Macaco-Prego-de-Cara-Branca

Além do visual que chama atenção, o Cebus capucinus conhecido popularmente como macaco prego de cara branca, é um dos mais importantes agentes de dispersão de pólen e sementes da América do Sul e América Central. Trata-se de um macaco do Novo Mundo que possui tamanho médio e que faz parte da família Cebidae.

Um macaco muito simpático e conhecido que para algumas pessoas é até animal de estimação. Trata-se de uma espécie de macaco muito popular especialmente pela divulgação da mídia dos Estados Unidos. Um macaco que tem boa inteligência pode ser treinado até mesmo para auxiliar pessoas paraplégicas em seu dia a dia.

Perfil do Macaco Prego de Cara Branca

O corpo desse macaco é quase todo preto tendo apenas a sua face rosada e parte de sua cabeça e ombros em branco, vem daí o nome desse simpático macaquinho. A cauda desse animal é do tipo semipreênsil o que serve de ajuda para manter a sua postura enquanto ele se alimenta em cima de algum ramo.

Versatilidade Selvagem

Quando está inserido num contexto selvagem esse macaco apresenta um comportamento mais versátil. Um macaco que pode viver em diferentes tipos de floresta sobrevivendo a partir de uma alimentação composta de frutos, vegetais e até mesmo animais vertebrados ou invertebrados pequeninos.

O macaco prego de cara branca costuma viver em grupos que podem ter mais de 20 indivíduos sendo composto tanto de fêmeas como machos. Acredita-se que esses macacos podem fazer uso de ferramentas. Outro comportamento observado entre esses macacos é o de esfregar plantas nos seus pelos, um tipo de fitoterapia. A expectativa de vida desse macaco é de 54 anos de idade.

O Nome

A espécie Cebus capucinus é uma das diversas que foram descritas por Linnaeus no seu trabalho que data do século XVIII conhecido como Systema Naturae. Consiste num membro da família Cebidae que basicamente é a família de macacos do Novo Mundo e que possui outros macacos como os macacos prego, macacos de cheiro e até mesmo os saguis. O gênero dessa espécie é o Cebus que é entendido como sendo o gênero dos macacos pregos gráceis ou também chamados de “sem topete”.

Os primatologistas (especialistas no estudo de primatas) não chegam a um consenso a respeito da existência de subespécies de macaco prego de cara banca. Para alguns autores existiriam três subespécies com base em diferentes do tipo morfológicas sendo: C. c. capucinus, C. c. imitator e C. c. limitaneus.

O C. c. capucinus é uma espécie que é encontrada no sul do Equador e Colômbia e ainda a leste do Panamá. Já a subespécie C. c. imitator pode ser encontrada em partes da Costa Rica e Nicarágua além do oeste do Panamá e por fim o C. c. limitaneus pode ser encontrado em Honduras e ao note da Nicarágua. Contudo, vale ressaltar que muitos autores não reconhecem a existência de subespécies então entendem as três como sinônimo.

Distribuição Geográfica do Macaco Prego de Cara Branca

Essa espécie de macaco pode ser encontrada em boa parte da América Central assim como numa pequena área da América do Sul. Os países da América Central que tem mais indivíduos da espécie são Costa Rica, Honduras, Nicarágua e Panamá. Existem registros de que esses animais foram avistados no leste da Guatemala e no sul do Belize, porém, não há confirmação de que esses relatos sejam verdadeiros.

Já na América do Sul é possível encontrar essa espécie de macacos entre o extremo noroeste que fica entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, também na Colômbia e na área noroeste do Equador. Embora esse macaco seja bastante comum na América Central já foi extinto em parte de Honduras e Nicarágua.

Habitat

Esse macaco pode viver em alguns tipos de habitat dentre os quais estão às florestas primárias e secundárias que podem ser secas ou úmidas, ombrófilas ou sazonais. Contudo, esse macaco tem preferência por viver em florestas do tipo primária ou secundária que possua estado avançado de regeneração. Podem ser encontrados muitos indivíduos dessa espécie em áreas de floresta antiga que possui floresta ombrófila com boa quantidade de água na estação de seca.

Conhecendo Melhor o Macaco Prego de Cara Branca

Algo bem curioso a respeito dos macacos que compõem o gênero Cebus é que o seu nome científico é uma referência à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos uma vez que a cor da sua cabeça lembra o capuz usado por esses frades. Um macaco que tem o seu corpo quase totalmente preto sendo que apenas o seu pescoço, peito, braços e ombros possuem a branca com um leve tom amarelado.

O seu rosto tem um tom rosado ou então em cor creme, conta ainda com algumas características bem interessantes como as suas sobrancelhas e com manchas que são resultado da presença de pelos escuros na pelagem clara. Podemos observar claramente pelos pretos numa área da frente da cabeça. A cauda desse macaco é do tipo semipreênsil e se encontra muitas vezes enrolada.

A Reprodução

Os macacos prego de cara branca são poligâmicos, isso significa que um mesmo macho pode acasalar com diversas fêmeas. O período de cópula dura em torno de dois minutos e a gestação leva entre 5 e 6 meses. Em geral de uma gestação nasce um filhote único, porém, pode acontecer de nascer gêmeos.

Geralmente o período de nascimentos acontece de dezembro a abril. A partir de 4 a 5 semanas de vida esses filhotes já podem ficar sem as mães sendo que quando chegam aos três meses podem se movimentar com independência. Tem casos de alguns filhotes que se tornam independentes antes. O período de desmame dos filhotes acontece entre 6 e 12 meses. Enquanto a mãe descansa os filhotes podem passar o tempo brincando sozinhos ou com outros filhotes.

Conservação do Macaco Prego de Cara Branca

Essa espécie tem o seu estado de conservação com o status de “pouco preocupante” conforme a IUCN. Contudo, existe um grande impacto em relação a essa espécie uma vez que muitas famílias o fazem de animal de estimação. A destruição do seu habitat também representa uma grande ameaça. Predadores como a harpia também são um risco para a sua preservação.

Os mamíferos são uma das espécies que possuem maior representação na natureza, e isso inclui os macacos e os seres humanos. Alguns têm características especiais e diferenciadas, incluindo sua aparência, comportamento e até tamanho. O Macaco-prego-de-cara-branca é um primata bicolor, possui a cara branca, ou melhor, rosada, como o próprio nome diz, e o restante do corpo é preto.

Este animal é de grande importância para a natureza, por ser espalhador de pólen e sementes por toda a floresta. Ele geralmente vive em grupo, e há um macho alfa que pode acasalar com várias fêmeas, não são monogâmicos. A gestação dura cerca de 6 meses e dela nasce, quase sempre, apenas um filhote.

Os machos podem chegar a medir 45 centímetros e pesam em média 04 quilos, já as fêmeas têm tamanho e peso menores, podem viver pouco mais de 50 anos. Os macacos-de-cara-branca habitam as florestas tropicais da América Central e também do Sul.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *