Aranha Comendo Um Sapo

Aranha x Sapo

Em uma disputa entre esses dois animais, quem ganharia? Existem alguns vídeos e fotos que circulam pela internet que mostram as aranhas levando a melhor e vencendo a disputa. No entanto, muitas pessoas se perguntam como isso acontece, porque a imagem popularizada de uma aranha é de um animal que teoricamente seria menor do que o sapo, que por sua vez tem a vantagem evolutiva de conseguir pular e se locomover com mais rapidez.

Isso tudo é verdade, mas existem alguns pontos nessas falas acima que foram deixados de lado, ou até mesmo exagerados. Um deles por exemplo é que as aranhas também podem se mover bem rápido e inclusive mais rápido que os sapos em muitas condições. Outro ponto é que muitas variedades de aranhas são venenosas e algumas vezes o veneno pode paralisar a sua presa, por maior que ela seja.

A seguir vamos falar melhor sobre esses dois fascinantes animais, assim você poderá tirar as suas próprias conclusões em quem apostar quando lhe perguntarem sobre isso. Ao final nós faremos uma conclusão sobre os pontos abordados no texto.

Aranha

A aranha é um animal do filo Arthropoda, sub filo Chelicerata, da classe Arachnida e da ordem Araneae. Ela ainda pode ser dividida em duas sub ordens, que são Mesothelae e Opisthothelae. Seus nomes popularmente conhecidos são aranhas, em algumas regiões ainda são chamados de aracnídeos. Esses animais ocorrem em todos os cantos da Terra, com exceção da região fria da Antártida. Suas diversas espécies são adaptadas aos mais diversos climas e vegetações.

Os artrópodes são invertebrados que como característica tem o que são chamados de apêndices articulados, ou na linguagem mais popular, pernas ou patas. A maioria das espécies possuem vários pares, além disso eles tem necessariamente, na falta de ossos, um exoesqueleto firme e rígido.

Aranha Marrom

Aranha Marrom

Classe

A classe das aranhas que é Arachnida é também a classe de outros animais como o escorpião e o carrapato, são muitas espécies que essa classe engloba, catalogadas elas estão em torno de 60 mil espécies, divididas em mais ou menos 100 famílias mundo a fora. Uma das características marcantes da classe é ter quatro pares de pernas, que inclusive é uma característica obrigatória nas aranhas.  Dentro dessa classe existem o grupo das aranhas, que assim como o grupo dos escorpiões é carnívoro.

Alimentação

Sua maneira de se alimentar é principalmente através de estruturas chamadas quelíceras, que são patas ou apêndices que ficam ao redor da boca e tem função de manipular possíveis alimentos. Outra grande função das quelíceras é como estrutura de inoculação do veneno na presa.

Todos os animais dentro Arachnida são predadores natos e a grande maioria mata as suas presas através da inoculação de venenos. Esse veneno pode ter a função de matar ou apenas imobilizar o outro animal, em todo caso o animal não tem mais escapatória após ser atingido.

Parte desse veneno funciona como um elemento digestor, pois as vezes esses animais são de pequena estatura e não conseguem consumir sua presa, então o que acontece é que parte da digestão começa fora do organismo da aranha, através de enzimas inoculadas nos alvos.

Aranha se Alimentando

Aranha se Alimentando

Podem passar um período sem se alimentar, mantendo-se na maior parte do tempo sem praticar grandes esforços físicos, assim reduzindo a ação do seu metabolismo até que consiga um novo alimento.

Algumas espécies são essencialmente herbívoras e podem se alimentar de folhas de arvores e até do néctar de flores. Grande parte das aranhas podem pegar seu alimento com o auxílio das teias ou se seus apêndices.

Corpo

A principal diferença entre as aranhas e os outros artrópodes, principalmente na parte visual é que as aranhas têm dois compartimentos corporais distintos e arredondados, melhor falando essas estruturas são cefalotórax das aranhas e o seu abdômen, ambos são unidos através de um elemento praticamente imperceptível a olho nu, que é chamado de pedicelo.

Outras das suas características corporais únicas são a ausência de antenas, que por sua vez são largamente presentes em outros animais. Além disso, o seu sistema nervoso está entre os mais avançados considerando-se animais de pequenos portes. É também o melhor desenvolvido, assim como tem a vantagem de ser o mais centralizado.

Teias

Teias de Aranha

Teias de Aranha

Uma das maiores características atreladas às aranhas são a capacidade de produzir teias, que são altamente resistentes e complexas. Elas podem produzir suas teias de diversos formatos e em diversos tamanhos. No entanto, na maior parte das vezes somente as aranhas do sexo feminino adultas produzem as teias.

Uma pergunta de muitas pessoas é como essas teias são produzidas com tanta perfeição e a resposta é que as aranhas podem produzir um material que é comumente chamado de seda das aranhas.

A seda das aranhas mais cientificamente dizendo é uma espécie de fibra formada por muitas proteínas complexas e biopolímeros. Esse material é excretado por uma cavidade que somente as aranhas têm no período de vida adulta, a fiandeira. O material é produzido na forma líquida, mas ao ser excretado e entrar em contato com o ar ele se torna sólido.

As características dessa fibra produzida por esses animais são impressionantes e suas especificidades são sua resistência, sua elasticidade, ao mesmo tempo em que se destaca pela leveza e capacidade de extensão e contração.

As teias podem ter muitas funções dentro da ecologia e das relações naturais das aranhas, tais como a captura de presas, em seguida a sua imobilização, podem ter efeito reprodutor auxiliando tanto na parte masculinas, tanto na parte feminina quando elas constroem casulos de proteção para os seus ovos.

As teias também podem contribuir na locomoção de uma aranha, como local de reserva de alimentos, como local de proteção e abrigo de alguns grupos, como fonte guia para as que indivíduos do outro sexo saibam que elas estão querendo se reproduzir e por último como uma forma de alarme, pois ligando algumas teias ao solo elas conseguem captar as vibrações quando algum animal está passando por ali.

Sub Ordem

Existem dentro da ordem das aranhas duas divisões em sub ordens, são elas a Mesothelae e Opisthothelae. Ambas englobam grupos de aranhas, mas as primeiras são os indivíduos que vivem em localidades do continente asiático e que incluem algumas das aranhas mais antigas e primitivas, inclusive algumas espécies que já foram extintas.

O outro grupo é o grupo das Opisthothelae, dentre desta classificação estão incluídos tanto as famosas caranguejeiras Mygalomorphae, quanto as araneomorphae que é o grupo que engloba a maior parte das aranhas descobertas nos dias atuais.

Curiosidade

  • As aranhas podem se dispersar por muitos metros e até quilômetros quando o local em que vivem não lhe é favorável, seja por muita competição entre indivíduos, seja por alta de alimentos. Elas criam um casulo, entram dentro e se jogam na direção do vento, assim sendo levadas à locais muito distantes do original.
  • As aranhas não costumam ser sociais em sua maioria, mas algumas espécies vivem em colônias com outros indivíduos que podem atingir a casa dos milhares, e assim se ajudam na captura de alimentos, na proteção da comunidade, entre outros fatores.
  • Poucas são as espécies que são venenosas a ponto de causar consequências aos seres humanos, inclusive em algumas culturas e regiões costumava-se comer aranhas e até produzir elixir com elas. No entanto, algumas que são podem causar até a morte de pessoas, por isso é tão importante sempre ir ao hospital, ou ficar ligado nas espécies para saber diferenciá-las.
  • No mundo animal das aranhas os machos têm a características de serem menores do que as fêmeas da mesma espécie e família.

Tamanhos

A maior espécie de aranha do mundo é a Theraphosa blondi, também conhecida como Aranha Golias ou Comedora de Pássaros. Pode ser também chamada popularmente de Aranha golias ou Tarântula Golias. Essa aranha pertence à família Theraphosidae. Essa aranha, segundo dizem pode passar dos 30 centímetros de comprimento, é a maior espécie que se tem conhecimento.

Ela é nativa da região amazônica, principalmente dentro dos limites do território brasileiro, mas pode ser vista na Amazônia dos países vizinhos, como na Guiana Francesa ou na Venezuela.

Normalmente é um animal bem agressivo que não gosta de seres humanos se aproximando, ela tem um corpo recoberto por pelos, que em situações onde se sentem ameaçadas, elas os lançam na direção da ameaça e eles são para nós extremamente urticantes, podendo causar irritações na pele e principalmente no sistema respiratório.

Anatomia da Aranha

Anatomia da Aranha

Quando elas de fato picam uma pessoa, as sensações são de tontura, vomito e muita dor no local, mas elas não chegam a envenenar os seres humanos, mas a dor é muito forte, afinal elas perfuram a pele das suas presas com suas garras de mais ou menos 3 centímetros.

Elas atacam diversos tipos de animais, anfíbios, insetos, entre outros, inclusive outras aranhas de mesma espécie, sendo então canibais. Elas são uma ameaça para muitas espécies de pássaros.

A menor espécie conhecida chama-se Patu digua, ela é pertencente à família Symphytognathidae, vivem principalmente em regiões da Colômbia. Os machos dessa espécie não chegam nem a 1 milímetro, têm em média 0,37 milímetros. Ainda não se têm certeza sobre outras espécies, acredita-se que existam sim outras menores, mais ainda não houve seu devido registro.

Aranhas Venenosas

A seguir vamos listar os exemplares de aranhas mais venenosas do nosso país:

  • Em quinto lugar estão as caranguejeiras e tarântulas que existem em larga escala no Brasil, elas são sim venenosas, apesar de não serem mortais para os seres humanos. A maior do mundo que é a Aranha Golias Comedoras de Pássaros e a segunda maior do mundo que é a Caranguejeira Rosa Salmão Brasileira, que vive principalmente na região Nordeste brasileira. Não existe soro para o seu veneno e apesar de não serem mortais para nós, causam uma dor muito intensa quando picam.
  • Aranha da grama ou Aranha lobo, essa espécie é largamente encontrada inclusive nas zonas urbanas. Ela tem uma cor mais caramelo e normalmente não ultrapassa os 5 centímetros de comprimento. O seu veneno não mata os seres humanos, mas a dor causada por sua picada é extremamente forte, a qual muitas vítimas relatam como sendo uma dor semelhantes à de queimaduras pelo fogo, além disso ainda pode causar reações alérgicas.
  • Viúva Negra, essa provavelmente é a espécie de aranha mais famosa em todo mundo e tem razão dela ser famosa, afinal é uma das mais perigosas também. Ela habita as diversas regiões do continente americano, principalmente as regiões de costa. Ela é inteirinha preta e ao contrário das anteriores não é nada peluda, e ainda conta com uma mancha em um tom de vermelho intenso em seu abdômen. Seu veneno apesar de não matar um ser humano, pelo menos não na maioria dos casos, pode fazer com que ele seja internado com uma dor insuportável, inchado, cólicas, tonturas e ainda vômitos, mas o socorro deve ser rápido. Ela recebe esse nome por sua fama de matar o macho após o acasalamento.
  • Aranha marrom, essa aranha pode enganar pelo seu tamanho, mas não se engane, pois apesar de sua pequena estatura, que normalmente não passa dos 5 centímetros, o seu veneno pode surtir efeitos definitivos nos seres humanos, como necrosar a pele no local, ao mesmo tempo que causa uma dor que leva até mesmo a desmaios. Em casos extremos pode chegar a causar amputamentos.
  • Armadeira ou Phoneutria ela é considerada a aranha mais venenosa de todo o mundo, seu nome deriva da palavra assassina em grego. Ela vive sim dentro do nosso país, geralmente espalhada por todos os cantos do Brasil. O seu veneno pode matar um ser humano, tanto quanto uma picada de cobra venenosa pode fazer. Se entrar na corrente sanguínea os seus efeitos podem ser irreversíveis.

    Aranhas Venenosas - Viúva Negra

    Aranhas Venenosas – Viúva Negra

O grande perigo é que ela é muito agressiva com os seres humanos e ainda tem o costume de se esconder em roupas, sapatos e chapéus. Além de tudo isso, a dor que ela causa é muito, muito mesmo intensa e existe uma curiosidade. Sua picada pode causar uma ereção de 4 horas nos homens, mas não tem nada de prazeroso nisso, a ereção é junto com uma dor intensa.  Há antídotos, mas a vítima deve ser levada imediatamente ao hospital.

No mundo algumas das mais perigosas são:

  • Aranha de teia de funil, vive nos territórios australianos, seu veneno é muito forte e em muitos casos é fatal para os seres humanos, isso se chegar até o sistema nervoso antes que a pessoa receba um tratamento médico adequado, incluindo tomar o seu antidoto. Elas são muito agressivas e se prendem às vítimas.
  • Aranha rato, elas cavam tocas assim como alguns roedores, apesar disso elas não são agressivas como outras espécies de aranhas, seu veneno é poderoso, mas dificilmente mata, apesar de causar muita dor. São encontradas no continente australiano.
  • Aranha da areia, esses indivíduos vivem tanto no continente americano, quanto na África do Sul, vive principalmente em regiões mais desérticas, portanto, seu corpo tem características que as permitem se camuflar em meio ao ambiente que vivem. Ainda não existe antidoto para seu veneno, que causa dores e náuseas, podendo agravar e causar perda de tecido no local picado, se não tratados pode levar à morte.

Sapo

Sapo

Sapo

O sapo na verdade é o nome popular de uma classe de animais, ou melhor, de uma classe de anfíbios, cuja ordem é a Anura. Eles vivem em grande maioria nos ambientes terrestres, mas podem habitar também regiões úmidas ou aquáticas, principalmente no seu primeiro estágio de vida, como girino ou ainda na sua fase de ovo. O nome sapo na língua popular é muito abrangente e inclui inclusive membros de outras famílias, entre elas estão a família Bufinodae e a família Disclossidae.

Muitas pessoas confundem os sapos com as rãs e também com as pererecas, mas eles têm características que visivelmente contribuem para distingui-los tais como sua pele, o sapo tem pele mais seca e vivem em ambientes com menor predominância de água. Sua pele também é mais rugosa e é comum apresentarem desenhos e protuberâncias que se assemelham às verrugas.

O sapo precisa colocar seus ovos na água porque não estes não possuem uma casca rígida, como o ovo de galinha por exemplo, assim na água eles conseguem se sustentar. Quando nascem na forma de girinos eles ainda não tem pernas, apenas nadadeiras e por isso sua primeira fase de vida é dentro da água. Conforme vão crescendo e se desenvolvendo eles criam características físicas que os permitem viver fora dos meios aquáticos e então partem para os ambientes terrestres.

Os sapos podem nadar, devido a sua perna traseira ser adaptada e funcionar também como uma nadadeira. São essas mesmas patas que os permitem dar grandes saltos no ambiente terrestre. Quando estão em situações de perigo, eles podem pular longas distancias de maneira muito rápida. Algumas espécies inclusive são capazes de andar devidos às adaptações físicas que aconteceram ao longo do tempo.

Outra característica que diferencia os sapos, das rãs e pererecas é que ele além de ser mais terrestre costuma ter um tamanho bem maior do que as outras duas, possuem também glândulas chamadas de paratoides e hábitos preferencialmente noturnos.

As glândulas paratoides são um tipo de bolsinha que fica do lado da cabeça dos sapos e é onde fica armazenado o líquido em consistência leitosa que ele usa para se defender. Esse líquido é usado principalmente contra morcegos e para os serem humanos não causa nenhum mal além de uma irritação no máximo, o que contrária a cultura popular de que é venenoso.

Muita gente não gosta de sapos e até tem medo deles, mas a verdade é que eles são importantíssimos no equilíbrio ecológico da natureza e no equilíbrio ecológico das cidades, pois eles comem muitos insetos peçonhentos e que são vetores de doenças, como baratas, mosquitos, pernilongos, besouros entre outros. Até mesmo em locais de agricultura ele é importante, pois consume muitos insetos que seriam considerados pragas.

Sempre é bom lembrar que não se deve de maneira alguma jogar sal nos sapos, eles são inofensivos para nós. Seu maior artificio de caça é sua língua comprida e pegajosa que usa para atrair e puxar suas presas.

Sapo se Alimentando

Sapo se Alimentando

Somente no Brasil existem mais de 1000 espécies catalogadas, desse importante animal, mas esse número é muito maior se considerarmos o mundo como um todo. Eles são seres extremamente sensíveis à poluição e às alterações do meio ambiente, por isso a poluição e também mudanças climáticas e ecológicas os afetam tanto.

Qual Se Sai Melhor

Agora podemos fazer uma previsão de quem ganharia uma disputa entre a aranha e o sapo. Considerando todas as características, provavelmente as aranhas com veneno ganhariam essa briga, isso porque elas imobilizam ou até mesmo matam suas vítimas com uma leve picada, algumas têm um veneno extremamente poderoso e com apenas algumas poucas gramas podem matar instantaneamente um animal como o sapo.

Por outro lado, as aranhas que não têm veneno, principalmente as de pequeno tamanho, podem sair perdendo nessa batalha, uma vez que podem ser facilmente capitadas pela longa língua pegajosa dos sapos e a partir daí elas não têm mais escapatória.

Sapo vs Aranha

Sapo vs Aranha

O ponto é que independente de quem levar a melhor do dia, a cadeia alimentar é algo natural da natureza, em um dia um ganha, no dia seguinte pode ser o outro e assim segue o equilíbrio perfeito da natureza, que deveria continuar a existir sem a interferência e influência negativa do homem.

Infelizmente hoje em muitos lugares, os animais estão morrendo aos montes, principalmente anfíbios e principalmente os sapos que são tão sensíveis às mudanças causadas pelos seres humanos, mas devemos lembrar que uma espécie que sofre um desequilíbrio afeta toda uma cadeia e pode causar pragas de outras espécies que ficam sem um predador, como as baratas, ao mesmo tempo que alguns animais morrem sem ter alimento. Por isso a preservação e o cuidado com a natureza são tão importantes, vamos cuidar para ter sempre.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *