Jararaca da Mata

Toda espécie de cobra assusta qualquer pessoa, ela sendo venenosa ou não. No mundo existe mais de 2 mil espécies diferentes, e o Brasil possui pelo menos 300 espécies. Mas somente 30 são venenosas. A cobra conhecida como Jararaca da Mata, faz parte desses 10 %, é um réptil agressivo e peçonhento, com um veneno que pode matar um homem. Muitas pessoas chamam a própria sogra de jararaca, pois elas são tão venenosas quanto o próprio animal da espécie.
Conhecida por diversos nomes, a jararaca da mata cientificamente é chamada de Bothrops jararac.

Características Físicas

Dona de um corpo na tonalidade marrom, que pode chegar à até 1 metro e 60 centímetros, esse animal venenoso possui características distintas de outras jararacas, com manchas escuras na forma de triângulos, atrás de seu olho possui um faixa horizontal na cor preta, e nas proximidades da boca, escamas da tonalidade ocre.

Especie

Todas as jararacas possuem escamas, é o que as diferencia de outras espécies.

Assim como 99% das cobras venenosas brasileiras, a jararaca possui uma fosseta loreal, que são dois orifícios que ficam entre os olhos e a narina, facilitando a peoa enxergá-la a uma distância de 3 a 4 metros da cobra.

O Habitat

A jararaca da mata é encontrada no Brasil, na Argentina no Paraguai, gosta da Mata Atlântica, que possui um clima temperado. No Brasil é encontrada até mesmo na Bahia.

Encontra-se

Gosta de locais úmidos, como a beirada de córregos, rios e lagoas. É uma animal terrestre, que se esconde durante o da embaixo das folhagens, estejam as úmidas ou secas, e só gosta de tomar sol após uma chuva.

Alimentação e Reprodução

Com hábitos noturnos, ela Se alimenta de pequenos animais como ratos e sapos, os anfíbios são eu alimento preferido.
Assim como diversas cobras e serpentes,a jararaca é ovípara, ela choca o ovo dentro do seu oviduto tendo em média de 1 a 19 filhotes por vez.

Ocorrência de Acidentes e Mortes

Na região que a jararaca da mata habita, há grandes acidentes com essa espécie, pois ela é um animal muito agressivo e perigoso, qualquer ser vivo que se aproxime dela, ela já arma o bote.

O veneno causa necrose no local da picada, e muito inchaço, o que pode causar a perda do membro atingido. Há também sintomas de vômito, tontura, náusea. Se não tratada tempo, a pessoa picada pela jararaca pode morrer or hipotensão, hemorragia intracraniana e até mesmo falência renal.

Veneno

O brasileiro Sérgio Henrique Ferreira, desenvolveu o Captoril através do veneno da jararaca da mata, esse medicamento é utilizado por pessoas com problema de pressão alta.

Através do soro antiofídico, aplicado a tempo, pessoas picadas pela jararaca possuem 93 % de chance de sobreviver.

Um comentário

  1. site muito bom mas cade os animais em extinçao falo galera de colatina ES fala mano

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>