Lesma Preta

Conheça a lesma preta a saiba mais informações sobre ela.

A Ater Arion, mais conhecida como lesma preta, é um pequeno animal. Ela é encontrada mais comumente na Escócia, Reino Unido Áustria, Irlanda, Espanha e República Checa, sendo pouco conhecida pelos brasileiros.

Esse gastrópode, classe de moluscos a qual a lesma preta pertence, que inclui também os caracóis, mexilhões e lulas, possui um conjunto de tentáculos na cabeça, que é por onde essa lesma respira. Você deve estar se perguntando “respira pela cabeça?”. A resposta é sim, a lesma negra possui um orifício atrás da cabeça por onde respira.

Essa espécie é onívora, isso significa que sua dieta inclui fungos, carniça, minhocas, folhas, caules, material morto e excrementos. A boca da lesma negra fica localizada embaixo da cabeça, o alimento é picado em pedaços pela sua rádula, mais conhecida como língua dentada, que possui aproximadamente 27 mil dentes.

Mas essa não é a única característica estranha das lesmas, pois ainda na cabeça do bicho há dois conjuntos de tentáculos, um grande e outro pequeno. Os tentáculos maiores são ópticos, não têm capacidade para diferenciar cores e são extremamente sensíveis à luz. Já os tentáculos menores são usados pela lesma para sentir o cheiro da presa de longe na hora da caça.

Quando percebe estar correndo risco, a lesma preta retrai os tentáculos e repuxa todo o corpo, formando uma espécie de semi-círculo compacto. Essa reação é tida como a autodefesa desse tipo de animal, mas não é só quando está ameaçada que a lesma se contrai, quando sente-se incomodada com algo ela também tira o corpo fora.

A lesma negra tem capacidade de regeneração e caso perca um de seus tentáculos em algum conflito ou acidente, ela nasce novamente, isso porque as lesmas não teriam condições de sobrevivência caso faltasse um dos seus tentáculos. O processo de regeneração dos tentáculos dura, em média, de um a dois meses, por isso é bom que nesse período as bichanas se cuidem para não virarem presas fáceis.

Possuem um desempenho importante no ecossistema natural, por causa do processamento de diversas espécies de plantas e animais em decomposição e material fecal. As lesmas negras ajudam na reciclagem de matéria orgânica e nutrientes, fazendo com que os mesmos possam ser reutilizados por outros organismos, além disso ainda colaboram no equilíbrio de fertilidade do solo.

Apesar dos benefícios que a lesma negra gera para o meio ambiente, ela continua sendo considerada por jardineiros como uma praga, mas o que eles não sabem é que essas lesmas são de grande importância para o ecossistema das florestas. Mas lembre-se: lesmas transmitem doenças, não é aconselhável manuseá-las ou até mesmo tentar matá-las.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Essa lesma não é encontrada no Brasil, e achei interessante sua função no ecossistema. Mas a lesma comum que encontramos em nosso país ela também tem essa função e faz o equilibrio no solo ou é uma praga mesmo?

    wagner 2 de novembro de 2015 20:48

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *