Imagens de Filhotes de Husky

Husky Siberiano

Husky Siberiano

A raça de cães Husky é originária das gélidas terras da Sibéria, na Rússia, e talvez por esse fato não tenha se tornado particularmente popular no Brasil com suas temperaturas tropicais. A função principal para a qual esse cão foi criado é tracionar trenós em temperaturas extremamente frias. O povo Chukchi, que vive nos Montes Urais, foi o responsável pela criação dessa raça canina que tem aparência de lobo.

 

Conheça a História da Raça Husky

 

Reconhecidos por sua capacidade de trabalho, os cães da raça Husky, foram desenvolvidos para conseguir realizar o tracionamento de trenós em condições de inverno bastante severo. Foram criados há milhares de anos num ponto específico da região dos Montes Urais, cordilheira russa que faz a divisa entre o continente europeu e o asiático.

A popularização dos cães da raça Husky começou no ano de 1887 quando começaram a migrar para o Alasca, nessa época o território ainda estava sob o comando da Rússia. Um dos grandes feitos dessa raça canina foi o de levar medicamentos para a população de uma aldeia norte-americana chamada Nome que se encontrava isolada devido à ocorrência de uma tempestade e acometida por uma epidemia de difteria. O Husky chamado Balto ganhou projeção de fama pelo seu feito tendo inclusive se tornado personagem de filme.

Características dos Cães Husky

 

Há algumas variedades de cores de pelagens de cães da raça Husky, alguns têm o pelo completamente branco, outros possuem uma combinação de branco e vermelho, preto e branco, branco e cinza entre outras combinações. Com um olhar intenso esse cão é reconhecido por seus olhos marcantes que podem ser azuis ou pretos. Alguns espécimes dessa raça apresentam a característica de heterocromia (um olho de cada cor) ou ainda heterocromia sectorial (um olho com algumas partes de uma cor diferente).

Heterocromia

Heterocromia

Os cães Husky macho podem chegar a uma altura de cernelha de 60 centímetros e chegar a pesar até 27 kg. Já as fêmeas podem chegar a uma altura de 56 centímetros de altura de cernelha e pesar até 25 kg. Esses cães tem porte atlético com boa velocidade e são indicados para quem vai fazer viagens mais longas com cargas que não sejam tão pesadas.

Uma característica interessante desse cão é a capacidade de manter o controle sobre o seu metabolismo de maneira a poupar suas reservas de gordura e não ficar cansado durante as suas atividades. Para conduzir cargas mais pesadas o mais indicado é contar o parente de maior porte dessa raça que é o malamute-do-Alasca. A cauda do Husky fica elevada quando ele está atento a sua atividade, quando ele não está mais atento abaixa.

O Uivo do Husky

 

Os cães da raça Husky não são comparados com lobos somente pela aparência física, o som que eles emitem se assemelha a um uivo que pode ser ouvido a cerca de 16 km de distância.

Filhotes de Husky

 

Mãe Husky com recém nascidos

Mãe Husky com recém nascidos

Para quem chegou até essa parte do artigo pensando em adotar um filhote de Husky é essencial saber que é uma raça que socializa muito bem, mas que pode ter tendências a empreender caça a pássaros ou gatos. Se você tem outros pets em casa fica a dica de adestrar o seu filhote de Husky para que conviva bem.

Um dos cuidados mais essenciais de ter com seu cãozinho Husky diz respeito a escovação diária dos seus pelos quando ele está na fase de troca de pelos. Isso evita possíveis problemas de pele e desenvolvimento de doenças. Vale ressaltar que essa raça é bastante independente inclusive no que diz respeito à limpeza de maneira que não costuma ficar com odores corporais fortes podendo ser facilmente mantido sem banhos convencionais. Contudo, caso seu companheiro de quatro patas se suje durante uma aventura é interessante leva-lo para um banho no pet shop.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *