Jacaretinga

O nosso país é um local abençoado para os animas, na flora e fauna brasileira encontramos espécies engraçadas, diferentes e diversificadas. É um “bicho” mais interessante que o outro, ou uma planta mais impressionante em sua beleza ou até mesmo pela sua capacidade de utilização para a cura de doenças.

A América do Sul é rica em diversidades, e os répteis são os que nos trazem a curiosidade maior. Temos o Jacaretinga, também conhecido como Jacaré de óculos, um nome muito engraçado para um predador feroz. O nome Jacaretinga vem da língua indígena que quer dizer Jacaré Branco.

Característica

É um animal carnívoro e agressivo, que pode chegar ao tamanho de 4 metros, contando de sua cabeça à ponta da cauda. A fêmea se torna adulta quando chega à 1 metro e 20, quando ela tem aproximadamente 4 anos de vida.

Possui uma cor naturalmente verde oliva, com algumas manchas, suas mandíbulas são bem fortes e seus dentes bem afiados, chegam à 21 no total,
Jacaretinga, assim como outros crocodilos e jacarés são animais ovíparos, podem colocar até 40 ovos, que levam 3 meses para nascer.

A Alimentação

O prato principal desse grande predador são as piranhas, mas comem também outros répteis, pequenos mamíferos, peixes, anfíbios e até mesmo aves, já os filhotes se alimentam de moluscos e insetos.

Habitat Natural

O Jacaretinga vive em água doce, não tem muita preferência de locais, podem viver em lagos, riachos próximos a igarapés e até mesmo rios grandes, pode ser encontrado em diversos lugares da América do Sul. Há mais incidências desse animal no Peru, Colômbia, Venezuela e no Brasil.

No nosso país, ele é muito encontrado na região norte do Amazonas e também na região Centro-Oeste no rio Tocantins e Araguaia. Muitas vezes esse animal é encontrado perto de áreas urbanas, e tornam-se problema.

Jacaretinga

Jacaretinga

Muitas pessoas compram animais silvestres através do contrabando, e quando começam a crescer que surgem os problemas, e para se livrar dos animais, geralmente utilizam a rede de esgoto para “despejar” o animal de sua residência, trazendo assim muitos problemas para a cidade.

O Jacaré e o Homem

Por muitos anos, os jacarés foram animais ameaçados de extinção, já que, sua caça era totalmente predatória, aproveitavam tudo do jacaré, da pele faziam bolsa e sapatos de couro e a carne, até hoje tem grande apreciação em diversas cidades tanto nacionais quanto internacionais, a cauda e a parte mais saborosa, sua caça é ilegal em diversos lugares.

Mas não é só o homem que é o predador deste animal, é comum existir ataque de sucuri a jacaré, e ataque de onças. No Brasil o comércio do jacaré é permitido, mas de acordo com a legislação só é permitida a venda de animais de criadouros legalizados.

O jacaré chamado Jacaretinga apresenta uma peculiaridade que lhe rende um outro nome, Jacaré-de-Óculos, devido ao fato de parecer que está usando um óculos em torno dos olhos. Em Portugal recebe o nome de Jacaré-de-Lunetas, este é um jacaré de água doce habitando rios e lagos.

Pode ser encontrado ao sul do México, também na América Central e no noroeste da América do Sul. Já o nome Jacaretinga corresponde a como é conhecido no Brasil devido ao seu dorso branco uma vez que tinga significa branco em tupi. Os machos dessa espécie podem chegar a medir 1,8 a 2,5 metros de cumprimento e as fêmeas podem atingir 1,4 metros.

A sua base alimentar é composta de diferentes tipos de animais como peixes, crustáceos, anfíbios, aves e também pequenos mamíferos. O período de cruzamento do Jacaretinga ocorre em geral no período mais chuvoso do ano. Quando nascem esses animais medem apenas uns 20 cm.

O nome científico do Jacaretinga é Caiman crocodilos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • otimo o site !!!!!!!!!!!!!

    isabel 26 de outubro de 2011 20:38

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *