Tartaruga da Amazônia

Animal de característica fluvial, a tartaruga da Amazônia é encontrada no rio Amazonas e rios afins a essa região. Possui grande porte, chegando a medir cerca de 90 cm de comprimento ou ainda mais dependendo de sua idade.

No aspecto físico a tartaruga comporta um resistente, acinzentado e preto casco, que lhe serve para fuga e esconderijo contra possíveis predadores. O dorso um pouco amarelado é também definido através de manchas escuras, principalmente na parte ventral do animal.

Caracteristicas

Com características do tipo onívoras, as tartarugas comem de tudo, ou seja, alimentos que se enquadram ao seu ritmo diário de alimentação como frutas, peixes, pequenas algas do rio, vegetais e sementes.

A Chegada ao Mundo – As Reproduções

A reprodução das tartarugas -da – amazônia geralmente ocorrem nos períodos com temperatura mais elevadas na região, como o início de setembro até dezembro. As fêmeas cavam na areia grandes buracos e lá depositam cerca de 60 a 100 ovos, que ficaram em período de incubação entre 45 a 60 dias.

Enterrar

Ao nascerem as pequenas tartaruginhas já atravessam uma difícil fase, já que a caminhada da areia até as águas é lenta, aumentando assim o grande número de predadores, principalmente aves que estão a espreita para dar o bote certeiro.O predadores mais comuns em terra são os urubus e as aves que ali perto se encontram , além também do homem, já que a população local se alimenta em grande parte dos ovos e dos filhotes de tartaruga.

Depois de enfrentar seus inimigos em terra ao chegar às águas, a tartaruga também possui muitos predadores aquáticos como as piranhas, os jacarés, entre outros; assim por esses e muitos outros motivos poucos animais conseguem chegar a idade adulta.

Pior Ameaça: O Homem

Certamente a tartaruga-da-amazônia enfrenta como principal ameaça o ser humano, que atualmente além de destruir seu meio habitat natural, ainda utiliza de outras práticas contra seu ecossistema, como a queima de seu casco para fabricação de óleo mineral, o mesmo utilizado em lamparinas e lampiões.

O colágeno se sua pele também serve como uma matéria-prima para a produção de cremes e outros cosméticos femininos por todo o país. Contudo para esse enorme problema da fauna brasileira, muitos grupos e projetos são desenvolvidos e aplicados na região para a diminuição da extinção das tartarugas. Exemplo disso está com o Centro Nacional de Quelônios da Amazônia, o mesmo que se responsabiliza diariamente pela coleta de ovos na margem dos rios e em seguida fazer com que o processo de incubação aconteça em um cativeiro, protegendo-as assim de qualquer perigo.

Destruir

Com essa atitude o IBAMA autorizou recentemente a criação e incubação dos ovos em cativeiro, já que o selar pela proteção e a erradicação da extinção contribuem para a melhoria no ecossistema desses animais e de toda a natureza em sua volta.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *