Raça Border Collie

Uma das raças consideradas mais inteligentes entre os cães é Border Collie. De acordo com o livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren, várias habilidades especiais foram identificadas nesses cachorros. O Border Collie também é extremamente ativo e brincalhão, ótimo para crianças que não de intimidem com seu jeito de pastor. A raça foi desenvolvida na Grã-Bretanha. Os primeiros sinais de existência de Border Collie acontecem por volta de 1570. Quando adultos esses cachorros chegam a medir até 53 cm, e as fêmeas ficam um pouco menores.

A obediência e agilidade se tornam destaques na hora do adestramento, técnicas que o Border tem muita facilidade para aprender ao longo da vida. Pelo seu temperamento agitado, esse cão precisa de bastante espaço para viver bem. Por isso, não é indicado mantê-lo em apartamentos ou casas pequenas, por exemplo, pois eles precisam bastante de exercícios físicos. Se o Border Collie fica preso por muito tempo em um ambiente, isso pode resultar em agitação excessiva.

Como são considerados cães de pastoreio e trabalho, justamente pela facilidade que têm ao lidar com rebanhos, os Border Collies também participam de competições regionais, nacionais e até internacionais. No Brasil, existe uma associação dedicada a esses animais: a Associação Brasil Border Collie (ABBC), criada em 2005, em São Paulo, e que trabalha para o pastoreio no país e organiza diversas atividades. Existem campeonatos brasileiros de pastoreio, dos quais a associação participa.

Com um bom desempenho cênico, a raça ficou famosa no cinema e televisão, como podemos ver em filmes clássicos infantis como ‘Babe, o porquinho atrapalhado’. A postura com as patas dianteiras esticadas, o traseiro empinado e a cabeça levantada é tradicional no comando e intimidação de ovelhas. Segundo os especialistas, os filhotes da raça têm um desenvolvimento muito rápido em relação às demais raças de cães. Mas, para desenvolver bem suas habilidades, precisam ser motivados pelos donos.

Para manter os pelos bonitos, são indicados banhos mensais no cão. Porém, a escovação precisa ser quase que diária, principalmente em casos de pelos longos, evitando o embaraço da pelagem. Quantos às cores de pelo, é possível encontrar uma grande variedade nos Border Collies. Podem ser marrons, pretos, avermelhados ou bem misturados.

Assim como outras raças, o Border Collie tem problemas específicos de saúde. Um deles, mais comum a partir dos três anos de idade, é a atrofia progressiva da retina, também conhecida como PRA central, que acontece por conta do depósito de melanina. Antigamente, a doença tinha uma ocorrência maior.

Outro problema de saúde que pode acontecer é uma anomalia no olho ocasionada pelo deslocamento da retina, que pode acontecer bem cedo. Essa doença, conhecida como CEA, gera sangramentos e até cegueira, atingindo cerca de 2% dos animais dessa raça.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Raças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *