Raças de Ovelhas

As ovelhas são animais que rendem bastante para os criadores, pois existem alguns focos de trabalho com esses animais. Existem criadores que trabalham exclusivamente com a lã proveniente desses animais, e já outros enveredam pelo caminho do comércio de carne de ovinos. Ambos os negócios são bastante lucrativos, porém, para cada um existe uma raça de ovelha mais adequada.

Mesmo que muitas pessoas não saibam, existem raças diferentes de ovelhas e a escolha de qual será criar, depende muito de qual o objetivo comercial que se tem com elas. Também vale destacar que a criação de ovelhas leiteiras tem crescido bastante nos últimos anos. Porém, para que se identifique qual é a melhor escolha, é necessário avaliar qual é a aptidão de cada raça.

Cada uma das raças de ovelhas tem um tipo de vocação, ou seja, uma aptidão voltada para um tipo de atividade. Conhecendo as diferentes raças e as suas aptidões, é mais fácil escolher aquela que se mostrará mais lucrativa. As principais raças de ovelhas são Hampshire Down, Texel, Suffolk, Ile de France e Dorper; essas raças de ovelhas são lanadas, mas criadas especificamente para o mercado de carne.

Se você precisa de ovelhas com dupla aptidão, ou seja, que possam ser criadas para o mercado de carnes e de lã, a dica é investir nas raças Corriedale e Romney Marsh, elas possuem dupla aptidão. Também é possível investir nas nacionais que são deslanadas Santa Inês e Morada-Nova (essa dá lã e couro).

Porém, antes de se decidir, saiba que é importante que as suas ovelhas sejam criadas de acordo com as necessidades de cada raça, ou seja, não basta apenas pensar no que você deseja com elas. Pense em qual é o espaço que você tem disponível para as mesmas e também qual o sistema que você irá utilizar para pastorá-las.

A alimentação também é muito importante, pois cada raça possui a necessidade de determinados nutrientes. A função para que elas estão sendo criadas influencia, e muito, na dieta escolhida para elas. Por isso, é importante ter planejamento antes de simplesmente começar uma criação de ovelhas.

Informe-se melhor sobre todas as raças e procure saber quais terão mais oportunidades de crescer de forma saudável no espaço que você tem disponível. Além disso, também é importante fazer uma boa pesquisa de mercado antes de investir num negócio como esse.

Comece se informando sobre o que o mercado está precisando, se a demanda por carne ou lã está maior. Também considere os gastos que você terá na manutenção desses animais, ou seja, vacinas e alimentação adequadas. Tudo isso precisa ser pesado antes de começar um grande investimento nesse tipo de animal; pense nisso e estude bem o seu negócio antes de investir.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Raças

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *