Rato Toupeira Pelado

Há animais que são fofos e atraem nossa atenção e os buscamos para ter sua companhia em nossas casas para apreciarmos sua delicadeza, sua presença e sua beleza. Outros animais acabam gerando na grande maioria das pessoas uma certa repulsa, tanto por sua estética desagradável quanto pelo sinal de perigo que transmitem para nosso organismo, por poderem transmitir doenças, serem contagiosos ou poderem gerar lesão na continuidade de algum de nossos tecidos do corpo. Um dos animais que pode gerar esse terror é o rato toupeira pelado que possui uma aparência assustadora com seus dentes anteriorizados e sua coloração anêmica.

Origem do Rato Toupeira Pelado

Da família Bathyergidae e do gênero Heterocephalus, o rato toupeira pelado é um roedor que pode ser encontrado em locais limitados do mundo, sendo mais comum nos países da Somália, Djibouti, Etiópia central e em maior quantidade no norte do Quênia e também no sul do Quênia. Essa diversidade de locais em que esse rato é encontrado sugere um distribuição mais ampla desse roedor.

Morfologia, Comportamento e Características do Rato Toupeira Pelado

Essa espécie de roedor é bem antiga e parece ser bem adaptado ao ambiente atual, coisa que desperta a curiosidade de muitos cientistas. O rato toupeira pelado pode sobreviver por muitos anos além do que é comum para outros tipos de ratos e foi observado que esse animal não é atingido por doenças que são comuns na modernidade, como por exemplo o câncer. Além disso, eles parecem não sofrer com o processo de envelhecimento. O rato toupeira pelado tem um aspecto peculiar e feio, sua pele é enrugada e pelada e, além disso, apresenta uma coloração exótica que varia de um róseo claro para esbranquiçado. Apresentam dentes colocados na região anterior da face e esses dentes são incisivos e nunca deixam de crescer. Para manter os dentes em um tamanho funcional para suas atividades diárias o rato toupeira pelado deve realizar o desgaste desses grandes dentes constantemente através da tarefa de cavar a terra.

Capacidade Metabólica Do Rato Toupeira Pelado

Algo espetacular sobre essa espécie de roedor é que eles podem ficar até 18 minutos sem oxigênio! Nós humanos e muitos mamíferos têm muita dificuldade de sobreviver quando o nível de oxigênio diminuiu, imagina viver em um ambiente restrito desse componente do ar! Pois é, isso não é tarefa difícil para os ratos toupeira pelado que conseguem essa proeza de viver com baixíssimos níveis de oxigênio. Esse fato só é possível porque esse animal consegue modificar seu metabolismo e passam a metabolizar frutose, assim como as plantas. Quando passam para ambientes com pouco oxigênio o animal passa por um período de transição e perde momentaneamente a consciência para em seguida retomar a consciência e retomar seus movimentos. Voltam a se mexer como se nada tivesse ocorrido até o momento, além disso, o rato toupeira pelado consegue diminuir sua frequência cardíaca, diminuindo então seu metabolismo.

Por ter o hábito de viver a maior parte de sua vida por debaixo do solo e muito raramente ser visualizado na superfície da terra que os ratos toupeiras pelado recebem esse nome diferente e singular. Sua forma de viver pode ser comparada ao de uma formiga, já que os ratos, assim como as formigas, possuem uma única fêmea que comanda os outros membros do grupo através dos feromônios que são liberados na urina e quando os membros entram em contato com essa urina ficam susceptíveis a rainha do grupo. A urina da fêmea do grupo fará com que outras fêmeas sejam impedidas de se acasalar e fará com que os machos se sintam rendidos a vontade da rainha.

Utilização Do Rato Toupeira Pelado Em Pesquisas

O rato toupeira pelado apesar de possuir a aparência aterrorizante parecendo ser maléfico e inútil para o homem ele pode ser de grande ajuda para caminharmos para a descoberta da cura de uma das doenças que mais tem assustado em nossos dias: o câncer! Esse animal tem despertado a curiosidade dos cientistas devido a diversos fatores, sendo um deles o fato desse animal ser resistente a qualquer tipo de dor como a dor ocasionada por queimaduras com fogo ou produtos químicos, além disso esses roedores possuem uma longevidade maior que a maioria e são resistentes ao câncer. Esse último fato instigou os pesquisadores a buscarem a resposta do motivo de nunca terem encontrado câncer nessa espécie de roedor pois as respostas para essa pergunta podem auxiliar na solução e oferta de medicamentos e substâncias para a cura de uma das doenças que mais é combatida atualmente em nosso mundo.

Motivo Do Rato Toupeira Pelado Ser Resistênte Ao Câncer!

Foi descoberto que o rato toupeira pelado não possui câncer devido a uma substância que é encontrada nos espaços entre as células, substância essa que é conhecida como ácido hialurônico que impede que células que sofreram mutação no organismo se multipliquem, protegendo assim o corpo de desenvolver um tumor. No corpo do homem também é possível encontrar o ácido hialurônico, mas de uma maneira diferente da que é encontrada no organismo desse roedor. Segundo alguns pesquisadores a questão no momento têm sido em relação a maneira de realizar a regulação dessa molécula e como realizar sua estimulação no organismo humano. Mas ainda há a dúvida se sua estimulação será tóxica ao ser aumentada no organismo humano, pois alguns cientistas acreditam que há um motivo da produção de ácido hialurônico não ser elevado no organismo normal. Ainda assim as pesquisas continuam na esperança de encontrar a solução e cura para essa doença que é tão combatida e traz tantas tragédias familiares no mundo atual.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roedores

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *