A kerry Blue Terrier é uma raça de cães originária da Irlanda, e reconhecida de forma nacional apenas em 1922, utilizada como raça de caça e rateira no Sudoeste a partir do século 17. Logo depois, embora ainda em sua primordial função, passou a ser usado especialmente como cão de companhia e de guarda.
Em se tratando da parte física é uma raça que precisa de cuidados e exercícios moderados e uma especial atenção com sua pelagem, que apresenta aspecto embaraçado e encaracolado, e que não se altera. Sua abundante barba, entretanto, pede uma frequente tosa. O peso pode chegar aos 17 kg, sua coloração, assim como seu nome exemplifica, é azulada, ainda que apresente a cor preta até chegar aos 02 anos de idade.
Ficha Técnica
- Tempo Aproximado de Vida: pode viver entre os 13 e os 15 anos
- Tipo de Comportamento/Personalidade: Determinado, Espirituoso, Alerta, Leal, Gentil e Afetuoso.
- Forma de Classificação: Raça
- País de Origem: Irlanda
- Altura Aproximada: Sexo Feminino: pode chegar até os 48 cm, Sexo Masculino: pode chegar até os 51 cm.
- Peso Aproximado: no caso do sexo feminino o animal pode chegar a pesar 18 kg, e nos masculino, o peso máximo pode ser o mesmo.
Maiores Informações
O Kerry Blue Terrier é uma raça que antes de qualquer coisa está dedicada à caça de lontras e coelhos. É um exímio cão de trabalho, e, ainda considerado como um excelente rastreador, bem como um eficaz e corajoso guardião. Sua gentileza e alegria fazem com que se torna bastante apreciado como cão animal de companhia, embora demonstre alta agressividade contra seus iguais e demais animais que assumam o papel de acompanhante.
Quando adestrado deve passar por um processo firme, entretanto, sem que se use a brutalidade. Esse animal se adapta perfeitamente ao estilo de vida em apartamentos, porem, carrega uma necessidade grande de práticas de exercícios. A pelagem apresenta aspecto macio e denso, é ondulada e abundante e conta com uma coloração que se altera numa variação em tons azuis.
Suas extremidades por vezes apresentam a coloração preta. As marcas fulvas e a cor preta não são mais consideradas depois que o animal completa os dezoito meses.
Kerry Blue Terrier
PESO – Fêmea: apresenta maior leveza – Macho: dos 15 aos 18 kg.
TAMANHO – Fêmea: apresenta tamanho que varia entre os 44,5 aos 48 cm – Macho: dos 45,5 aos 51 cm.
Perfil
Cão com porte bastante elegante, e ao mesmo tempo gracioso e compacto, alerta e forte, apresentando músculos, bem estruturado e proporcionado.
Temperamento
Apresenta sua própria personalidade.
Principais Características
- a) Conta com um nível moderado de energia
- b) Precisa moderadamente de exercício físico
- c) Apresenta comportamento bastante brincalhão
- d) Conta com um nível moderado de afeição
- e) Com outros animais apresenta um comportamento mais tímido
- f) Com pessoas estranhas demonstra certa timidez
- g) Seu treinamento apresenta um nível moderado
- h) Pode ser usado como cão de guarda
- i) Possui uma grande habilidade de proteção
- j) São frequentes os cuidados necessários com a sua aparência
- k) Não possui um alto teor de tolerância à baixas temperaturas
- l) Da mesma forma, não conta com tolerância excessiva ao calor
Aspectos Relacionados à Saúde
O Kerry Blue Terrier necessita de diários exercícios físicos, mas não tão intensos quanto outras raças. Sua pelagem pede uma criteriosa escovação ao menos 02 vezes durante a semana, e a apara do excesso de pelos deve ser feita todos os meses. A pelagem existente na orelha precisa ser removida como garantia de um formato mais correto. Esses animais costumam viver até os 15 anos, no máximo.
Origem
Há rumores inúmeros sobre a possível origem dessa raça irlandesa, cujo ancestral teria sido o único a sobreviver num naufrágio ocorrido ao longo da costa da região de Kerry. Bastante agressivo, o Kerry Blue Terrier teria sido responsável por aniquilar todos os indivíduos machos do local e sobrevivido para se tornar o único animal capaz de garantir descendentes.
Crê-se que esse animal tenha sido posto para cruza com diversas raças, como o Dandie Dinmont Terrier, o Bendlington, a ainda com o Terrier Irlandês. Desde o século passado ele tem sido criado no terrtório de Kerry, e, durante bastante tempo foi chamado como Irish Blue Terrier.
A Alimentação Para Cães
Alimentos Proibidos
Nossos amigos cães sempre estão a nossa volta pedindo tudo aquilo que estamos comendo. E, bem sabemos o quanto é complicado resistir àquele olhar pidão que ele nos dirigem. Entretanto, é bom sempre saber quais os alimentos que podem ser oferecidos e aqueles proibidos para os cães, pois, mais do que querer agradá-los, o fundamental é manter a sua saúde.
Sabe naqueles momentos em que você está comendo uma deliciosa uva ou um pedaço de chocolate e seu animal fica ali, com cara de pidão? Jamais ofereça a ele um desses alimentos, já que são tremendos vilões e encabeçam a lista de alimentos proibidos para os cães. O chocolate possui em sua composição uma substância chamada de teobromina, que é muito toxica para animais, e seu consumo acarreta graves consequências. E, no caso da uva, a fruta ainda que seja na forma de uva passa, pode desencadear uma infecção renal aguda.
Mesmo havendo a ração, a mais indicada e melhor nutrição para os animais, ainda existe quem pense em oferecer algum alimento fora do cardápio convencional, com a errada ideia de que apenas um pouco não será ruim. Mas é! Por exemplo, o miolo de pão, que é algo tão simples, pode aumentar de tamanho no estômago do cachorro após passar pelo processo de fermentação e ocasionar uma grande dor, podendo até a abrir o intestino.
Dois outros inimigos e que também estão na listagem de alimentos proibidos aos cães, embora seu aroma seja inebriante, são a cebola e o alho. O alho é capaz de destruir as células vermelhas dos animais, enquanto a cebola possui uma substância chamada de tiossulfato, e, conforme a quantidade oferecida ao animal, pode sim levar à morte. E para deixar mais claro um pouco: os dois alimentos podem levar o animal à anemia.
Há outros alimentos que precisam passar longe dos seus cachorros:
- Café
- Abacate
- Outros produtos dietéticos, que por contém o xilitol, e ocasionam problemas hepáticos.
O Kerry Blue Terrier é um cacharro de origem irlandesa e já foram muito utilizados na caça. Hoje são utilizados como cão de guarda e também como cachorro de companhia.
Essa raça exige alguns cuidados a mais com sua pelagem, visto que apresentam pelos meio encaracolados e densos, além de uma barba abundante. Confira algumas imagens dessa raça.