Raças De Cachorro Para Quem Gosta De Correr

A geração atual é composta de pessoas que se preocupam coma saúde e especialmente com a forma física, talvez em razão de ela ser cobrada em todos os lugares e, inclusive, no ambiente de trabalho. O que não falta são técnicas para a malhação e a perda de peso, porém, nenhuma delas se mostra tão eficiente e divertida quanto a corrida.

Correr não é fácil para os iniciantes, mas não há quem não possa começar se tiver um pouco de vontade e de disposição. Mas correr sozinho é bem chato, por isso, muitos preferem praticar esse esporte em companhia de seu animal de estimação.

Ocorre que nem todos os cachorros têm as características adequadas para a corrida, por isso, é ideal que se faça a escolha da raça certa para a pratica do esporte.

Então, para ajudar os praticantes de corrida a terem um cão fiel ao seu lado, vamos apontar algumas raças e suas principais características, todas voltadas para auxiliar o dono a praticar sempre mais e mais, acabando a solidão esportiva e, de quebra, ajudando na manutenção da saúde do animal.

Raças De Cães Para Quem Gosta De Correr

Os cachorros são seres naturalmente próprios para a dedicação à atividade física. Seja para brincadeiras, passeios, exercícios físicos ou agility, estes bichos podem, conforme a raça, ter uma excessiva resistência, obediência e ainda nível energético para se transformarem em excelentes corredores e consequentemente ótimas companhias para donos que gostam de se exercitar.

De acordo com especialistas no assunto, embora existam raças mais propensas à corrida, é complicado encontrar uma raça que seja perfeita para isso. Tal fato acontece em decorrência da personalidade dos animais, do temperamento e ainda relacionado ao nível energético, sendo que tudo deve estar bem equilibrado ao tipo de treinamento que o animal recebeu, já que essas situações influenciam demais no desempenho dos cães corredores.

Quase sempre, os cães com maior relação com a corrida são aqueles que têm um grande nível de alerta, alto grau de energia e um bom condicionamento físico. É importante que seja tomado um cuidado especial com os animais, especialmente aqueles de focinho curto, os braquicefálicos, como os Pugs, Buldogues, e os Boxers, mesmo que esses animais possam se transformar em excelentes atletas, as raças que possuem o focinho encurtado estão mais suscetíveis ao superaquecimento, ou seja, a dificuldade em manter o corpo resfriado, se comparado a outros animais.

Confira Logo Abaixo Uma Lista De Raças De Cães Que Possuem Um Potencial Para Se Transformarem Em Ótimos Corredores:

  1. Greyhound: É uma raça de cão bastante popular por se envolver em corridas, em razão de sua grande agilidade. É sabido que os Greyhounds gostam bastante de velocidade. Entretanto, ao contrário do que se pensa, esse cão é bastante ágil e interessado em curtas distâncias de corrida e ainda aquelas objetivas, que demoram aproximadamente entre dois e três minutos a ter que enfrentar longas distâncias. Dizem que esta característica em particular deve estar relacionada à sua herança de correr atrás de presas pequenas.
  2. Whippet: Da mesma forma que os Greyhounds, essa raça é conhecida por seu grande nível energético disponível para curtas corridas. Sua natureza comportamental é amigável e gentil sendo uma excelente aliada de seu temperamento ativo o que transforma a raça numa perfeita indicação para aquelas pessoas que buscam uma companhia para exercícios de duração curta.
  3. Jack Russell Terrier: é um cão que possui pequeno porte sendo inversamente proporcional à sua carga energética e ainda à sua necessidade em praticar atividades físicas.  Esse cachorro tem como principal característica o nível alto de companhia, especialmente em aventuras e exercícios durante longas horas, um maravilhoso cão para donos esportistas.
  4. Weimaraner: Possui personalidade curiosa, amigável, aventureira e perfeitamente adestrável, que o torna uma excelente indicação para aquelas pessoas que gostam de correr. Ocorre que essa raça é bastante agitada, mas ao mesmo tempo se mostra especialmente obediente e gosta de caminhadas longas, sendo ainda uma boa companhia em todas as horas.
  5. Pastor Alemão: Essa raça é muito conhecida e admirada especialmente em razão de sua disciplina, força, e um grande potencial para atividades físicas. Por causa de suas características esses animais têm sido as favoritas de seus donos, que preferem corridas longas e ainda praticantes de exercícios físicos.
  6. Pastor Australiano: É uma raça pronta para o pastoreio, por isso é chamada de Australian Shepherd ou Pastor Australiano e assim como os demais que foram relatados, tem muita energia para gastar, sendo também essencialmente protetor e obediente. Além disso, é especialmente apegado à família onde está inserido e adora fazer exploração de novos territórios.
  7. Dálmata: Para aquelas pessoas que planejam tem um companheiro de corridas e longas caminhadas, o Dálmata é perfeito. Ele tem uma grande energia, e é capaz de acompanhar o mesmo ritmo que seu dono e ainda possui a capacidade de trote, assim como o cavalo. Além de terem porte atlético, esses cães têm alto grau de proteção e são companheiros maravilhosos para os donos.
  8. Border Collie: Os cachorros dessa raça são ágeis corredores. Dentre os animais que pertencem a esse grupo, os dos Border Collie, são tidos como um dos animais mais ativos e inteligentes.  De acordo com especialistas, os animais que fazem parte dessa raça amam ter algo a fazer. Em razão disso, para que os mesmos tenham alguma ocupação, é preciso que participem de muita atividade física. Por isso, além de caminhadas e corridas com seu dono, o processo de agility também deve ser uma grande opção para promover o cansaço nesses animais mentalmente e fisicamente.

Para começar essas atividades, é preciso saber se as raças irão se adaptar com facilidade às regulares atividades físicas. Quase sempre aqueles que possuem grande porte são os mais adaptáveis para correr junto a seu dono, pois têm a facilidade de acompanhar com habilidade as passadas.

A pessoa deve observar se seu cão possui mais aptidão para ritmo prolongado constante ou somente para tiros mais curtos e com maior velocidade. Além disso, deve ser observado qual o melhor horário do treino, que deve estar de acordo com as condições físicas do animal, por exemplo, relacionada à cor do pelo, pois os animais mais claros, como os albinos que possuem intolerância ao excesso de sol.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Raças

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • foi legal ler isso

    Carmela 8 de abril de 2015 14:25
  • Oii,tudo bem? Muito bom! Adorei o assunto. Gente , Estou amando o colch

    Doralice 18 de abril de 2015 16:09

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *