Zoológico Em Paulínia

O Zoológico de Paulínia tem como principal foco a educação de pessoas, no sentido de preservar o meio ambiente e também de estudar diversas espécies silvestres que ali habitam, para que elas possam ser mais conservadas nos anos que ainda virão.

No parque vivem, hoje em dia, 79 espécies de mamíferos, sendo 73 delas espécies silvestres e 3 exóticas; 258 espécies de aves, sendo que 106 delas são silvestres, 35 são exóticas, e 117 são domésticas; 61 espécies de répteis silvestres, somando um total de 398 espécies diferentes de animais dentro de todo o complexo – sendo que espécies silvestres são aquelas típicas da região, ou que já podem ser encontradas ali, e que espécies exóticas são aquelas que não pertencem àquela região, por isso necessitam de um maior cuidado.

O parque fica aberto ao público todos os dias.

O contato com a natureza e a beleza dos animais podem ser apreciados no Zoológico em Paulínia, chamado de Parque Ecológico Armando Muller.

Colocar as crianças em contato com o mundo animal faz bem para educação e desperta interesse, curiosidade e desejo de preservação do meio ambiente. Felizmente, boa parte das grandes cidades brasileiras possui estruturas com várias espécies, as quais são muito visitadas.

Falando do Zoológico de Paulínia, a diversão começa logo na entrada. O portão do zoo é a porta de entrada para a Arca de Noé, que representa muito bem o universo dos animais. A escolha também quer fazer referência à área onde foi construído o zoológico, um local de preservação ambiental.

O Zoológico de Paulínia fica no centro da cidade, numa área de 65.000 metros quadrados. Um pulmão para salvar o ar poluído pelas fábricas e carros.

O lazer em um zoológico é para toda família, ainda mais quando se trata de uma área tão especial, como essa reservada para o zoo de Paulínia. O lugar sempre foi conhecido pelos moradores como “bosquinho”, mesmo antes de receber as espécies animais, que hoje dão ainda mais vida ao lugar.

Depois das reformas e agora chamando Parque Ecológico, uma das funções do zoo é a educação ambiental. Nele são feitas pesquisas de como se comportam determinadas espécies, além da reprodução delas e animais silvestres. É um grande “laboratório vivo”.

Em algumas ocasiões, o Zoológico de Paulínia abre as suas portas durante a noite, para visitas noturnas. Nestes momentos, se realiza uma programação especial internamente e fora do zoo, todas para conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

O Zoológico de Paulínia se divide em 4 ecossistemas: Campos e Cerrado, Matas e Florestas, Banhado, e Pantanal e Savana. Em cada um desses locais se cria o ambiente bem próximo daquele real, para abrigar espécies características dessas determinadas regiões. Cada um desses locais foi construído atendendo normas impostas pelo IBAMA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Veja quais os animais que o Zoológico em Paulínia abriga atualmente:

  • Mamíferos: silvestres 73 e mais 6 exóticos.
  • Répteis: 61 silvestres.
  • Aves: 117 domésticas, 106 silvestres e 35 exóticas.

No total, os visitantes podem ver 398 espécies no zoo, sendo 240 silvestres, 117 domésticas e 41 exóticas.

O zoo em Paulínia recebe cerca de 20 mil pessoas por mês, sendo que a grande maioria (70%) é de moradores locais, já os demais são provenientes das redondezas.

Professores podem entrar em contato com a administração do Zoológico em Paulínia e agendar uma visita para os estudantes do ensino fundamental, independentemente se as escolas são particulares, municipais ou estaduais.

O Zoológico em Paulínia não possui guias e funciona de terça a domingo, de 9:00 da manhã até 16:30 da tarde. O endereço é: Rua 31 de Março, 50, Bairro Centro. Telefone para informações: (19) 3844-7688.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *