O golfinho nariz de garrafa é provavalmente a espécie mais famosa de golfinho existente no mundo todo. Também é conhecido como golfinho- roaz ou roaz- corvineiro. É um mamífero aquático muito inteligente, é reconhecido como o melhor amigo do homem nos oceanos. Esse nome popular foi dado pois como seu bico é muito comprido se assemelha a um gargalo de garrafa. Já é comprovados por biólogos que eles se comunicam uns com os outros através de silvos e gestos com o corpo.
O golfinho nariz de garrafa e a biologia
Seu nome científico é tursiops truncatus, da ordem catacea, da família delfins, e do gênro tursiops.
Mais sobre os golfinhos
São animais muito dóceis, vive em todos os mares do planeta terra, exceto os polares. Os golfinhos nariz de garrafa que vivem no Brasil são os maiores de sua espécie, podem chegar até a quatro metros de comprimento. Seu corpo e cabeça são robutos, o bico é curto e largo, sua nadadeira (no dorso) é alta e falcada.
Podem ser nas cores creme, cinza ou até mesmo pretos, com a barriga em um tom mais claro. Geralmente o macho mede cerca de três a quatro metros e a fêmea três. O peso é excessivo, cerca de seissentos quilos. A vida dessa espécie é em média trinta anos, mas vários conseguem chegar aos cinquenta anos de idade.
Reprodução e alimentação dos golfinhos
O tempo de gestação é longo, dura cerca de um ano e nasce somente um filhote já pesando aproximadamente doze quilos e medindo cerca de um metro. A época que eles estão no “cio” é entre o mês de abril e o mês de outubro. Se alimenta basicamente de peixes, e todos os animais menores que vivem no mar, como lulas, polvos, camarões, enguias e crustáceos. O habitat do nosso amigos dos oceanos é predominante das água tropicais e subtropicais, não interferindo se são costeiras ou oceânicas.
Risco de extinção
Infelizmente os golfinhos já estão sofrendo risco de extinsão, em muitos locais eles são capturados para servirem de comida. Outras pessoas caçam apenas com a intenção de mantê-los em cativeiros, o que também é proibido.
Curiosidades
Esses animais dormem o mesmo tempo que é recomendado para o ser humano, exato, dormem cerca de oito horas por dia e conseguem nadar a uma velocidade que atinge vinte quilômetros por hora. Outra curiosidade é que conseguem em um período de vinte e cinco minutos ficar a uma distância de trezentos metros de profundidade no oceano.
Seus dentes são extremamente fortes com dezoito dentes na parte superior e vinte e sete na parte inferior. Já foi estudado que por biólogos que a ligação que os golfinhos têm entre mãe e cria é muito forte, tanto que já foi visto mães trazendo seus filhotes já mortos á superfície, como que se quisessem ajudá-los a sobreviver.
Por Luiziane Acunha