Raças De Cavalos: Principais Características e Uso Frequente

Cavalos são animais extremamente dóceis, simpáticos e com uma força física impressionante, por isso, sempre chamam a atenção de crianças e adultos por onde passam, especialmente por seu porte nobre e encantador. No entanto, há diversas raças de cavalos espalhadas pelo mundo e cada uma delas tem sua função específica, ou seja, cada uma delas está mais habilitada a esta ou aquela função, principalmente aquelas que estão mais direcionadas às práticas esportivas e ao serviço do campo, por exemplo.

Raças De Cavalos: Principais Características e Uso Frequente

Raças De Cavalos: Principais Características e Uso Frequente

Atualmente há as seguintes raças: Andaluz, Anglo-Árabe, Appaloosa, Árabe, Berbere Crioulo, Falabella, Hunter, Morgan Orlov Trotter, Paint Horse, Paso, Quarter Horse, Saddlebred, Thoroughbred, Shagya Árabe, Welsh Cob, Galiceno, Cavalo Finlandês, Danish Warmblood, Frederiksborg,  e Oldenburg.

Vamos conhecer melhor cada uma delas, bem como suas principais habilidades e características.

Imagem de Amostra do You Tube

Andaluz-Espanhol

A raça Andaluz descende daquela de cavalos espanhóis e foi a que mais teve influência sobre as demais espécies desses animais em todo o mundo. Até aproximadamente o século XIX, a raça Andaluz era considerada a melhor de todo o continente Europeu. Na Espanha, mais precisamente em Andaluzia, sua criação passou a ser feita em três principais cidades: Sevilha, Córdoba e Jerez de La Frontera e, segundo especialistas, teria se originado a partir da mistura de cavalos africanos, como o Berbere, e ainda outros diferentes como o Tarpan e o Sorraia.

Principais características: Não é tão veloz quanto os de outras raças, porém, apresenta grande imponência, a altura média pode chegar a 1,57, possui três tons de cores, como Castanho, Alazão e Tordilho, sendo mais adequado para touradas, shows, sela e ainda adestramento.

Anglo-Árabe

É uma raça que se originou a partir da mistura entre o cavalo Árabe e o Thoroughbred, combinando as melhores características entre os dois exemplares. Dessa combinação espera-se que o cavalo tenha a velocidade e a estatura do Thoroughbred, bem como a versatilidade e resistência do Árabe. Ou seja, um casamento perfeito para se ter um animal com uma habilidade atlética incrível.

Características: Possui os ombros fortes, temperamento calmo, vigor, apresentando grande altura, algo em torno de 1,67, sendo mais adequado a ser um animal de corrida, podendo ainda ser usado para montaria, como também corridas de obstáculos. Suas cores mais presentes são alazão, tordilho e castanho.

Appaloosa

Possui uma coloração diferenciada, conhecido como um animal sarapintado, tendo sua origem na criação indígena, especialmente daqueles que habitavam a América do Norte, no vale do Palouse, dali o nome da raça. Conhecido como um animal extremamente habitável a qualquer tipo de trabalho e ainda muito prático, caiu logo nas graças do Governo, que acabou tomando a reserva indígena, bem como todos os animais da espécie que ali estavam. Atualmente, é a terceira raça mais registrada em todo o mundo.

Características: É um animal de competição, especialmente de saltos e corridas, pois possui grande vigor, resistência e uma índole extremamente dócil. Há cinco cores predominantes nesta raça: Marble, Blanket, Leopard, Frost e Snowflake. Sofreu influência principalmente dos cavalos espanhóis que lhe renderam adaptabilidade, resistência e força. Pode chegar a medir até 1,57, sendo usado com maior frequência como animal de sela.

Árabe  – O Filho Do Vento

É a raça de cavalos reconhecida como a mais antiga de todo o mundo e não se sabe ao certo como se originou, porém há registros históricos de sua presença em uma tumba do Faraó, aproximadamente do século XX a.C.

Sua criação sempre foi feita por povos beduínos, especialmente do interior a Arábia, por serem animais rústicos, capazes de sobreviver a qualquer tipo de intempérie, sobrevivendo ao clima desértico com facilidade. Considerado um animal obediente e dócil, já foi inspiração para artistas, protagonizando pinturas, histórias e poemas.

Características: Aparentemente é o cavalo que possui a combinação mais harmoniosa, com pernas fortes, exibindo vitalidade e força. É uma das raças criadas em todo o mundo e sua altura não ultrapassa os 1,57, tendo como cores principais o preto, castanho, alazão, e o tordilho. Pode ser especialmente utilizado como animal de salto de obstáculos, corridas, sela, circo, lazer e trabalho com gado.

Berbere

É reconhecido como a segunda raça mais antiga do mundo, perdendo apenas para o Árabe, tendo se originado na África do Norte, em Marrocos, e dele derivou outras importantes raças como o cavalo espanhol e ainda outras raças americanas e europeias.

Características: Possui vigor e resistência ilimitados, estando sempre disposto para qualquer tipo de serviço, mais ainda para cumprir grandes distâncias a um tempo curto. Pode chegar a medir em torno de 1,50, com cores como alazão, tordilho e castanho, sendo especialmente utilizado como cavalo de sela.

Crioulo

Originário da Argentina, mas pode ser encontrado com os mais variados nomes em toda a América do Sul, sendo a montaria preferida dos gaúchos e cowboys. Descende do cavalo espanhol, e ainda do Berbere.

Características: Possui uma saúde de ferro, é muito forte, sendo capaz de sobreviver a condições extremas, tanto de calor quanto de frio, inclusive com pouca alimentação e por muito tempo. Suas principais cores são baio e castanho, mede em torno de 1,52, sendo mais utilizado como cavalo de sela.

Falabella

É tido como um cavalo miniatura e como um pônei como muitos pensam, tendo sua origem em Bueno Aires, Argentina, sendo produzido a partir do cruzamento do Shetland e do PSI. A evolução e aprimoramento da raça ocorreu à partir da vontade da família Falabella, no rancho Recreio de Roça.

Características: Especiais como animais de estimação, por seu comportamento inteligente e afetuoso. Sua pelagem pode conter diversas cores, medindo até 60 centímetros, podendo ter diversos usos, dependendo exclusivamente de sua adaptação.

Falabella

Falabella

Hunter

Originou-se na Irlanda e Inglaterra, criado especialmente para a lida rural e não possui grande velocidade quanto os demais que já foram apresentados, porém, é um excelente saltador, sensível e confiável.

Características: Não muito rápido, porém, com constituição robusta, boas maneiras, grande porte, podendo medir em torno de 1,67, com diversas cores, sendo usado especialmente como cavalo de sela.

Se você ficou interessado nos cavalos e quer obter  maiores informações sobre as demais raças, bem como suas principais características e uso específicos, basta acessar o site http://www.tudosobrecavalos.com/Racas_Cavalos.htm.

Imagem de Amostra do You Tube

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>