Jacaré Coroa

Região de Origem e Costumes

Animal encontrado em grande parte na região amazônica, o jacaré coroa ou Paleosuchus trigonatus como é conhecido científicamente chega a medir até 1,5 metros de comprimento, com caudas relativamente curtas e um focinho mais comprido. Acostumado a viver em regiões dos extremo dos lagos, rios e pantânos, o jacaré coroa sente-se atualmente ameaçado em grande parte desses habitats, que se tornam cada vez mais a mira de caçadores, interessados na sua carne e pele. Também conhecido nacionalmente pelos nomes de curulana e jacaré-curuá, ele destaca-se por ser o menor das espécies de crocodilos no mundo e mais fácil à captura, alimentando-se sempre de pequenas aves e animais de acesso na beira das florestas e margens do rios.

Jacaré Coroa

Período de Reprodução

A reprodução entre os jacarés são analisadas e divididas por biológos conforme  a espécie e habitat da mesma, já que os jacarés por serem animais considerados pré-históricos já passaram por muitas evoluções através dos tempos. Assim a espécie dos coroas mantem uma reprodução do período de julho a outubro de cada ano, geralmente em épocas, no qual o clima é mais ameno e propício ao acasalamento. Geralmente a idade certa para machos e fêmeas iniciarem suas reproduções variam de 6 a 10 anos respectivamente, de acordo com a fase de melhor adaptação ao início das relações e busca por parceiros em territórios diferentes.

Açu

Todo o ritual de acasalemento é feito pelo macho em volta da femea, principalemente nas águas mais quentes da primavera, e assim o ato acontece de fato, com a inserção da cloaca na femea , com a duração de um  minuto da cópula. Os ovos são gerados dentros dos rios em proteção das mães, e incubados com o calor do sol e resíduos produzidos pelos próprios processos químicos das águas.Após um período de sessenta a noventa dias, os filhotes que estão prontos para uma nova vida fora dos ovos.

Papo

Carnívoro Nato

Por ser considerado um dos maiores carnívoros do planeta, os jacarés, especialmente os coroas que habitam a região brasileira são adeptos a qualquer tipo de carne para alimentação, seja de peixes, aves, e também moluscolos, como camarões e caranguejos. O seu metabolismo é muito equilibrado ao seu tipo de peso e tamanho, por exemplo, no caso de um jacaré adulto, pesando em média 50 quilos, deve alimentar-se diariamente de uma porção de carne equivalente a 500 gramas, lembrando-se que sua digestação torna-se muito lenta e reaproveitadora de muitas proteínas para seu organismo, que pode aguentar até cinco dias sem ingerir nenhum tipo de alimento, mas sempre compondo-se de uma resistência biológica já presente em sua genética. Sem contar das muitas propriedades extras que os jacarés coroas possuem para a capturação de alimntos, como uma válvula presente na mandibola e que não deixa o animal engolir grande quantidade de água enquanto morde o animal em mergulhos pelos rios e lagos. Sua capacitação em rasgar a presa com velocidade também lhe reserva grande praticidade e menos digestão, e garantias maiores de energia ao longo dos dias.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *