Coelho Gigante na Alemanha

Quando você pensa em coelhos tem em mente animais fofinhos e de médio porte? Se sim, é bom começar a rever essa imagem, pois há uma espécie gigante na Alemanha que surpreende pelo tamanho. O adjetivo do nome popular faz total sentido quando vemos fotos dos coelhos de mais de 75 centímetros de comprimento e mais de 8,5 kg. Que tal conhecer um pouco mais sobre esses coelhos europeus realmente gigantes?

Coelho Gigante

Na Alemanha há algumas criações de coelhos gigantes cujo comprimento ultrapassa os 75 centímetros. As fotos desses coelhos ao lado de pessoas causa certo espanto, parece que alguém deliberadamente aumentou um coelho convencional. A espécie cujo nome científico é Oryctolagus cuniculus tem origem belga, mas se consolidou mesmo nas criações alemãs.

Embora muitas criações de coelhos tenham como objetivo o abate para aproveitamento da carne e da pele também há animais destinados a lares como pets domésticos. Já pensou ter um coelho gigante brincando no seu quintal? Não deve ser muito fácil cuidar desse bichinho de tamanho gigante.

Exportação

Karl Szmolinsky é um dos principais criadores de coelhos gigantes também chamados de cinzas gigantes e se viu envolvido numa polêmica internacional nos últimos tempos. Uma delegação de norte-coreanos se interessou pela criação de Szmolinsky, pois identificou nesses animais a possibilidade de reduzir a fome na Coreia do Norte. Para isso os representantes do governo contataram o criador e iniciaram um projeto de investimento na sua criação.

Inicialmente Szmolinsky enviou para a Coreia do Norte 12 animais da sua criação com o objetivo de reprodução, ou seja, eles não deveriam ser abatidos. Havia um acordo de que o criador iria para o país asiático para supervisionar o processo de criação dos coelhos. No entanto, logo Szmolinsky não teve mais notícias dos coelhos que enviou e começou a circular um boato de que os 12 animais teriam sido abatidos e se transformado numa suculenta refeição para oficiais de alto escalão norte-coreano.

Não precisa nem dizer que o alemão ficou muito irritado com essa situação e decidiu que não enviará mais nenhum animal para a Coreia do Norte e nem irá contribuir para ensinar os processos de criação. Além da quebra de confiança é importante mencionar que estava nesse grupo de 12 coelhos reprodutores o queridinho de Szmolinsky, o coelho Robert.

O consolo para o criador é que pelo menos o filho do seu querido Robert, o coelho Robert II, continua vivo e bem na Alemanha de onde provavelmente não vai sair. Parece que não vai ser dessa vez que o problema da falta de alimento será solucionado na Coreia do Norte. Um coelho gigante fornece carne suficiente para alimentar até 10 pessoas, então teria sido bastante profícuo manter uma boa relação com o criador especialista ao invés de  levar Robert para a panela, não é mesmo?

Repercussão

A história de insucesso da negociação de Szmolinsky com a Coreia do Norte ganhou grande repercussão e despertou o interesse de outros países como Rússia, China, Camarões e Estados Unidos. O criador tem grande apresso pelos seus coelhos e está disposto a estabelecer parcerias no sentido de ensinar as técnicas para outras nações, mas não quer nem saber dos coelhinhos indo para a panela. Sendo assim quer quiser negociar deverá estar pronto para assumir o compromisso de não colocar nenhuma panela nessa história.

A Criação de Coelhos Gigantes

Depois de toda a polêmica da história entre Szmolinsky e a Coreia do Norte os olhos do mundo todo se voltaram os fabulosos coelhos gigantes e curiosidades foram surgindo a respeito de como é a criação deles. Para garantir a saúde desses animais é fundamental apostar na escolha de alimentos de qualidade e na observação constante do bem-estar desses coelhos. Que tal saber um pouco mais a seguir?

– Dieta dos Coelhos Gigantes

De maneira geral esses coelhos precisam de mais de 2 kg de alimentos por dia para que possam crescer com saúde. Os coelhos gigantes tendem a mastigar alfaces como se fossem petiscos e semanalmente também consomem um fardo de feno, frutas e vegetais frescos. A água deve ser trocada com frequência. Os criadores devem ter cuidado para que os coelhos gigantes não se tornem obesos e não tenham diarreias, pode ser algo bem grave para eles.

A dieta do coelho gigante deve ser rica em fibras e água para evitar um quadro de constipação e dificuldade para evacuar. Para manter a sua saúde é importante fornecer ao coelho ainda suplemento de vitamina A e cálcio. Os alimentos para esses coelhos devem ser escolhidos com muito critério para não prejudicar o seu bom desenvolvimento. O acompanhamento da saúde dos coelhos gigantes deve ser feito de perto para sanar eventuais dificuldades.

– Peso

Há registros de coelhos gigantes com até 1 metro de altura e mais de 10 kg, contudo, essa não é uma regra. Boa parte desses animais pesa entre 6 e 8 kg e mede menos de 75 centímetros. Robert, o coelho queridinho do criador alemão, pesava 8,5 kg e media 74 centímetros. Lembrando que tentar engordar esses coelhos a todo custo para bater recordes é cruel e pode levar os coelhos a ter sérios problemas de saúde.

– Expectativa de Vida

É bem difícil encontrar esses coelhos gigantes vivendo na natureza, normalmente são criados para serem animais domésticos. A expectativa de vida de um animal desses é de 12 anos. Ser criado com condições favoráveis em casa facilita e muito adicionar uns bons anos a vida desses coelhos. Porém, é importante que as pessoas que vão adotar esse animal entendam as dificuldades que podem vir a ter devido ao grande porte do coelho gigante.

– Territorialismo

Assim como os coelhos de menor porte, os coelhos gigantes da Alemanha são bastante territorialistas. Dessa forma quem tem criação ou tem mais de um desses indivíduos como pet deve ter cuidado para não ter que separar brigas constantes, com o tamanho desses coelhos isso pode se tornar um sério problema.

Gostou de saber mais sobre coelhos gigantes da Alemanha? Você teria um coelho gigante como seu pet de estimação? Deixe nos comentários como você cuidaria desse coelho nada convencional, mas que é uma gracinha com toda a certeza!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • da para voceis colocar as fotos dos coelhos porfavor

    samira 23 de novembro de 2010 17:48

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *