Tartaruga Verde

É triste saber que diversos animais estão desprotegidos e ameaçados de extinção, simplesmente por que o ser humano não se preocupa suficientemente com outras espécies senão a sua própria.

Com a caça e pesca predatória, as indefesas tartaruga verde, estão na liste de extinção, assim como centenas de outros animais silvestres.
Dificilmente é vista em alto mar, ela prefere viver em águas costeiras, que possuem bastante vegetação. Se sentem mais protegidas em baías e ilhas.

Características Físicas

Conhecida no mundo científico como Aruanã, a tartaruga verde é um animal marinho, do gênero Chelonia, vive preferencialmente em águas tropicais, sendo que, possui duas populações diferentes, uma no oceano pacífico, e outra no oceano atlântico.

A gordura do seu corpo possui uma coloração esverdeada, com o corpo bem achatado. Suas nadadeiras são bem grandes, que lhe proporciona uma maior velocidade dentro do mar.

Cor

A carapaça é no formato de uma lágrima, é um animal muito bonito. Sua cabeça é bem pequena, e a mandíbula é serrilhada, para facilitar a mastigação.

A carapaça possui cor preta variada com a tonalidade verde oliva, e seu corpo possui cor clara.
A aruanã chega a 1,5 metros, e pode pesar até 350 kg. Este curioso animal, elimina o sal que fica em seus olhas através de lágrimas.

Alimentação e Procriação

Esse animal quando chega a fase adulta, se alimentam de diversas ervas marinhas, sendo uma alimentação totalmente herbívora. Mas quando ainda são jovens, comem pequenos crustáceos.

Quando chegam a fase adulta, gostam da calmaria de lagoas rasas. Para a procriação e incubação de seus ovos, elas escolhem sempre locais distantes do seu local de alimentação, viajam distâncias enormes para tal fase.

Adulta

Existe uma ilha conhecida como ilha das tartarugas, onde a maioria delas vão para a nidificação. Quando chegam à ilha, elas escavam seus ninhos no período noturno, os ovos ficam incubados, e os filhotes emergem em direção à água.

O tempo de vida de uma tartaruga verde é de aproximadamente 80 anos, para chegar ao seu período de maturação sexual elas levam em torno de vinte anos,

Risco de Extinção

São diversos os problemas que colocaram essa espécie na lista de extinção. Alguns países possuem leis que protegem a tartaruga ver e o local de nidificação, porém a caça predatória para saborear seu ovo e fazer sopa de sua carne ainda é muito grande.

Especie

Da tartaruga tudo é aproveitado e visado pelos caçadores, desde a carne à carapaça. Muitos desses animais ficam presos em redes de pesca, e morrem afogados, já que, permanece tempo de mais embaixo da água sem poder respirar.

A poluição de rios e mares também é um dos fatores que prejudica e muito a vida tartaruga marinha e outros animais silvestres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>