Bichon Frisé

Muito parecidos com os poodles, os cachorros da raça Bichon Frisé são de pequeno porte e ótimos como companhia. Quando filhotes esses cães são fofíssimos e apresentam algumas manchas rosadas pelo corpo coberto de pelo branco. São naturais da Bélgica e podem ser criados dentro de casa, visto que soltam pouco pelo e não sujam por onde ficam. Essa raça é o resultado de cruzamento entre duas raças: o maltês e o poodle, ambos cachorros de pequeno porte.

A Raça Bichon Frisé

Bastante comparado com o Poodle por sua aparência, o Bichon Frisé, é um cão bastante diferente em termos de temperamento do primeiro. Muito animado é um cão que gosta de fazer companhia para os seus donos, ainda que isso signifique apenas ficar curtindo uma tarde no sofá. Os cães dessa raça se dão bem com crianças e gostam de brincar sendo mais extrovertidos que os poodles.

Características do Bichon Frisé

Os cães dessa raça tem tamanho médio entre 23 e 30 centímetros e pesam entre 3 e 6 kg. Os pelos são brancos com aparência fina e sedosa, a aparência é similar a pequenas bolas de algodão enroladas. Geralmente esses cães passam por um tipo de tosa especial para que fiquem com visual mais fofo. Sua cabeça tem formato arredondado e os olhos se destacam.

Saúde do Bichon Frisé

Um dos problemas mais recorrentes em cães da raça Bichon Frisé é luxação da patela devido especialmente ao fato de que esses cães adoram correr forçando demasiadamente essa região. Trata-se inclusive de um problema hereditário. Com o passar dos anos os cães dessa raça também podem desenvolver problemas oculares como catarata, por exemplo.

As lágrimas produzidas pelos olhos desse cãozinho podem manchar seus pelos criando um forte odor sendo fundamental limpar com frequência. Os donos devem ficar bem atentos a possibilidade dos pelos caírem sobre os olhos desse cão podendo gerar problemas como úlcera de córnea em alguns casos.

Também é fundamental manter uma rotina de exames regulares nos olhos e também nos joelhos dos Bichon Frisé. Animais dessa raça podem ainda desenvolver problemas urinários decorrentes da bexiga e ter sensibilidade a vacinas. Também são cães com grande predisposição a desenvolver alergias e ter respostas muito exageradas da sua imunidade.

Cuidados Importantes

Seu pet Bichon Frisé precisa de espaço para gastar sua energia e demanda passeios frequentes. Atividades mentais também são importantes para que esse pet não fique entendiado. Você também precisará escovar seus pelos e manter um ritmo de tosas de pelo menos três vezes ao ano mantendo sua pelagem sem nós.

Latidos

Embora seja um cão bastante receptivo, inclusive com as visitas da casa, pode se tornar um pouco inconveniente com seus latidos recorrentes. Não tende a ser protetor com os seus humanos por se considerar um amigo deles e geralmente se dá bem com outros pets. Contudo, é importante que o filhote de Bichon Frisé seja devidamente socializado com outros animais para que desenvolva essa receptividade

Bichon Frisé: Fáceis de Adestrar

Três Bichon Frisé

Três Bichon Frisé

Por serem cães com grande inteligência e desejo de atender aos pedidos dos seus humanos, os espécimes de Bichon Frisé, tendem a ser facilmente adestrados. São animais que aprendem e gostam de aprender truques para brincar com seus humanos. Mas, lembre-se esse é um cachorro com grande sensibilidade então nada de gritar ou brigar, tenha paciência.

Expectativa de Vida

Os cachorros da raça Bichon Frisé tem expectativa de vida entre 12 e 13 anos, contudo, quando bem cuidados podem chegar aos 15 ou até aos 18 anos. A dica é manter seu pet fazendo visitas regulares ao veterinário e cuidar da carteirinha de vacinação além de lhe dar uma ração de qualidade.

Gostou dessas dicas de como cuidar do seu Bichon Frisé?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Raças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu tenho um desses tenho e dois lhasa apso todos sao lindos fofos e espuletas

    ana beatriz da silvera 24 de julho de 2012 17:39
  • eu amo cachorros e sempre quando puder ter mais eu vou ter mais

    ana beatriz da silvera 24 de julho de 2012 17:41

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *