Araponga é uma ave da família Cotingidae e pertence ao gênero Procnias e pode ser encontrada em quatro espécies na natureza, sendo que no Brasil há três tipos dela. Existe a araponga da Amazônia (Procnias albus), a araponga do Nordeste (Procnias averano), e a araponga comum, também chamada de araponga ferreiro (Procnias nudicollis) no Brasil, além da araponga do Nicarágua (Procnias tricarunculata).
Essa ave é conhecida devido ao som que ela produz, que é bastante característico, uma vez que parece com o som de um martelo batendo em uma bigorna. Elas existem no Brasil e também no Paraguai e na Argentina. Aqui no Brasil e araponga também recebe o nome de guiraponga, pássaro ferrador ou ferreiro, uma vez que seu som remete de modo perfeito o trabalho de um ferreiro. Mas o nome araponga é indígena e significa “ave que soa”, sendo que “ara” significa “ave” e “ponga”, “soar”.
No sudeste do Brasil a Procnias nudicollis, encontrada em matas mais litorâneas, é perseguida pelo tráfico de aves, o que põe essa espécie na situação de ameaça à extinção. Essa espécie também é bastante observada na Bahia, Alagoas e até mesmo no Rio Grande do Sul. O macho tem característica bastante diferente da fêmea. Enquanto ele é todo branco e apresenta parte da garganta e da lateral da cabeça tons de verde, a fêmea da espécie apresenta característica totalmente esverdeada.
A araponga do Nordeste vive além da região que dá seu nome, em Roraima e nessas regiões a quantidade de aves dessa espécie se encontra diminuída em decorrência principalmente do desmatamento, o que destrói seu habitat natural, além do próprio tráfico de aves, como ocorre com a espécie citada anteriormente. Esse tipo de araponga apresenta asas de cor preta, com peito branco e cabeça de cor marrom, além de uma espécie de anexos que saem de seu pescoço, que lembram um tipo de barba, que é a característica que dá seu apelido, pois ela é conhecida nas regiões onde são encontradas como araponga de barbela.
Já a araponga da Amazônia habita a região do estado do Amazonas e também do Rio Negro. Entretanto, ela já foi encontrada algumas vezes na Serra dos Carajás, no estado do Pará e também em alguns locais do estado de Roraima. Mas pouco se sabe sobre essa espécie.
O que sabemos sobre as arapongas, de maneira geral, é que elas habitam florestas preservadas, matas do tipo primária, capoeiras que tenham frutos, além de matas litorâneas, mas cada vez menos elas estão sendo vistas devido a sua caça para o tráfico de aves e também em decorrência do desmatamento. Já no Paraguai a araponga é considerada uma ave nacional. Isso faz com que ela seja uma ave de importância tanto ambiental quanto para a cultura de algumas pessoas, como no Paraguai, por exemplo.
Como já foi dito, essa ave se alimenta de frutos e, por isso, ela apresenta um papel muito importante para a manutenção da biodiversidade nas florestas. Isso porque à medida que elas vão se alimentando dos frutos, vão disseminando suas sementes ao longo da mata, favorecendo o nascimento de outras árvores daqueles frutos. Eventualmente elas também se alimentam de alguns insetos, o que contribui para o controle de população deles dentro da cadeia alimentar.
Com relação à sua reprodução, as fêmeas são as responsáveis pela construção do ninho e também pela criação dos filhotes. Em uma gestação de cerca de vinte e três dias ela põe um único ovo. Após aproximadamente um mês de vida os filhotes deixam o ninho voando. As fêmeas são atraídas pelos machos por meio do canto e, ao se encontrarem, dão início à construção do ninho e ao acasalamento.
Uma ave com tamanha importância para o ecossistema deve ser protegida, por isso precisamos nos conscientizar e ir contra ao desmatamento e às práticas ilegais de caça de animais silvestres, senão veremos cada vez mais as arapongas e ouviremos cada vez menos seu som característico e de importância cultural para tantas pessoas.
CjH0ke owrdlqccxoii, [url=http://mburedhfbhes.com/]mburedhfbhes[/url], [link=http://gblmahisasjr.com/]gblmahisasjr[/link], http://tqbcvhybzoui.com/