Cão da Raça Poodle: Cachorros Espertos e Divertidos

Os cães da raça Poodle além de terem aparência interessante e serem classificados como animais bonitos apresentam um dos maiores índices de inteligência canina, é o segundo cão mais inteligente ficando atrás somente do Border Collie. Esses pets podem ser bastante divertidos e alegrar a casa. Antes de decidir por adotar ou comprar um Poodle é interessante conhecer algumas das principais características desses pets e saber se ele se adapta ao seu estilo de vida, pois o cão precisa se sentir confortável na sua casa.

Variações de Poodle

A primeira coisa que devemos saber sobre os cães da raça Poodle é que existem 4 diferentes classificações desses pets pelo tamanho sendo: Poodle Gigante (com medidas entre 45 e 60 centímetros), Poodle Médio (mede entre 35 e 45 centímetros), Poodle Miniatura (mede entre 27 e 35 centímetros) e Poodle Toy (mede menos de 27 centímetros). A altura dos cães é determinada pela medida de centelha (ponto mais alto do ombro do cão, a medida se dá desse ponto até o chão).

As versões menores (média, miniatura e toy) do Poodle existem desde cerca de 1700, contudo, somente foram oficialmente reconhecidas durante o século XX. Durante muito tempo esses cães menores receberam erroneamente a alcunha de anões, mas o são porque seu corpo tem proporções corretas, de maneira que apenas são menores que o Poodle convencional.

Na década de 1950 devido a cruzamentos mal planejados o Poodle Toy passou a ser visto como um cão fraco que padecia muito jovem, mas isso foi consertado com o passar do tempo e o reconhecimento de cães dessa variação mais longevos.

Conhecendo o Temperamento dos Diferentes Poodles

Poodle Gigante e Poodle Médio

Um cão inteligente e bastante ativo que tem grande facilidade para se relacionar com crianças e outros animais. Pode ser bem fácil de adestrar, mas é importante faze exercícios de fixação dos comandos através de atividades como brincadeiras. Nas versões gigante e médio mantém o seu espírito de caçador. Gosta muito de brincar.

Poodle Miniatura

Esse pet se apega com grande facilidade ao seu dono e por isso mesmo se mostra bastante amável. Trata-se de um cão fácil de adestrar e que apresenta facilidade de convivência com outros pets.

Poodle Toy

A principal característica desse pequenino cão é ter muita atenção, um animal bastante ativo e com grande apreço pela família que o adota. Pode ser um cãozinho com grande reserva em relação a estranhos tendo o hábito de latir para quem não conhece.

Pelagem do Poodle

De pelo crespo esse cão nunca pode apresentar mais de uma cor, para ser considerado como um legítimo Poodle é importante que a pelagem tenha uma coloração sólida. Dentre as cores que um Poodle pode ter estão: branco, cinza, preto, marrom, avermelhado e abricó.

Até os dois anos de idade a cor da pelagem desse cão passa por alterações sendo que a coloração definitiva só se apresentará nessa fase. O pelo do Poodle exige bastante atenção e cuidados não podendo ficar molhado, pois pode abrir espaço para o surgimento de fungos.

Como Surgiu a Raça Poodle?

A raça de cães Poodle é referenciada como tendo sua origem na França, contudo, observando as suas características físicas atuais é possível presumir que seus ancestrais eram cães de pelo encaracolado oriundos de diferentes pontos da Ásia. A função desses cães em seu continente de origem era o pastoreio. Esses cães se deslocaram chegando então ao continente europeu.

Na árvore genealógica dos Poodles podemos encontrar ainda alguns cães de pelagem áspera. Acredita-se que o ancestral mais antigo da raça foi o cão Barbet que tinha pelos enrolados e que se tornou bastante popular em países como a França, Hungria e Rússia. Os cães Poodle de origem alemã foram os que mais mantiveram características em comum com os Poodles modernos.

Até mesmo o nome da raça tem origem alemã na palavra ‘Pfudel’ que significa algo como ‘poça d’água’ em referência a facilidade que o cão tem em brincar na água. Na França o cão Poodle era chamado de ‘Caniche’ que significa algo como ‘Cão Canário’ devido ao fato desse cão ser um bom caçador de patos. Trata-se de um cão que tem habilidades de caça assim como bom êxito em atuação militar.

Tosa Decorativa

Os cães Poodle que eram usados na caça de animais aquáticos tinham a sua pelagem tosada rente para facilitar o nado, mas no pescoço era mantido um tufo de pelos para manter a região aquecida. Em relação aos tufos de pelos nas pernas e em torno da cauda do Poodle a justificativa é apenas estética não sendo necessariamente para proteção do pet.

Poodle – Pet de Madame

Até hoje os cães da raça Poodle são considerados como pets de senhoras elegantes, essa fama vem da época em que o cão fez sucesso como acompanhante de mulheres de alta classe. O porte e a sofisticação desse cão o tornou um dos mais apreciados para essa finalidade.

Problemas de Saúde mais Recorrentes em Poodles

A raça Poodle dificilmente desenvolve algum tipo de problema de saúde quando tem alimentação e local de moradia adequados. A saúde do pet pode ser afetada com a idade com o desenvolvimento de complicações cardíacas. Os dentes do Poodle podem ser a porta de entrada de algumas doenças inflamatórias porque tem grande facilidade para o desenvolvimento de tártaro, mantenha visitas regulares do pet ao veterinário além de banhos e cuidados com escovação dos mesmos. Os Poodles toy e miniatura podem desenvolver algumas doenças que não são comuns nas versões maiores como halitose, catarata e cegueira hereditária.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Raças

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu tenho um filhote ele e poodle e ma raça peluda a mae e pelduro mas bem peluda que rasa ela e ser a aparenta ums 30cm

    cristian 25 de março de 2013 23:58
  • São as coisas mais lindas do mundo. tenho um poodle toy que é a minha vida,adooooro!!!

    denise 8 de abril de 2014 19:26
  • tenho interesse em uma marrom toe

    simone silva sereno 26 de agosto de 2014 19:49

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *