Quem nunca sofreu um trauma na vida? A maioria da população mundial já sofreu algum tipo de trauma, inúmeros com conseqüências graves e irreversíveis enquanto que outros menos sérios conseguem ser revertidos. Quando acontece um traumatismo a pessoa precisa ter acompanhamento médico com profissionais apropriados, embora as vezes a psicoterapia e os medicamentos não sejam suficientes para que essa pessoa se recupere e é nessa hora que os animais fazem a diferença, pois eles são mais sensíveis do que os seres humanos e cada um pode ajudar conforme a dificuldade, como por exemplo, os cachorros, eles são excelentes para recuperar a auto-estima e tirar as pessoas da depressão, uma vez que são dedicados, carinhosos e companheiros inseparáveis além de sentirem quando seu dono está triste e sofrendo. A pura verdade é que eles sofrem junto e para não ver o seu dono nesta situação fazem de tudo para chamar a atenção roubando a cena para si e agindo dessa forma a pessoa doente acaba percebendo que tem um amigo fiel e leal ao seu lado que depende dele e começa a mudar o seu estado emocional melhorando gradativamente até ficar curado por completo.
A equitação
Entre os animais usados na recuperação pós-trauma são muito usados os cavalos tanto com crianças como com adultos com dificuldades motoras e visuais, pois o seu galope ajuda na recuperação dos movimentos estimulando os músculos. O toque nos animais faz com que as pessoas possam sentir a sua energia e captar para o seu interior. Esse é um trabalho muito desenvolvido e bem aceito, procurado por milhares de pessoas que necessitam desse tipo de tratamento.
Terapia
Auxilia no tratamento das pessoas com dificuldades, uma nova oportunidade de se sentir vivo, de estar interagindo com o meio em que vivem. Crianças e adultos depois que começaram a fazer esse tipo de terapia passaram a ser mais felizes e a interagir melhor com a sociedade é como se uma nova vida começasse de novo, pois só quem passa por esse tipo de problema sabe como é difícil viver em um meio egoísta e preconceituoso onde só as pessoas normais têm o direito de viver.
O preconceito
Algumas pessoas não admitem que os animais possam ajudar na recuperação de algum trauma seja ele psicológico ou físico, mas essas pessoas não compreendem o quanto é importante para quem está doente ter esse tipo de tratamento, pois eles estimulam todas as células do corpo que acabam se regenerando e fazendo as pessoas mais felizes e com esperanças no futuro, retomando sua vida quando isso é possível sem medo do preconceito da indiferença. O Brasil ainda tem muito que aprender para poder fazer uma sociedade mais justa e em condições de igualdade para todos sem distinção.