Surucucu

Conhecida como a serpente mais peçonhenta da América do Sul, a surucucu também denominada de surucucu-bico-de-jaca em território brasileiro é habitante de florestas densas, principalmente na região amazônica, na qual se faz presente em grande quantidade em meio as folhas caídas pelo chão das matas.

Serpemte

Apesar da intensa produção, ou seja, um número elevado na reprodução dessa cobra, a mesma encontra-se em extinção em grande parte do Brasil, onde é caçada ilegalmente para a retirada da pele, de muito valor e da venda de sua carne para restaurantes de cunho requintado.

Nos aspectos físicos a surucucu assemelha-se a cascavel, com cor amarelada e desenhos triangulares pretos pelo corpo, contudo com uma cauda sem guizos, mas muito fina e que se movimenta em tempo constante quando o animal sente-se ameaçado. Animal também de hábitos noturnos, ele caça durante a noite pequenos roedores ou animais de temperatura constante, sendo ágil e precisa no bote.

Veneno Fatal

Mesmo possuindo pouco contato com seres humanos, devido a seu habitat mais afastado, as surucucus caso piquem algum ser humano não oferecem muitas chances ao mesmo de vida, já que possui um veneno altamente destruidor das células do corpo.

Os sintomas mais freqüentes em caso de uma picada são a queda da pressão arterial, inchaço e dor constante no lugar da picada, diminuição da freqüência cardíaca, distúrbios na visão, insuficiência renal, entre ouros fatores. Assim como pode-se observar apenas uma gota desse veneno pode matar um ser humano adulto em questão de minutos, já que as paradas e as alterações no organismo são muitas.

Peçonhenta

Então em caso de picada, a vítima deve procurar ajuda médica imediatamente, já que se trata de um veneno de ação neurotóxica, agindo diretamente na corrente sanguínea da vítima e proporcionando a mesma uma situação de risco de vida.

Características e Reprodução

A surucucu possui um temperamento extremamente agressivo, caso sinta-se ameaçada por qualquer motivo, podendo dar um bote rapidamente em qualquer vítima que esteja dentro de uma mata, já que sua cor camufla-se com as folhas secas do chão.

De outubro a março é o período mais apropriado para a reprodução dessas cobras, que pões ovos com tempo de incubação entre 76 a 79 dias, dependendo da temperatura e grau de segurança do lugar onde estão sendo chocados os ovos.

Ovos

Ao contrário de outros tipos biológicos como os dos crótalos, as fêmeas da surucucu não dão à luz filhotes já vivos, mas sim eles saem dos ovos que foram chocados em período de incubação, que por sua vez necessita de um espaço amplo e quente ao mesmo tempo para que as novas surucucus se desenvolvam bem, sem chances de perder energias durante o nascimento. A reprodução das mesmas pode dar a vida entre sete a quinze pequenas cobrinhas.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • qual e acarateris tica da surucucu.

    breno 2 de abril de 2012 18:47
  • muito louca

    isabelle 19 de julho de 2013 15:40
  • muito louca mesmo

    isabelle 19 de julho de 2013 15:41
  • adorel

    gulha 8 de setembro de 2013 18:44

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *