Respiração dos Répteis

Os répteis se desenvolveram no planeta Terra há cerca de 300 milhões de anos tendo sido os primeiros espécimes a se adaptar a vida em locais secos. Acredita-se que esse grupo de animais se desenvolveu a partir de diferentes tipos de anfíbios, mantendo diversas semelhanças com eles. Algumas espécies de répteis ainda são aquáticos como é o caso da tartaruga marinha.

Se num passado remoto os répteis tinham representantes gigantescos, como os dinossauros, atualmente, são vistos sob formas consideravelmente menores como cobras, jacarés, tartarugas e lagartos. Uma das características físicas desses animais que mais despertam curiosidade é o seu sistema respiratório, sobre o qual falaremos abaixo.

Sistema Respiratório dos Répteis – Respiração Pulmonar

Entendendo o Funcionamento dos Pulmões

Nos répteis o sistema respiratório depende, quase que exclusivamente, da respiração pulmonar. Embora seu sistema pulmonar seja semelhante ao dos anfíbios, nos répteis, os pulmões são mais bem desenvolvidos e tem maior complexidade devido a maior quantidade de alvéolos e câmaras internas.

Os pulmões dos répteis se diferenciam pelo fato de que há um sistema de pressão negativa que atua no processo de ventilação. A parede corporal realiza um movimento em conjunto com as costelas de maneira a provocar a expansão da caixa torácica. Com isso os pulmões são menos pressionados de maneira que o ar é sugado para dentro deles. Outro movimento realizado em conjunto, pela parede corporal e pelas costelas, é aquele que expele o ar para fora dos pulmões através da compressão dos pulmões.

Funcionamento dos Pulmões em Tartarugas

As tartarugas são um tipo de réptil a parte em relação a diversas características comuns desse grupo de animais incluindo o funcionamento dos pulmões. Nesses animais as costelas são parte da carapaça o que torna impraticável o movimento descrito acima realizado em conjunto com a parede corporal.

Especificamente nesse caso o ar precisa ser inalado para que o volume da cavidade visceral seja aumentado de maneira que a pressão negativa que é criada leve o ar até o seu destino, os pulmões. O movimento contrário é realizado quando as tartarugas exalam ar por meio da contração dos seus músculos de maneira que suas vísceras são pressionadas para cima. Algumas tartarugas podem respirar por meio da mucosa da faringe.

Sistema Respiratório nos Lagartos

Dentre os répteis os que mais enfrentam dificuldades com o seu sistema respiratório é o lagarto. A grande dificuldade é que eles não conseguem respirar e correr ao mesmo tempo por causa do uso dos músculos do seu tronco. Dessa forma é necessário que esses animais façam paradas durante o seu deslocamento para recuperar o ar.

Um truque que alguns lagartos aprenderam ao longo da sua evolução foi encher de ar a região gular da sua garganta para que o ar possa ser forçado para os pulmões. Isso torna possível que aconteçam as trocas gasosas mesmo enquanto se movimentam.

Por Que Répteis Não Respiram pela Pele?

Assim como os anfíbios, os répteis, poderiam respirar através da sua pele, contudo, esse mecanismo respiratório se mostra ‘desnecessário’ uma vez que os pulmões lhes fornecem todo o gás oxigênio de que necessitam. Outro ponto relevante é que a pele desses animais possui grande quantidade de queratina, algo que faz dela quase impermeável tornando quase impossível a respiração.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • olhe os repteos ooooooooooo

    ana rita 23 de outubro de 2013 18:34
  • muito legallllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll estudar os repteis

    fhjfhfnfb 25 de novembro de 2013 14:28
  • kkkkkkkkkkkkk

    juana 1 de dezembro de 2013 21:33

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *