Cães De Caça – As Melhores Raças

Não há esta ou aquela melhor raça de cão, isso irá depender de sua disponibilidade, espaço e de seu modo de viver. Já que cada tipo de pessoa prefere um tipo de cachorro, pois não são todas as raças que podem ser criadas em apartamentos ou que se adaptam bem a ficar sozinhos e ainda muitas outras características, que fazem toda a diferença.

Cães De Caça

Cães De Caça

Os Cães e Você

Companhia, amor, segurança, e uma vida muito mais saudável. Esses são alguns dos inúmeros motivos que fazem uma pessoa a querer dividir a vida com um cachorro. Porém, quando vai escolher um em especial, muitas delas acabam se apegando às afinidades com a parte física dos animais, formato do focinho, tamanho, a melhor pelagem, e deixam de lado a preocupação com o comportamento do cão.

Há atualmente cerca de 300 raças de cães em todo o mundo. Entre os grandalhões, peludos, e pequeninos, e, dentre eles há os que costumam ser mais desengonçados, brincalhões, sossegados e agressivos. Como em toda a regra, há as famosas exceções, sabemos que dois animais, de uma mesma raça, podem ter comportamentos totalmente diferentes. Mas se formos nos apegar às regras, as raças de cães que demonstram uma determinada forma de comportamento podem casar melhor com o estilo de vida e personalidade de seu dono.

Os Melhores Cães de Caça

Springer Spaniel Inglês

-Enquanto grande parte dos cães da das raças spaniel não são lembrados quando o quesito é caça, o Springer Spaniel Inglês demonstra as desejáveis qualidades para esse interesse. Esses cachorros possuem o tamanho médio carregam esse nome, em razão do grande talento que têm ao se jogar por cima dos pássaros, spring.

Ainda que esses cães tenham tamanho menor do que as demais raças para caça, pesando no máximo 23 kg e medindo algo em torno de 51 cm, eles possuem uma coragem que os outros não são capazes de demonstrar. Seu alto nível de energia e vitalidade e suas fortes pernas os tornam perfeitos para os dias longos de caça, e, além disso, sua pelagem mais curta e densa, serve como uma espécie de casaco, fazendo com que os mesmos possam suportar uma série de variedade climática, tanto favorável quanto desfavorável.

Springer Spaniel Inglês

Springer Spaniel Inglês

Coonhound

-O Coonhound está sempre com o focinho voltado para o chão, para conseguir perseguir melhor a sua presa, deixando assim o trabalhador de qualquer caçador muito mais simplificado. Ele confia bastante em seu apurado olfato, muito mais que em sua visão para encontrar a presa, e quase sempre prefere perseguir os mamíferos pequenos como os gambás ou guaxinins, seguindo os mesmos até as árvores e aguardando até que os donos se aproximem. Mede mais ou menos 60 centímetros até chegar ao ombro, porém, com uma coragem enorme, se mostra bastante útil na caçada de animais maiores, como, por exemplo, os veados.

Muito provavelmente se originou a partir da mistura de outras excelentes raças de cachorro de caça, os Foxhounds e Bloodhounds, juntando o aguçado olfato com a resistência e velocidade. Seus pelos também o auxiliam a passar pela variedade de clima, fazendo com que os mesmos se mantenham num conforto tanto no calor, como no frio.

Coonhound

Coonhound

Setter Inglês

-A raça de cão Setter Inglês, foi treinado primeiramente para ir a caça de pássaros, já que alia as qualidades melhores dos Pointers e dos Spaniels. Depois de conseguir perseguir a presa de forma bastante silenciosa usando seu apurado olfato, o Setter Inglês se inclina e aguarda até que o caçador chegue até o local e depois, sair correndo feito um doido atrás de todos os pássaros.

Da mesma forma que os demais cães de caça, esta raça pode ser facilmente treinada e possui um nível alto de energia. Suas pernas são bastante musculosas, por isso é carregado sem que haja muito esforço ao longo de grandes distâncias, não demonstrando sensação de cansaço com maior. Para entreter seu crescente entusiasmo, o melhor a se fazer é caçar, para aguçar ainda mais sua inteligência, sem essa atividade, essa raça precisa ter outra forma de atividade para compensar, como brincadeiras constantes que o levem de um lugar ao outro ou caminhadas longas e constantes.

Setter Inglês Caçando

Setter Inglês Caçando

Pointer Alemão de Pelo Curto

-Reconhecido por sua enorme versatilidade no ambiente campestre, o Pointer Alemão de Pelo Curto atua com grande disposição tanto na água como na terra. Ainda que sejam mais distinguidos por caçar os pássaros, eles ainda perseguem e caçam mamíferos menores como veados, guaxinins e gambás. Com um teor elevado de inteligência, os pointers são ainda muito fáceis de receberem treinamento e muito obedientes.

Assim como os demais, é um cão de tamanho médio, pesando algo em torno de 32 kg e possui no máximo 64 cm de altura. É tido como a melhor raça em se pensar na caça de aves, e da mesma forma que as outras raças, ele não chega e logo espanta suas presas, primeiro as encontra e aguarda pacientemente até que seu dono chegue para caçar a presa.

Suas grandes habilidades não deveriam nem ao menos surpreender já que o mesmo se originou a partir da mistura das melhores raças de cachorros de caça, incluindo o Alemão e o Pointer Espanhol.

Pointer Alemão de Pelo Curto

Pointer Alemão de Pelo Curto

Os Melhores Cães de Guarda

Muito se diz sobre essa raça ser ou não de cães de guarda. O importante é saber que esses cães são muito atentos e espertos, mas, além disso, ainda se mostram bastante protetores, e companheiros demais, e no caso das crianças, nem há o que se comentar, são apaixonados por elas.

Possui um grande instinto territorial e de proteção, uma inteligência acima da média, sendo capaz de conseguir distinguir todos os que frequentam a casa, dos amigos até o entregador de pizza. O Akita é um cão bastante minucioso, que procura investigar tudo o que está a sua volta. Não costuma latir muito, é mais quieto, e escolhe sempre o melhor lugar para ter uma visão maior de todo o seu território.

Há ainda outros cães que são excelentes para a guarda, como: boxer, Bullmastiff, Collie, Dobermann, Dogue Alemão, Dogue Brasileiro e muitos outros.

Lembre-se que ter um cão é uma grande responsabilidade, por isso é importante amadurecer bem essa ideia, para somente depois colocá-la em prática.


Os cães de caça são conhecidos por dar assistência aos seres humanos na hora da caçada. Algumas raças de cães são melhores para esse tipo de atividade devido aos seus ancentrais, os lobos. Algumas raças evoluíram, mas mantiveram alguns de seus instintos primitivos de caça.

Essas atividades são feitas ao ar livre, os cachorros são treinados e auxiliam ou fazem alguns trabalhos que lhes é ordenado pelo homem, mas o objetivo é sempre que o animal pegue a caça e entre ao caçador.

As Categorias De Cães De Caça Se Dividem Em 3 Devido a Cada Tipo De Habilidade Que Essas Classes Representam:

  • Hounds – São mais usados para perseguir e algumas vezes até matar alguns animais. Geralmente eles caçam em matilhas e lideram os caçadores, costumam encurralar o animal caçado e o matam em grupo.
  • Terriers – Eles são usados somente para caça de mamíferos. Geralmente localizam a toca e capturam com um método de força. São mais usados para caçar animais praga.
  • Perdigueiros – Os perdigueiros têm a habilidade de encontrar pássaros de planalto.

Um cão de caça precisa estar bem treinado, ter os sentidos bem atentos e afiados para ajudar durante a caça. O preparo físico do animal também é importante, pois ele pode ser necessário na hora de correr atrás do outro animal. O tamanho só importa dependendo do tamanho do animal a ser caçado.

Golden Retriever e Labrador

Essas duas raças são muito conhecidas pela inteligência e capacidade física. São bons para caçar aves, ou animais leves.

Golden Retriever Caçando

Golden Retriever Caçando

Tem a mordida suave então não prejudicam a caça e estão sempre cheios de energia. Extremamente obedientes depois de bem treinados.

Labrador Caçando

Labrador Caçando

Borzoi

Incluído na categoria hound essa raça é natural da Russia e são conhecidos por serem ágeis e rápidos. São usados para caçar animais um pouco maiores como lobos, javalis e veados. Por mais que eles tenham a visão sensível, seu poder auditivo é superior, fazendo com que eles sejam um excelente caçador inclusive a longas distancias.

Basset Hound

Estes são os mais conhecidos dentro do ambiente de caça. São ótimos para caçar texugos, coelhos e possuem um poder grande do olfato. Suas pernas mais curtas servem como uma almofada dura, e todo o resto do corpo mais pesado ajudam na hora de capturar o animal. Possuem o temperamento simpático e também são brincalhões e mimados.

Ponteiros Inglês

Esses animais são mais persistentes, sua maior habilidade é a de rastrear e o grande entusiasmo em relação à caça. São ótimos na caça de aves, e é uma das raças mais velhas que ajuda o homem a caçar desde o século 17. Eles não são preparados fisicamente mas gostam de se sentir livre e correr atrás de alguma coisa. São bem amigáveis e super afetuosos.

Ponteiros Inglês Caçando

Ponteiros Inglês Caçando

Setter Gordon

São bons para caçar aves aquáticas. Possuem movimentos sutis, entusiasmo, inteligência e nariz sensível. Sua bravura também os torna caçadores natos.

Coonhound

Essa raça é natural na América do Norte e suas maiores habilidades são o sentido olfativo e a capacidade de rastreamento. Também caçam animais até quando eles fogem para as árvores, o que é uma habilidade fora do comum para animais terrestres.

Coonhound

Coonhound

American Water Spaniel

São bons em caçar na água (como o próprio nome já diz). Nadam excelentemente bem e podem caçar até debaixo d’água, além de também caçar animais de pele e penas. São animais de temperamento amigável, leal e inteligentes, super protetores dos donos.

Rhodesian Ridgeback

Sendo uma raça sul africana ela é usado para caçar animais de grande porte, como leões! Eles são extremamente bravos e inteligentes. Como foram pouco usados pelos europeus, se tornaram ótimos cães de guarda, onde não há leões.

Rhodesian Ridgeback Caçando

Rhodesian Ridgeback Caçando

Bloodhounds

São especiais por rastrear animais, e pessoas desaparecidas ou ladrões. São usados desde o século 13 e também podem ser chamados de St. Hubert Hound ou ainda Galgo Sleuth. Sendo uma das raças totalmente destemida eles detém o cheiro do alvo por longos dias. São de temperamento amigável e adoram estar entre os humanos.

Spring Spaniel Ingles

De porte médio, eles têm habilidade em saltar por cima de aves ou pássaros. Embora eles sejam menores eles são super corajosos, além de muita energia, são capazes de caçar durante o dia todo. São bem resistentes a diversos tipos de clima. Geralmente são treinados para soltar a caça sem danos.

Spring Spaniel Ingles Caçando

Spring Spaniel Ingles Caçando

Setter Ingles

Especiais para caçar pássaros, eles são treinados com as melhores qualidades do cruzamento de duas raças: os Spaniels e os Pointers. Costuma caçar e perseguir de forma silenciosa a sua presa e depois ataca. Possui muita energia e é esperto, pode ser treinado em casa mesmo.

Pointer Alemão De Pelo Curto

É bom caçador tanto na terra como na água, porém é mais conhecido por caçar pássaros, mas também persegue e caça mamíferos de pequeno e médio porte. São extremamente obedientes, inteligentes e fáceis de serem treinados. É considerado o melhor cão para farejar aves.

Pointer Alemão de Pelo Curto

Pointer Alemão de Pelo Curto

Terrier

São ótimos para caçar animais pragas, excelentes localizadores de tocas. Geralmente localizam o animal e com rapidez e força matam o animal.

Para Treinar Um Cachorro

Correr, farejar e perseguir faz parte dos instintos naturais dos cachorros. Algumas raças como os beagles foram criados para entusiasmar ainda mais a atividade de caça. O primeiro passo para treinar um animal a caçar é começar enquanto ele ainda é jovem. Os filhotes estão mais suscetíveis a aprender coisas novas mais rápido dos que os adultos, embora os passos para ensinar sejam os mesmo, apenas leva mais tempo.

Seja paciente e perseverante na hora de treinar o seu animal, ele não entende o que você diz. Os animais aprender por repetição. Então é necessário que uma série de exercícios sejam feitos e repetidos várias vezes. Quando o cão executa uma tarefa correta é sempre bom dar-lhe algum agrado, como uma bolachinha (canina), ou um ossinho. Isso faz com que ele entenda que está fazendo alguma coisa certa.

Dentre todas as dicas dadas fora os termos técnicos, a repetição é a principal. Seja carinhoso e sempre use a mesma tonalidade de voz, caso contrário seu animal vai ficar confuso, sem saber se está agradando ou sendo reprimido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Raças

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostei das digas muito obrigado.

    Jordan 25 de setembro de 2014 8:26

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *