Pastor Catalão

Cachorros

É um animal doméstico da ordem Carnívora, da família Canidae, seu gênero é Canis e sua espécie é Canis lupus, mas o cão como conhecemos, convivemos e amamos é da subespécie Canis lupus familiaris. Seu nome na Espanha é Gos d’Atura Català.

Os cachorros são a mais famosa raça domesticada do mundo, são muito leiais, inteligentes, amigos, brincalhões, companheiros, amorosos, entre outras tantas qualidades. Ao longo da história essa espécie sempre esteve ao lado dos seres humanos. Tanto os indivíduos de raça, quanto os no Brasil popularmente conhecidos como os vira latas.

Os cachorros são uma subespécie dos lobos, isso mesmo dos lobos, mas a grande maioria dos animaizinhos domésticos que conhecemos, em nada tem a ver com esses antigos ancestrais tão famosos pela caça e seu espirito independente. Esses lobos viveram nas regiões ao norte da América do norte, na Europa, no norte do continente africano, parte do Oriente médio e o norte da Ásia, a partir do Himalaia.

Ao longo do tempo os seres humanos fizeram uma verdadeira seleção natural canina, selecionando nos cães as características que mais desejavam, inclusive criando algumas raças em laboratório e modificando outras.

Considerando suas características primitivas, o cão vê e ama o seu dono, como se este fosse o próprio chefe de sua matilha, o seu líder. Assim como o ser humano o cão também pode pegar viroses e doenças bacterianas, pode ficar resfriado, ter depressão e mal de Alzheimer.

Cada raça possui uma diferente especificidade, alguns se saem melhores como cães de companhia, como cães guia, como cães de caça, como cães de treno ou até mesmo como cães de pastoreio. Cada indivíduo pode ter uma ou outra característica mais aguçada, isso vai depender do local em que vive, sua saúde e também seus fatores genéticos, passados de pai para filho e também através de sua raça.

Criação De Uma Nova Raça

Inicialmente todos eram lobos, muito provavelmente lobos cinzentos, mas acredita-se que cerca de 100 mil anos atrás houve uma ruptura entre as espécies e iniciou-se um novo ramo como conhecemos hoje como os cachorros. Esses foram domesticados, provavelmente são os mais antigos animais da humanidade a terem sido domesticados e mais antigos companheiros do homem.

Muitas de suas características físicas remetem aos lobos, como o seu pelo, sua dentição, seu padrão corporal, etc. Uma das únicas e maiores diferenças é o peso do cérebro e de suas glândulas que nos lobos são mais pesadas, isso porque os lobos vivem em um ambiente que exige uma resposta mais rápida aos eventos, principalmente pois tem que se defender sozinhos.

Reprodução

A reprodução dos animais domésticos é altamente manipulada pelos seres humanos, com poucos casos ocorrendo de maneira natural. A maturidade sexual de um cão pode variar de acordo com a sua raça, em geral o período médio é entre 6 e 12 meses.

Outros intervenientes quanto a época de reprodução são o tamanho do cão e o local onde ele vive, desta forma é possível dizer que a saúde e a confiança do animal interferem em seu tempo de maturidade.

A gestação dura por volta de 9 semanas, o número de filhotes varia de 1 até cerca 20, isso depende das condições da mãe, principalmente condições de saúde e nutrição. As fêmeas cuidam da sua ninhada até que eles desmamem o que acontece quando os filhotes completam cerca de 2 meses

Sentidos

A audição de um cachorro é altamente desenvolvida e isto faz com que ele consiga distinguir e entender muitos sons, é por isso também que ele consegue reconhecer a voz e os comandos do seu dono, consegue identificar quando está sendo chamado ou até mesmo repreendido. Escutam sons à uma grande distância e conseguem identificar a direção da onde vem.

O olfato de um cão tem cerca de 30 pontos olfativos a mais do que o homem, por isso reconhecem cheiro a distância significativas. A alimentação por este motivo é bem mais influenciada pelo cheiro do que pelo sabor, perceba que um cão quando sente o cheiro de comida não consegue mais tirar os olhinhos pidões do seu prato.

Outro sentido em que o cão tem certa vantagem sobre os seres humanos é a visão. Este animal possui uma visão noturna bem mais apurada, além disso seu ângulo de visão é bem mais expandido do que o nosso. Os cachorros são muito mais sensíveis tanto à luz, quanto ao movimento, por isso são tão ativos nas noites, conseguem ver mesmo no escuro e com certa distância.

O seu tato e o paladar são os sentidos que possui menos desenvolvidos, sentem dor e carinhos por terminações nervosas e lembre-se de uma coisa, os cãezinhos sentem mais frio do que calor devido às regulações de seu corpo. O seu paladar quando comparado ao dos seres humanos possui uma quantidade consideravelmente menor de papilas gustativas, por isso sentem bem menos os sabores.

Pastor Catalão

Essa raça de cachorros é originária da Espanha, mais especificamente da região da Catalunha e por isso o seu nome. Sua principal função em tempos antigos era pastorear gado, ovelhas e até mesmo cabras e por isso é classificado como pastor. Vivia principalmente nos Pirineus e por muito tempo só era encontrado por lá.

Não existem registros da sua origem exata, mas popularmente acredita-se que os cães pastores tenham sido espalhados por todo o território europeu através das invasões barbaras que ocorreram após o declínio do Império Romano.

Oficialmente essa raça foi reconhecida somente no ano de 1919 por causa de alguns pastores que tinham muita simpatia por esses cães e desejavam valoriza-los novamente. Isso aconteceu em grande parte por causa da introdução de novas espécies para pastoreio na região, o que levou aos locais desejarem maior valoração às suas raízes e raças regionais.

É um cão que não apresenta grandes diferenças entre os machos e as fêmeas, sendo basicamente iguais, com peso médio de 18 quilos e que medem por volta de 45 até 50 centímetros, portanto sua estatura é média. Seus pelos em geral são pretos e muito volumosos, por isso aparentam muitas vezes serem maiores do que realmente são. São geralmente ondulados e possuem dupla camadas de pelos, para lhes protegerem do frio. Quando nos aproximamos desse cão podemos ver que sua pelagem que ao longe parece apenas preta, pode ter outros tons, como o bege, o cinza e o branco.

Suas orelhas possuem mais tendência a serem finas e são sempre caídas ao lado da cabeça. Quando está em alerta, se sentindo ameaçado ou em perigo mesmo assim sua cauda é baixa, não passa a linha de suas costas como ocorre com outros cães.

Temperamento

É um cachorro muito inteligente, bem disposto, enérgico, agitado e alerta, características de um bom cão pastor. Geralmente é um cachorro amigável, além de extremamente fiel a seu dono e à sua família e com os que ama é extremamente protetor.

É uma raça que não responde tão bem aos estímulos negativos, quanto aos estímulos positivos. Se deseja educa-lo ou adestra-lo aconselho que seja através de recompensas positivas ao acerto e não o contrário. Dessa maneira seus resultados podem ser mais rápidos e duradouros.

São cães de muita energia e que precisam gastá-la, quando ficam muito parados podem se estressar e entrar em estado de depressão. Geralmente aconselha-se brincar com eles ou realizar alguns passeios durante o dia, não são cães para ficar parados, precisam gastar suas reservas energéticas.

Saúde

Pastor Catalão Sentado na Grama

Pastor Catalão Sentado na Grama

É uma raça que não possui hereditariedade de doenças, mas é sempre indicado que acontecem visitas constantes e preventivas ao veterinário, assim você sempre saberá qual o estado de saúde do seu cão. Além disso, certifique-se que suas vacinas e remédios de vermes estejam em dia, afinal nunca se sabe o que vai se encontrar no campo.

Como possuem orelhas caídas, é altamente indicado que a higiene do local seja a melhor possível, pois como vivem abafadas as suas orelhas, a probabilidades de acumular sujeiras e microrganismos é grande e assim podem vir a desenvolver infecções. Prevenir é sempre melhor.

Duas dicas sobre os pelos são, a primeira é escovar com frequência seus pelos para retirar a pele morta e desfazer nós, no mínimo uma vez por semana se possível, a segunda é nunca raspar seus pelos, nem no alto verão pois segundo os veterinários, os pelos que para nós parecem tão incômodos para eles é uma proteção contra o sol e o calor.

Esses cãezinhos são uma linda e amorosa espécie que vem aumentando cada vez mais, são ótimos cães de companhia, mas precisam de atenção e de brincadeiras, de qualquer forma, os nossos queridos cães são sempre os melhores amigos do homem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Raças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *