Raça São Bernardo: Cães De Guarda e Salvamento

A raça de cães São Bernardo é uma das mais caras e desejadas do mundo, o cachorro de grandes proporções com olhar distante e um pouco preguiçoso mexe com os sentimentos dos apaixonados por cães. Para quem também gosta de cães, ou mesmo deseja entender tamanho fascínio, vamos falar um pouco sobre essa raça.

O cão São Bernardo (Saint Bernardshund / Bernhardiner) é um dos mais queridos do universo dos amigos de quatro patas e, quem sabe, você poderá ter um desses um dia também.

Ficha Técnica Do São Bernardo

  • Raça: São Bernardo
  • Nome Original da Raça: Saint Bernardshund / Bernhardiner
  • País de origem: Suíça
  • Vocação: Guarda e Companhia
  • Porte: Gigante
  • Necessidade de exercício diário: Média / Alta
  • Temperamento: Dócil, Calmo, Leal, Vigilante
  • Capacidade de Adestramento: Média
  • Detalhes da Raça São Bernardo

Características

O São Bernardo é um cão que está no segundo grupo de cães de trabalho e tem como principais funções ser um cão de guarda e salvamento. Observando um legítimo cão dessa raça, podemos perceber que se trata de um animal forte que possui o peito bem arqueado e os ombros largos.

Apesar de todo o tamanho, não se engane pensando que se trata de um cão agressivo, pois na verdade é um ótimo companheiro. Dentre as suas principais características estão o fato de gostar muito de crianças e também o respeito que tem pelo seu dono. Trata-se de um animal bastante devotado a sua família.

Manutenção

Além disso, é importante que se ressalte que, embora comprar um cachorro dessa raça possa custar bastante ao seu bolso, não é necessário desembolsar grandes quantias para a manutenção do mesmo.

Porém, é importante que você tenha um tempo disponível para passear com o seu amigo, pois, principalmente depois de adulto, ele necessita de exercícios diários. Saiba que pode ser que no começo ele se mostre um pouco resistente a fazer caminhadas, mas com o tempo passará a ter a vontade de fazer os exercícios.

O espaço destinado ao seu amigo de quatro patas pode não ser tão grande em casa, desde que você realize passeios diários com ele para que seja possível que ele se exercite.

O São Bernardo e As Crianças

Uma das coisas mais interessantes em relação aos cães São Bernardo é o fato de que eles são ótimos companheiros para crianças. Eles gostam verdadeiramente dos pequenos e, por isso mesmo, podem ser aquela companhia que o seu filho tanto queria.

Um cão que é dócil e adora uma brincadeira e, por isso mesmo, é um dos favoritos das crianças. O bom humor do São Bernardo é uma das suas características mais interessantes, pois quando pensamos num cão tão grande podemos ter a ideia errada de se tratar de um cão que pode ser perigoso, mas na verdade é um doce.

Quando Ficar De Olho

O São Bernardo é um cão bastante dócil, porém, quando o dono está ausente ele passa a ter a necessidade de proteger o seu território e pode se tornar um tanto agressivo. Dessa forma, esse cão pode começar a agir de forma a tentar afastar pessoas estranhas da casa do dono.

Por isso, no caso de você ter um cão São Bernardo e precisar se afastar de casa por um período prolongado, é importante familiarizá-lo com a pessoa que virão lhe dar comida e água.

Depois que o seu cão passar a conhecer a pessoa será muito mais fácil para ele compreender a presença dessa pessoa em sua casa e voltar a ser dócil. Todos que têm um convívio próximo devem ser devidamente “apresentados” para o São Bernardo, dessa forma, ele não causará nenhum tipo de problema.

O Tamanho e o Peso Do São Bernardo

Uma das características que mais chama a atenção num cão São Bernardo é, com certeza, o seu tamanho avantajado. Os machos medem no mínimo 70 cm de altura (medindo a altura da cernelha) e as fêmeas tem como altura mínima 65 cm. Em suma, podemos dizer que se tratam de cães bastante grandes.

O peso desse cão também é uma das características impossível de passar despercebida, uma vez que podem ficar bem pesados. O exemplar de São Bernardo de pelo curto são, em grande parte dos casos, mais leves que os demais e chegam a pesar uns 75 kg (machos) e 65 kg (fêmeas).

Já os cães dessa raça que possuem o pelo longo podem pesar entre 80 kg e 100 kg, as fêmeas podem pesar cerca de 85 kg. Quem escolher ter um São Bernardo em casa deve se preparar para ter uma infraestrutura para poder proporcionar uma vida saudável para um cão que pode ser tão pesado e grande.

A História Da Raça São Bernardo

Uma raça bastante antiga que remonta a Roma Antiga, trata-se do resultado do cruzamento dos cães molossos romanos. Esses cães chegaram aos Alpes com as tropas romanas e, embora fossem bem diferentes dos exemplares de São Bernardo atuais, contribuíram muito para o desenvolvimento da raça.

Os monges do monastério Hospice du Grand St. Bernard (localizado num dos pontos mais altos das montanhas) foram os responsáveis, em grande parte, pela existência da raça São Bernardo. Esses monges, a partir de 1660, passaram a adotar os cães da raça que passavam por esse ponto das montanhas.

Num primeiro momento da história, esses cães eram utilizados como guardiões da propriedade e somente a partir do século XVIII passaram a ser utilizados em missões de salvamento nas montanhas. Aliás, foi a partir desse momento e do treinamento dado pelos monges que os cães São Bernardo passaram a ter a fama de especialistas em salvamento.

O Trabalho De Salvamento Do São Bernardo

O trabalho de salvamento realizado pelos cães São Bernardo é muito importante para contribuir para o sucesso de missões de resgate. Dentre as principais características do trabalho desses animais está a capacidade de encontrar pessoas soterradas.

Durante esse período em que os cães da raça foram ajudantes dos monges, eles foram treinados para encontrar pessoas que estivessem soterradas e, em seguida, pedir a ajuda dos monges. Até os dias de hoje os cães dessa raça realizam esse tipo de trabalho em diferentes lugares do mundo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Raças

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *