Pulga

As pulgas são insetos muito comuns e infestam os animais de estimação em todo o mundo, existindo mais de mil espécies, sendo que algumas delas são responsáveis pela transmissão de doenças graves como a peste. Neste artigo nós vamos conhecer um pouco mais sobre a vida e o desenvolvimento desse minúsculo animal, os hospedeiros, como eles afetam o homem e a profilaxia necessária para evitar a infestação.

Remédios

Desenvolvimento do Inseto

A pulga é um inseto que mede no máximo 0,4 centímetros e possuem uma boca preparada para sugar o sangue de seus hospedeiros. Ele nasce a partir do ovo, mas se transforma passando pela fase da larva, pupa até chegar a fase adulta. A pulga é um inseto popular, vive nos mesmos ambientes em que o homem, especialmente onde não há uma higiene adequada.

Habilidades

A pulga é um inseto minúsculo com uma impressionante capacidade de saltar, que chega até 25 vezes o seu próprio comprimento e 75 vezes a própria altura. Algumas pessoas se dedicam a amestrar pulgas e a ensinarem truques e esses pequenos animais, de forma que quando treinados eles são capazes de fazer diversas espécies de acrobacias, sendo que algumas pulgas já foram capazes inclusive de movimentar pequenas carruagens feitas de papel. No entanto a grande maioria dos animais vive nos mamíferos.

Hospedeiros e a Infestação

Todas as espécies de pulgas existentes vivem preferencialmente nos mamíferos, cães, gatos e nos ratos, alimentando-se do sangue de seus hospedeiros. São animais perigosos pois podem transmitir doenças consideradas graves para o ser humano, assim quando uma pulga que vive em um rato pode transmitir ao ser humano a peste bubônica, uma doença grave e letal. As pulgas colocam seus ovos em frestas entre tábuas, tapetes e outros locais abrigados. Em poucos dias de incubação os ovos eclodem e surgem as larvas que se transformam em ninfas para depois se transformarem em pulgas que então saem em busca de um hospedeiro, onde podem passar toda a vida.

Infestação e Seus Sintomas

A pulga depende do seu hospedeiro, sejam cães, gatos ou ratos, e nestes passam grande parte de sua vida, não sem causar incômodos e problemas a saúde. Elas transmitem parasitas, vermes, alergias, além do incomodo das picadas, diminuindo a qualidade de vida dos animais hospedeiros, e fazendo com que eles se apresentem inquietos, deprimidos, perdem o apetite, e se tornam agressivos. Como as pulgas pulam grandes distâncias não é necessário haver o contato entre dois animais para que haja a infestação, elas podem ser adquiridas na rua, em passeios, no pátio, etc.

Profilaxia

Existem no mercado diversos tipos de produtos específicos para terminar com a infestação de pulgas, sejam dos hospedeiros ou também do ambiente. É preciso um cuidado especial com a higiene desses animais, dando banhos freqüentes com sabonetes e xampus específicos. Deve ser evitando a utilização de venenos na presença dos animais, somente por recomendação do veterinário e nas condições indicadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *