Foto de Labradores Pretos

Os cães da raça Labrador podem ser bastante cativantes e eufóricos de maneira a conquistar aqueles que desejam ter um cão simpático e cheio de energia. Embora os labradores de cor caramelo sejam os mais conhecidos e lembrados também tem labradores da cor preta.

A origem da raça é o Canadá e se encaixam no grupo dos cães esportistas. A função desses cães antigamente era de buscar água. A raça pode ser conhecida por outros nomes como Labrador Retriever. A seguir vamos falar um pouco mais sobre a raça, a sua história e sobre as cores que podem ser encontradas.

Raça – Origem e História

Os primeiros cães labradores eram cães da água e a sua origem está ligada aos Terra-Nova. Os cães da raça Terra-Nova nos idos de 1800 eram encontrados em diferentes tamanhos e o menor deles que era chamado de “Lesser” é o primeiro com ligação ao Labrador.

Os Lesser eram cães de coloração preta e que tinham porte médio com pelo curto. Dentre as suas funções estavam buscar caças, peixes e barcos pequenos em águas geladas. Os cães ajudavam os pescadores quando se mostrava necessário nadar em águas geladas.

Como nessa época existiam pesados impostos sobre cães a raça acabou desaparecendo. Contudo, ainda assim um grupo de labradores acabou sendo levado a Inglaterra no começo dos anos 1800. Foi do cruzamento desses cães com outros retrievers que a raça de labradores prosseguiu.

Fama

A fama dos labradores como exímios buscadores de caças de montanha começou a ganhar destaque na Inglaterra. Uma curiosidade é que no começo do desenvolvimento da raça os indivíduos pretos eram mais procurados. Os cães que nasciam com a coloração amarela ou chocolate eram sacrificados.

Foi a partir dos anos 1900 que os cães de outras cores começaram a ser aceitos, porém, os cães pretos ainda eram os preferidos. O reconhecimento da raça se deu em 1917 pelo AKC enquanto que o English Kennel Club já havia dado a sua chancela em 1903. Conforme o tempo passou esse cão adquiriu uma grande popularidade.

As Cores do Labrador

Labrador Amarelo

Os cães dessa espécie que tem uma coloração amarela são o resultado de cruzas realizadas erroneamente. Embora não existam provas científicas de que os cães de cor amarela tem alguma tendência genética a desvios de comportamento se observa na prática que isso ocorre.

Os cães de coloração chocolate também apresentam esse comportamento mais instável, o que pode ser associado ao fato de que ambas as cores são de caráter genético recessivo. Os cães de cor amarela tendem a ser mais agitados e apresentar maiores problemas de temperamento.

Questões Genéticas

Os criadores experientes de cães não indicam que seja feita a cruza entre um labrador amarelo e um labrador chocolate ou mesmo dois labradores chocolate durante três gerações sucessivas em que se tem bisavós, avós e pais chocolate. Não é indicado também cruzar dois amarelos por mais de quatro gerações sem que haja algum cruzamento com labradores pretos.

Trata-se de uma questão que visa preservar a saúde dos animais uma vez que as cruzas contraindicadas pelos criadores podem acarretar num problema de despigmentação das mucosas e dos olhos. Labradores que tem pelo amarelo com focinho e olhos claros não devem cruzar com outros cães pelo fato não estão dentro de um padrão saudável. Os filhotes resultantes dessa cruza podem desenvolver câncer de pele uma vez que não tem melanina que ajudem na proteção dessas áreas.

Características do Labrador

São poucas as raças que tem tanto sucesso quanto o labrador isso porque se trata de uma raça com excelente sociabilidade e que se mostra devotado ao seu dono. Um cão que tem um convívio fácil e pacífico com crianças.  Ao mesmo tempo que um labrador pode ser um cão bastante brincalhão em casa pode ser um cão agitado no campo.

O que torna esse cão tão querido pelos seus donos é o fato de que a raça tem grande necessidade de agradar aos seus donos, está sempre aprendendo e tem a obediência como um dos seus pilares. Esse cão é forte, gosta de estar brincando e aprende porque se dedica. Contudo, é um cão que precisa que lhe sejam impostos desafios diários para que se mantenha ocupado. Quando um labrador fica entediado tendo a arrumar confusão como destruir móveis, por exemplo.

Como Cuidar de Labradores

Um cão que apresenta um comportamento bastante sociável e ativo, exatamente por isso é necessário que ele realize exercícios todos os dias. Quem puder fazer com que esse cão se exercite buscando e nadando deve fazê-lo. São cães que adoram água, então se você tem um labrador tente manter uma piscina só para ele.

Uma das características que fazem com que esse cão goste tanto de água é ter pelo impermeável de maneira que não molha com facilidade. Um cuidado muito importante é o de pentear o labrador para remover os pelos mortos. Um labrador pode ser bem feliz vivendo dentro da casa com a família, porém, ele não irá se adaptar a ficar do lado de fora.

Os labradores aguentam bem temperaturas altas e baixas, sendo assim não tem problemas nem com frio e nem com calor. Como são muito dóceis esses animais podem ficar tristes e magoados com facilidade quando os donos brigam ou gritam com eles. O treinamento assertivo faz toda a diferença para que o seu labrador seja um cão feliz e bem equilibrado emocionalmente.

De Olho na Balança

Os cães dessa raça tem tendência para engordar e os donos devem ficar atentos para evitar que eles acabem se tornando obesos. Fique sempre de olho nas porções de comida que são servidas para o seu labrador. Tenha em mente que se deve oferecer a quantidade de ração indicada na embalagem da mesma, pois se você deixar a vontade ele irá comer mais do que deve. Para ajudar o seu cão a manter a forma pode ser interessante levá-lo para passear e correr, assim ele elimina um pouco do peso extra.

Em todo o mundo podemos encontrar diferentes raças de cachorros, cada qual com suas peculiaridades e características próprias. Algumas raças apresentam animais em diferentes cores, como é o caso do labrador.

Entre as cores que podem ocorrer encontramos o labrador preto que é muito bonito. Confira algumas imagens dessa raça na cor preta, tanto filhotes como adultos.


Categoria(s) do artigo:
Raças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eles e lindos

    ana clara 1 de novembro de 2011 14:25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *