os ratos, as salamandras, algumas espécies de besouros e algumas espécies de pássaros.

Uma outra questão é que por mais que pareça que as lesmas são muito lentas, elas podem ser bem ágeis e inteligentíssimas para se defender, pois o seu muco, a sua umidade já é um próprio impedimento, já é parte do seu sistema de defesa uma vez que não possui um sabor agradável aos predadores, esse mesmo muco é escorregadio e dependendo da espécie, pode passar a ser bem inconveniente andar atrás da lesma, fazendo com que escorreguem e se cansem.

Um outro mecanismo de defesa é que a lesma pode diminuir o seu corpo de tamanho no momento da ameaça, seja encolhendo-o ou então se liberando de uma parcela do seu corpo, sim isso mesmo, as lesmas podem perder partes corporais e continuarem vivas, ativas e saudáveis, isso acontecem porque o corpo delas não funciona igual de um mamífero comum, por exemplo, elas possuem várias repartições iguais em seu corpo, ou seja, em cada uma dessas repartições há os mesmos órgãos e sistemas vitais, então se ela perde um deles para gastar menos energia e ter mais disposição para a sua defesa do predador, acaba que a lesma não fica prejudicada, porque as suas outras partes vão fazer papel igual e suprir qualquer necessidade.

As lesmas em geral possuem hábitos noturnos, inclusive por causa das questões de umidade, já que se saírem no momento em que o sol está em seu ápice e as temperaturas são altas, ela pode ser atingida por um quadro de desidratação, o que ocasionaria problemas para o animal, então é mais comum vê-las durante o período noturno e em dias mais frios e nublados, em dias de chuva elas podem ser vistas com mais facilidade também.

Por mais que muitas vezes as lesmas são vistas pelas pessoas apenas como pragas, elas têm uma função ecológica importante também para o solo, principalmente em relação a adubação e a qualidade da terra.

Características da Lesma

Características da Lesma

As lesmas são muito incomodas quando aparecem na casa das pessoas, mas existem variações desses animais que vivem no ambiente aquático e até mesmo no mar, é válido lembrar que elas fazem parte do grande grupo dos moluscos gastrópodes que ocupam diversos ambientes e que englobam milhares de espécies de animais, sendo que um dos seus parentes mais próximos é o caracol, elas são hermafroditas, o que na pratica significa que elas não precisam de um parceiro sexual para se reproduzirem, elas são capazes de gerar descendentes sozinhas, por fim mais um motivo delas fugirem de locais muito claro e de se locomover durante o dia é que elas são sensíveis a luz intensa, principalmente à luz do sol.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *