Conheça as Sanguessugas

Vemos através de televisão, vídeos, livros e outros meios uma grande variedade de animais que habitam a terra. São bichos das mais diversas espécies que habitam nosso planeta Terra e nos maravilham com suas formas, cores, movimentos e hábitos. Alguns desses bichos o homem acaba colocando utilidade neles, seja auxiliando em tarefas, seja para auxiliar em curas de doenças. Hoje vamos tratar de um bichinho do reino animal conhecido popularmente como sanguessuga.

Primeiramente vamos tratar das características principais das sanguessugas, falar um pouco de seu habitat natural e por último tratar acerca de sua utilidade na medicina, se ainda é usada e se há evidências científicas acerca de sua eficácia.

Características Gerais da Sanguessuga

A sanguessuga pertence ao reino animal, do filo Annelida, classe Clitellata e da subclasse Hirudinea. Antes a subclasse era conhecida como aquetas, que significa sem cerdas, mas modificou o nome para Hirudinea, devido a capacidade desses bichinhos produzirem uma substância anticoagulante que é chamada hirudina. O nome desse animal vem devido algumas delas sugarem sangue para se alimentar, elas se fixam na pele de outro animal através de ventosas e sugam o sangue para se alimentar. As sanguessugas que não são hematófagas são carnívoras, apesar do nome indicar o contrário.

Formato Corporal Das Sanguessugas

As sanguessugas são animais um tanto quanto diferentes. São pequenos, possuindo um comprimento de aproximadamente dez centímetros, mas é possível encontrar algumas espécies bem maiores e espantosas, e parecem amassadinhos, por serem achatados. A parte referente a cabeça é mais afunilada e é onde poderá ser visualizado as ventosas que se fixam. Na porção de trás da sanguessuga também há outra ventosa e essa é um pouco maior. No seu corpo é possível ver alguns anéis e se contar é possível verificar a quantidade de 34 segmentos. A sua cor costuma ser enegrecida ou alguma cor escura de marrom ou verde ou até vermelho.

Reprodução Das Sanguessugas

Esse animal não consegue reparar e reconstruir as partes que são perdidas de seu corpo e também não realiza a reprodução assexuada. Ela é hermafrodita e após o casulo receber os ovos ocorre a fertilização interna.

Alimentação

Como já foi dito, algumas espécies se alimentam de sangue ao se fixar em sua pele, já outros se alimentam de vermes, caramujos, insetos e até de matéria orgânica.

Local Que Vivem

A maioria de nós conhecemos mais sobre as espécies de sanguessugas que habitam águas doces ou lagoas lamacentas, mas há também algumas espécies que são próprias de água salgada, do mar. Além dessas há algumas, mais em regiões tropicais, que vivem em árvores e caem em animais para poder se alimentar. Mas em sua maioria as espécies de sanguessugas vivem em lagos e lagoas e rios calmos e mais parados.

Tratamento Com Sanguessugas

Podemos verificar em filmes antigos que sanguessugas viviam sendo utilizadas para tratamento, mesmo que ainda não houvesse evidências científicas eles conseguiam perceber melhora nas pessoas. Hoje em dia tem se pesquisado mais sobre seu uso. A pesquisa com esses anelídeos pode encontrar barreiras por não ser fácil de ser aderido e por poder ir em confronto com a indústria farmacêutica, mas a sua pesquisa aos poucos vai avançando.

Em alguns hospitais ela já vem sendo usada para poder conseguir remover sangue de áreas mais difíceis em pacientes que estão passando por cirurgias de reconstrução. Além de ser usado para sangria, como antigamente, os estudiosos estão percebendo que pode haver uma nova possibilidade de uso, pois estão observando que a colocação de sanguessugas na pele da pessoa pode gerar uma analgesia, sendo um importante uso para pacientes que sofrem de dores articulares, como em osteoartrites. Nesses experimentos muitos idosos que se submeteram ao uso terapêutico da sanguessugas em suas articulações relataram alivio dos sintomas, além de comentarem que é quase nada desconfortável o uso das sanguessugas, é indolor e no inicio sentem apenas uma leve fisgadinha na pele quando essas fixam suas ventosas.

Apesar desses relatos ainda não é comprovado o seu benefício na ciência com a finalidade de alívio de dor e deve esperar estudos mais minuciosos e maiores que possam demonstrar o real impacto do tratamento realizado com sanguessugas nas pessoas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *