Onde Ficam as Lesmas Durante o Dia?

Onde Ficam as Lesmas Durante o Dia? 

  • Conhecendo as Lesmas

Antes de falar especificamente das lesmas, vamos conhecer melhor os gastrópodes. Estes animais são os constituintes de uma grande classe taxonômica do filo Mollusca, que agrupa animais tais como os caracóis, lapas, búzios e as lesmas. Essa classe também chama de Gastrópoda (nome originário do grego que significa gáster = estômago e podo=pé), abrange um total de 65000 a 85000 espécies diferentes, variando morfologicamente de todas as formas possíveis. A variação é tanta que existem aquelas que podem habitar o meio terrestre, o meio marinho e o meio aquático de água doce.

Curiosidades Sobre as Lesmas

Curiosidades Sobre as Lesmas

O nosso animal abordado nesse texto é a lesma, que não tem especificação de espécie, mas sim de subordem. Recapitulando as aulas de biologia: dentro do reino Animalia, temos os filos, depois classes, que englobam subclasses, que por sua vez englobam as ordens. As lesmas abrangem uma subclasse denominada Stylommatophora, e são animais extremamente interessantes do ponto de vista de suas peculiaridades. Mesmo sendo parecidas com os caracóis, as lesmas conseguem ser distinguidas pela ausência evidente da concha presente na parte superior do caracol. Esses pequenos moluscos não tem a velocidade seu favor, e mesmo sendo considerado “gosmentos” por muitos, com certeza são muito interessantes de ser estudados.

Apesar de parecer ser constituído de uma parte só com antenas nas extremidades, o corpo da lesma é dividido em: manto, pé, cabeça, par de tentáculos ópticos (ambos retráteis). Além de serem sensíveis ao calor, são também muito sensíveis à luz. Sua pele é totalmente não estratificada.

  • Alimentação e Atração Por Lavouras

A alimentação desses pequenos animais é constituída de flores, folhas e até mesmo pequenos frutos ou pedaços de frutos. Costumeiramente, esses animais preferem habitar ambiente que tenham alto nível de umidade, acompanhados de uma quantidade alta de vegetação nas redondezas. Se encaixam nesse tipo de ambiente hortas e plantações quaisquer como as de hortaliças. Parece inacreditável, mas as lesmas tem uma capacidade incrível de alimentação que concede a estes animais comerem o equivalente ao dobro do comprimento e largura do seu próprio corpo. Isso explica a tamanha repulsa dos agricultores por esses animais, que por mais que sejam extremamente lentos, podem desfrutar de uma lavoura numa velocidade bem rápida, se estiverem em grupo (como normalmente estão).

Existem maneiras de detectar a presença dessa subordem dentro de uma lavoura, visto que se existem algumas lesmas a olho nu, pode se ter certeza que a área está completamente infestada de lesmas. Basta fazer o seguinte: aproxime sua cabeça do solo, e procure pelas pegadas desse animal, porque quando se movimenta, a lesma costuma deixar rastros de muco que ela solta involuntariamente durante seu movimento. No fim das contas esse muco que identifica sua presença, serve para que as próprias lesmas identifiquem a sua localização, se orientando e obtendo caminhos de volta (sistema parecido com as migalhas de pão deixadas por escoteiros).

  • Onde Ficam as Lesmas Durante o Dia

Animais Noturnos

Animais Noturnos

Dificilmente você encontra uma lesma durante o dia, pois encontrar esse animalzinho se arrastando por aí, apenas é mais fácil (com uma boa lanterna), durante a noite. Na verdade, com uma lanterna as coisas também não seriam fáceis porque o que faz com que ela se esconda durante o dia é sua hipersensibilidade à luz e ao calor. Por isso, quando muito você poderá encontrar lesmas durante o dia durante um clima ameno. Durante a noite, as lesmas saem para se alimentar, visto que não podem ficar em territórios secos pois precisam da umidade para sobreviver.

Durante o dia as lesmas se escondem no sub solo, procurando alimentos e lugar úmido para ficar durante a noite. Não é a tarefa mais fácil do mundo achar lesmas durante o dia, e por isso não são animais largamente vistos por aí.

  • Desidratação da Lesma

Uma vez que sabemos que a lesma é um anima muito sensível ao calor, luz e falta de umidade, já podemos nos acostumar com a ideia de que esse bichinho é extremamente sensível à desidratação. Justamente por isso, esse animal pode sofre até a morte caso joguem algo como sal em cima dela, pois o sal faz com que a água passe do lugar mais saturado para o menos saturado (processo similar à osmose). Esse fenômeno se dá por uma propriedade chama higroscopia do cloreto de sódio, ou seja: a capacidade da lesma atrair água. Esse processo é chamado por muitos populares como “derretimento” da lesma, o que implica que joguem sal em outros animais de respiração cutânea, tal qual o sapo

  • Reprodução e Características Sexuais

O processo reprodutivo das lesmas é bem peculiar, por se tratarem de animais hermafroditas. O tempo de maturidade sexual entre as espécies é bem variado, e pode compreender até três anos.

Diferença Entre Lesmas Caramujos e Caracóis

Muita confusão é gerada com relação a esses 3 animais, e a maioria das pessoas não consegue diferenciar um do outro. Mas vamos começar pela lesma, que é o centro do nosso assunto: a lesma não possui concha própria externamente. É um molusco diferente dos outros dois, visivelmente falando.

Quanto aos caracóis, podemos diferenciá-los por conta de terem conchas extremamente leves e facilmente quebráveis. O habitat dos caracóis pode ser o terrestre, ou aquático.

Para finalizar, podemos falar dos caramujos, que são parecidos com os caracóis por conta da concha externa. Eles são encontrados no mar, e suas conchas são bem mais resistentes que as dos seu primo caracol. Esse aspecto mais rígido é proveniente da estrutura da concha, e do peso que possui. 

  • Doenças Causadas Pelas Lesmas ao Ser Humano

Doenças Causadas por Lesmas

Doenças Causadas por Lesmas

As lesmas são extremamente lentas, mas mesmo assim costumam acabar com lavouras quando infestam em algum ambiente de cultivo. Fora isso, existem aqueles que pensam que elas são completamente inofensivas ao ser humano, mas quem pensa isso está errado. Em suma, as lesmas não machucam ninguém por conta do seu tamanho e velocidade. Contudo o quadro é um pouco mais sério.

Existem doenças em formas de vírus, que são transmitidas por lesmas a oriundas dos ratos, como a angiostrongilose. Essa doença pode evoluir no ser humano de forma física ou neurológica, e por mais que hajam poucos casos de morte envolvendo esse vírus, os sintomas são muitos e podem ser muito sérios como: dores de cabeça e na nuca, dores musculares, paralisia fácil, dentre outras. Procure manter seu quintal em boas condições de detetização, para que crianças nem animais de estimação entre em contato com esse pequeno molusco.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *