Jararacuçu Do Brejo

Serpentes

Falar sobre as serpentes é um assunto bastante interessante, pois podemos conhecer muitas coisas a respeito delas. Mas este assunto pode gerar nas pessoas duas reações bastante comuns que são o ódio e a adoração. Quando se adora uma espécie ou todas as espécies de serpentes, é porque se tem um conhecimento sobre elas, um saber que garante que nem todas são perigosas e peçonhentas, e como todo ser vivo deve ser respeitado. Quando o sentimento de ódio prevalece é porque não existe um conhecimento maior sobre essas espécies, ou até mesmo porque algumas das espécies peçonhentas podem ter causado algum mal a essas pessoas que odeiam essa espécie de ser vivo.

Jacaraca

Porém, é importante ressaltar que as serpentes são espécies assim como qualquer outro ser vivo que precisa ser preservado, pois elas fazem parte da natureza e se forem extintas, podem ocorrer graves problemas relacionados aos elos ecológicos. Por isso, é importante que você se informe sobre esses tipos de répteis e conheça suas características, hábitos entre outras informações que garantem uma mudança de atitude e de pensamento sobre elas, deixando de lado aquela idéia de que as serpentes causam riscos aos seres humanos e por isso, devem ser mortas.

Liophis Miliares

Peçonhenta X Venenosa

Muitas vezes as pessoas erram ou até mesmo confundem esses conceitos de serpentes peçonhentas e venosas e acabam classificando as serpentes de forma errada. Pois bem, vamos entender melhor esses conceitos.

Uma cobra peçonhenta é aquela que possui um veneno em alta concentração, e pode causar graves danos a outro ser vivo, pois essas serpentes são capazes de injetar o veneno através de dentes ou ferrões, que são conhecidos por peçonhas. Caso essas serpentes mordam uma pessoa, o veneno pode ocasionar até mesmo a morte. As serpentes que possuem dentes inoculadores de veneno são classificadas como peçonhentas. As serpentes não peçonhentas ou também chamadas de venenosas são aquelas que não possuem dentes inoculadores, e caso uma destas serpentes morda alguma pessoa, não ocasionará graves danos e o que pode ocorrer é uma inflamação local e prurido intensivo. Uma serpente que pode ser fácil de ser encontrada e que não é peçonhenta é a Jararacuçu do Brejo.

Jararacuçu Do Brejo

Curiosidades Sobre A Jararacuçu Do Brejo

A Jaracuçu do Brejo também pode ser chamada de “Cobra Nova”. Ela pode causar medo aos humanos, pois ela é bastante agressiva, porém ela não é peçonhenta. Ela se alimenta de pequenos mamíferos, anfíbios, lagartos e aves. Geralmente, são encontradas no solo e o seu tamanho pode chegar até 2 metros. Essas serpentes podem gerar de 8 a 12 ovos. A coloração da Jararacuçu do Brejo geralmente é esverdeada, com manchas transversais interrompidas com contrastes das cores amarela e preta.

Por: Érica Ap. Gomes

3 comentários

  1. Excelente seu ponto de vista ,fico feliz em existir pessoas informadas do assunto parabéns

  2. e bem mal informado para começo de conversa… a primeira foto não é de uma jararaca
    na segunda você colocou como Liophis Miliaris e a terceira você mudou o nome sendo que a primeira é a mesma ou seja resumindo é tudo uma (Mastigodryas bifossatus)

  3. Apesar dos erros apontados por Zecalango, não foi contestada a afirmação de que a jararacuçu do brejo não tem dentes inoculadores e exatamente essa é minha dúvida que parece ter sido saneada. Porem no Traingulo Mineiro e no Paraná a JARARACUÇU (sem brejo), é considerada muito venenosa, está correto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>