Como Cuidar De Um Porquinho Da Índia

Porquinhos da índia são pequenos animais que não necessitam de muito espaço, tempo, esforço e interação humana. Se você está disposto a ter um destes pequenos roedores em casa, com alimentação adequada, atenção, espaço de vida, higiene e cuidados veterinários, você será bem recompensado com um animal com uma vida feliz, saudável e um animal muito divertido.

O porquinho da índia é um animal popular para criação no Brasil caseira. Não tão popular como cachorros e gatos, mas é bem conhecido porque é pequeno, leve, exigindo gastos mínimos se comparados a um cachorro de médio porte e prático. Custa pouco, saindo por em média R$ 20 para seu dono. Crianças costumam curtir o animal, por isso ele anda ganhando popularidade. É uma boa alternativa para quem só pode criar animais de estimação em casa em gaiolas.

Invista Em Uma Gaiola Espaçosa

Você não deve criar um porquinho da índia solto em casa. Ele irá fazer xixi e cocô nos locais mais improváveis e pode fugir com facilidade, sendo facilmente caçado por um gato ou cachorro do vizinho. A gaiola é a sua melhor opção.

A gaiola deve ter ao menos dois metros quadrados. No entanto, quanto maior a gaiola, melhor. A gaiola externa (para ser colocada na área aberta da casa) não é recomendada para porquinhos como uma tolerância de temperatura muito limitada. Outros animais podem entrar na jaula e prejudicá-los, também. Seu roedor será melhor guardado dentro de casa, onde eles estarão seguros em um local quente, e onde se pode sentir o seu cheiro, e também para que você possa interagir com eles mais.

Ela deve ser forrada com serragem, considerada confortável para o animal e ao mesmo tempo higiênica. Comprando a gaiola em uma loja de animais haverá um espaço para que as fezes se depositem abaixo, podendo esta pequena bandeja ser retirada e lavada sem qualquer problema.

Onde Colocar a Gaiola Em Casa

Encontrar um bom local para a gaiola é importante. Este deve ser um lugar onde a família frequenta várias vezes ao dia, por períodos de tempo razoável. A sala de estar, quarto ou corredor são uma boa escolha porque não há tráfego freqüente mas há uma presença constante de humanos.

Seu animal vai se sentir mais incluído na sua vida e você será capaz de interagir facilmente com ele sempre que você passar pela gaiola. Só não coloque a gaiola na área externa, pois há muitos predadores de porquinhos como ratos, por exemplo e pode ficar muito quente no verão. 

Porquinhos Da Índia Precisam De Algum Local Para Brincar 

Você pode fazer isso através da criação de uma gaiola apenas para diversão, que não precisa ser o espaço que o animal irá dormir. Ou pode deixar seu animal por um tempo durante o dia em uma área com piso fácil de limpar ou do lado de fora se não está muito quente ou frio. Pisos com areia são bacanas para o animal, pois eles podem brincar a vontade e se exercitar sem qualquer sacrifício.

Certifique-se de ter bastante espaço na sua área de exercício para que eles possam correr e brincar. O exercício é fundamental para a felicidade de um porquinho da índia. Certifique-se de colocar alguns brinquedos e túneis na sua caixinha. Há gaiolas já com tuneis, rodas e outros elementos que darão diversão ao animal. E eles adoram!

Crie Dois Animais Do Mesmo Sexo Ou Um Casal Castrado

Você pode pensar que não, mas porquinhos da indica precisam de companhia, porque eles são animais de rebanho. Quando eles ficam muito tempo sozinhos em uma gaiola podem reduzir a sua alimentação. Acreditando ou não, a solidão deixa os animais depressivos e eles podem ficar doentes e necessitar de cuidados médicos apenas pela solidão de uma gaiola grande e se sentirem isolados do mundo. Criar tais animais aos pares é bacana.

Uma boa pedida para criar porquinhos da índia e evitar que eles se tornem animais tristes é criar mais de um, mas com muito cuidado: ou dois do mesmo sexo ou dois castrados. Você já viu gente criando porquinhos que sempre está vendendo? Isso acontece porque tais animais tem um período de reprodução curto e rápido, gerando entre 3 a 10 animais por parto. E irmãos reproduzem com irmãos. Em pouco tempo você terá uma grande criação em casa se não tiver cuidado.

Mas sempre passe algum tempo com seus animais de estimação. Todos os dias para diminuir sua solidão. Não há desculpa para manter um animal sociável sozinho. 

Água Limpa é Essencial Para Este Animal

Mude todos os dias a garrafa de água de seu animal. Limpe e mude a água diariamente. Compre uma garrafa de gaiola para coelho com a bolinha no bico e mantenha ela cheia. Certifique-se de limpar o bico com freqüência para mantê-lo livre de feno e sujeira, que podem pode produzir bactérias nocivas e obstruir o fluxo de água.

A própria garrafa de água pode ser limpa, colocando arroz cru e um pouco de água. O arroz vai desalojar qualquer esverdeada algas que surja para viver na garrafa. Se a gaiola fica exposta ao sol durante parte do dia, isso pode contribuir para algas. Neste caso, a cobertura de garrafas com um tecido opaco irá evitar algas.

Evite acrescentar nada à água, tais como comprimidos de vitamina como eles se tornam ineficazes muito rapidamente e como eles não têm um bom gosto, os animais não ficam com vontade de beber a água. 

A Alimentação Do Porquinho Da Índia

Os porquinhos da índia são animais de pasto que precisam de algo para pastar ou seus aparelhos digestivos podem não funcionar bem. Coloque na gaiola um pouco de capim ou algo que seja semelhante ao pasto para seu animal comer e também se divertir um pouco. Uma boa dica é o uso de feno de alfafa, mas deve só deve ser dado como alimentação para bebês de 6 meses de idade e mais jovens e fêmeas grávidas ou amamentando, pois eles têm uma grande quantidade de nutrientes extras que adultos saudáveis que os porquinhos já adultos não requerem.

Ha ainda rações balanceadas a venda, que devem ser trocadas ao menos dois dias, pois tais animais comem bastante e precisam de ração nova sempre. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roedores

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • to fora,porquinho da índia fede muito pq eu já tive um e ele era estranho e cagava o dia todo

    Letícia Meris 22 de agosto de 2013 12:35
  • Gostaria de possuir um porquinho da india, do preferência para os clarinhos,

    paloma santos 12 de abril de 2014 14:54

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *