Como a Tartaruga se Locomove?

Como as Tartarugas se Locomovem?

As tartarugas são répteis e justamente conhecidas pelo seu modo de andar, em câmera lenta. São animais encontrados em quase todos os cantos do mundo, são encontradas em água doce, lagoas, rios, lagos, mares, nas florestas e até mesmo nos desertos. E deste modo, de acordo com o habitat natural da espécie de tartaruga, o seu meio de locomoção irá variar.

Tartarugas terrestres possuem pernas fortes, seus pés são pequenos e possuem pequeninas garras. Jás tartarugas marinha, ao invés de pernas possuem nadadeiras. Esta característica locomotiva é a principal diferença entre tartarugas marinhas e terrestres. No período da reprodução de tartarugas de águas salinas, estas depositam seus ovos na área da praia, onde fazem um buraco de cerca de centímetros de profundidade com um metro de diâmetro. Esta locomoção para tartarugas que somente possui nadadeira é custosa, por isso estas vão se arrastando até encontrar um local seguro longe da maré.

Outras Características das Tartarugas

É conhecido aproximadamente 250 espécies de tartarugas em todo o mundo, sua estrutura é padrão, composta por um casco grosso que serve de proteção a estes animais, que quando se sentem ameaçadas conseguem colocar sua cabeça e patas para dentro do casco, somente as tartarugas mordedoras não conseguem. Esta tartaruga então desenvolveu o mecanismo agressivo de forte mordida para se defender de qualquer tipo de ataque. O casco destas é formada por osso, muito forte e dura.

Tartarugas que vivem em solo são comumente chamadas de jabutis, e tartarugas de ambiente aquáticos muitas vezes são chamadas de cágados. No que tange ao tamanha das tartarugas, há espécies que atingem tamanhos de 10 centímetros, enquanto outras tamanhos de 2 metros de comprimento e chegam a pesar quase 700 quilogramas.

O hábito alimentar delas é diversificada, podendo alimentar-se de lesmas, vermes, pequenos inseto, moluscos e água-viva, para tartarugas marítimas. Há espécies que se alimentam somente de plantas. No geral, elas conseguem armazenar o alimento em forma de gordura, e outras podem também armazenar água. Elas conseguem passar até semanas sem alimentar-se ou beber água.

Sobre sua reprodução, as fêmeas em geral botam os ovos na terra ou areia, e o curioso é que a temperatura do ninho influencia diretamente sobre o sexo dos filhotes. Quanto mais quente for o local, favorece o nascimento de fêmeas e o contrário de machos.

Estes animais, em comparação ao reino animal são os que possuem maior longevidade, já que dentre elas, algumas espécies podem alcançar uma vida de mais de cem anos como as tartarugas gigantes da Ilha de Galápagos. Elas pertencem ao grupo Quelônios, sendo formado por 6 gêneros, e todas especies estão em perigo de extinção, e o desenvolvimento de programas e projetos voltados a preservação das espécies têm se tornado medidas importantes. Podemos citar o Projeto TAMAR, com a iniciativa do Ibama tem como objetivo preservar cinco espécies em risco que migram para a costa brasileira, a tartaruga-cabeçuda, tartaruga-verde, tartaruga-de-pente, tartaruga-oliva e a tartaruga-de-couro.

As tartarugas marinha podem ser encontradas em todos os oceanos, menos na Antártida, sendo que a maioria destas espécies ao migratória, e estas orientam-se pelo campo magnético da terra. A maior tartaruga é a tartaruga-de-couro. As espécies da água precisam sempre retornar a superfície, já que elas não conseguem retirar oxigênio da água como fazem outros animais aquáticos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *