A Cobra Cipó Marrom (Chironius Quadricarinatus)

Os Répteis – Características dos répteis em geral:

Répteis são animais de sangue frio com escamas/casca grossa cobrindo seu corpo e sua pele. Acredita-se que os répteis vêm evoluindo há 330 milhões de anos, e junto com isso, têm se desenvolvido várias habilidades. Eles dominaram toda a Terra e ainda habitam todos os continentes, exceto a Antártica.
São exemplos de répteis: cobras, lagartos, crocodilos e jacarés, tartarugas, etc.

As Cobras:

As cobras são animais rastejantes, com um aspecto que faz com que quase todas as pessoas tenham medo delas, mas nem todas as cobras são peçonhentas, ou seja, venenosas.

Animal

Mas mesmo assim, há de se tomar muito cuidado em se tratando de cobras, pois apenas os estudiosos sabem ao certo dizer e diferencias as características de cada uma.

A Cobra Cipó:

As cobras do tipo cipó é um tipo de cobra dos mencionados acima. Ela não é peçonhenta, mas apesar disso, ela pode ser bem assustadora, pois quando ameaçada ou quando se sente ameaçada ela se torna agressiva, e ataca e pica suas vítimas, mesmo não soltando nenhum veneno.

A Cobra Cipó Marrom:

A cobra cipó marrom pertence à família das cobras cipó.
Essas cobras têm esse nome devido justamente a sua aparência física, que por atingirem um comprimento grande em relação às outras cobras e serem bem finas (e a espécie mais conhecida ser verde), elas parecem com cipós.

Esse seu aspecto físico é justamente devido à maneira com que geralmente é encontrada na natureza. Ela vive pendurada em árvores e galhos, e passa de árvore em árvore usando seu imenso corpo para se pendurar e ficar presa. Algumas cobras dessa espécie alcançam 1,20 metros de comprimento.

Aspecto

Habitat natural e localização: Tirando as cobras que vivem em cativeiros, a cobra cipó marrom é encontrada geralmente em matas e florestas. No Brasil, são encontradas nas regiões sul, sudeste e região central. Basicamente são lugares com vegetação presente e com umidade.

Alimentação: Elas atacam qualquer pessoa ou animal, mesmo que sejam maiores que elas, para se defenderem. Mas é claro, que só comem quando estão com fome, e animais menores que elas. Geralmente se alimentam de sapos e rãs ou outros anfíbios, ratos e camundongos, lagartos de menor porte e até pássaros que não conseguem fugir a tempo.

Reprodução: Essas cobras têm sexo definido, tendo cobras machos e cobras fêmeas. Elas se acasalam como as demais cobras, se enrolando uma na outra. Ocorre a fecundação dentro da fêmea e após o tempo de encubação ela bota os ovos (de 10 a 15).

Acasalam

Comportamento: Essas cobras têm hábitos diurnos, e como já se foi mencionado, elas passam grande parte do dia e também da vida em cima das árvores. Elas têm habilidades enormes para isso, além de serem muito rápidas.

Atualmente, a espécie encontra-se ameaçada pelo intenso tráfico e venda de animais, pois elas não se adéquam aos novos ambientes, fora as que morrem durante o transporte, e também pela destruição de seu habitat natural.

Por Carol C.

3 comentários

  1. meu deus e a 2 aqui em casa

  2. Tenho uma no quintal de casa! Tenso…

  3. Estou pesquisando sobre a cobra cipó marrom porque vi uma ontem nos arbustos em minha casa. Percebi o que parecia um graveto tipo de coqueirinho, cor marrom e cismei, observei algum tempo e constatei que era uma cobra cipó marrom. Eram cerca de 8 horas e batia o sol da manhã. Vou observar se a vejo novamente para fotografar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>