Curiosidades Sobre Porcos

O porco é um animal um tanto injustiçado, pois geralmente é visto como sujo e sem outra serventia, a não ser a de se tornar alimento. Para quem tem essa ideia errônea a respeito desse mamífero, indicamos que leia esse artigo, pois além de apresentar melhor esse animal também aborda as principais curiosidades sobre ele.

Curiosidades Sobre Porcos

Curiosidades Sobre Porcos

Quem é o Porco?

Antes de mais nada, é importante constar uma explicação mais elaborada quanto a quem é o porco. A denominação porco é dada de forma vulgar a diferentes espécies de animais mamíferos bunodontes (mamíferos que possuem dentes molares com cúspides arredondadas e também pouco desenvolvidas), artiodáctilos (animais com número de dedos par nas patas) e não ruminantes.

Um dado triste para os porcos é que, salvo poucas exceções, grande parte é criada para servir de alimento. Além de ser lucrativo criar porcos para comercializar a sua carne, os criadores também observam a vantagem de que esses animais comem de tudo.

Dessa forma, é lucrativo para os criadores de porcos terem esses animais como principal fonte de renda. Os porcos, em geral, possuem 44 dentes, desses os caninos são curvos e os incisivos são alongados. As patas são curtas e cada uma possui quatro dedos, que são revestidos por cascos.

A cabeça é triangular e o focinho desses animais é cartilaginoso. A origem do porco está ligada ao Javali, mas existe uma grande variedade de espécies de porcos domésticos. A  carne do animal é bastante apreciada.

Imagem de Amostra do You Tube

Você Sabia?

Nessa parte do texto, vamos apresentar a vocês algumas curiosidades sobre os porcos. Provavelmente você não sabia nem da metade dessas curiosidades, por isso vai se surpreender com alguns fatos bem interessantes a respeito dos porcos.

Você Sabia?

Você Sabia?

Veneno De Cobra

As serpentes venenosas representam um grande perigo para quase todos os animais, quase, pois os porcos são invulneráveis à picada de serpentes. Alguns estudiosos do universo animal creem que essa invulnerabilidade se dá pela presença de mantas de gordura em excesso no corpo dos porcos, e devido a presença dessa gordura toda, seria quase impossível que o veneno chegasse a corrente sanguínea do animal.

Casco Fendido

O porco da raça conhecida como casco-de-burro é a única raça de porcos que não possui o casco fendido. Esses são suínos bastante antigos, e acredita-se que o seu aparecimento ocorreu na Europa, na Idade Média.

Os Espinhos Do Porco-Espinho

O porco-espinho é um dos porcos mais curiosos que existem, pois tem o seu corpo totalmente revestido por espinhos bastante afiados e longos. Esses espinhos funcionam como a arma de defesa natural desse animal. Quando ele se sente ameaçado ou acuado, o corpo é capaz de desferir uma grande quantidade de espinhos.

O curioso mesmo é a distância a que esses espinhos podem chegar, já que eles podem alcançar até 15 metros de distância. O inimigo do porco-espinho tem que ficar ligado para não levar uma espinhada. Também é válido acrescentar que ele não erra o seu alvo.

O Orgasmo Do Porco

Uma curiosidade bastante comentada sobre os porcos é o fato de que o orgasmo desses animais costuma durar, em média, 30 minutos. Trata-se de uma relação amorosa bastante intensa, não acham?

O Cheiro Do Porco

O  que realmente marca o porco é o seu cheiro, bem desagradável, diga-se de passagem. Mas você sabe da onde vem esse cheiro? O odor desagradável é produzido pelas glândulas que estão espalhadas pelo corpo do porco.

Além disso, também é interessante saber que o cheiro forte tem uma função na interação social dos porcos. É através do cheiro que os porcos de uma mesma vara (coletivo de porcos) se reconhecem. Esse elemento permite que os porcos de uma mesma vara se comuniquem e até mesmo se reconheçam.

O Banho De Lama Dos Porcos

Com certeza você já viu na TV um porco se banhando na lama e deve ter ficado pensando “Por que eles fazem isso?”. A resposta é mais simples do que parece, e não é porque eles gostam.

Os porcos não possuem glândulas de suor (as glândulas sudoríparas) e, dessa forma, não têm como aliviar o calor. A lama é utilizada para refrescar as altas temperaturas. A temperatura ideal que é agradável para os porcos fica em torno de 16°C a 20°C.

Quando a temperatura fica mais elevada que esse limite, o animal começa a sentir consequências físicas e pode até mesmo chegar a morrer.

A Evolução Do Javali

O porco é um animal que evoluiu do Javali, mas é bastante diferente desse seu ancestral. Para começar, o porco é um animal passível de domesticação e, além disso, é menos selvagem.

O Chiqueiro

O lar dos porquinhos é o chiqueiro, mas isso não significa que eles sejam animais desorganizados ou mesmo relapsos. No chiqueiro o porco estabelece o local certo de “ir ao banheiro”, que é longe do local em que ele come. Quando o chiqueiro não é dividido dessa forma, é porque o dono não teve o cuidado necessário.

E não é que o porco nem é tão porco assim?

Bom De Boca

A fama de comilão do porco é totalmente verdadeira, pois ele é um animal que come toda e qualquer coisa que estiver pela frente. No entanto, é claro que como todo mundo o porco tem lá os seus pratos preferidos. Dentre os alimentos que ele mais gosta estão verduras, grãos e legumes.

Mesmo tendo as suas preferências, os porcos não se recusam a comer, e quando aparece diante deles um belo prato de restos de comida eles não fazem feio e devoram tudo.

Pega-Pega Dos Porcos

O porco é um animal bastante brincalhão, e mesmo depois que se torna adulto ainda gosta de brincar de um tipo de pega-pega. Os porcos correm uns atrás dos outros, uma diversão só para os suínos.

Imagem de Amostra do You Tube

A Ficha Técnica Do Porco

  • Cor: Tons de rosa, preto ou marrom claro (depende da espécie do porco).
  • Peso: Pode variar entre 100 kg e 500 kg.
  • Comprimento: Quando adulto pode chegar a medir 1,5 metros.
  • Filhotes: Podem ter entre 06 e 12 crias que são chamados de leitões e bácoros.
  • Tempo de Gestação: Mais ou menos uns 114 dias.
  • Tempo de Vida: Em torno de 12 a 15 anos.

3 comentários

  1. ola nobre amigo,vejo uma serie de equívocos sobre porcos:porcos espinhos nao são porcos são roedores,e não ejetam seus espinhos a 15 metros,estes atigem o inimigo pelo contato,não existem diversas especies de porcos e sim diversas raças de porcos.cuidado com as informações erradas

  2. Matéria superlegal. Gostei bastante. Não sabia que os porcos podiam ser tão interessantes. Se não fosse pelo cheio desagradável e o tamanho que podem alcançar, eu teria um…

  3. por vc da nao da mais voce sabia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>