Lista de Animais em Extinção

As notícias não são das melhores, muitas espécies de animais estão em processo de extinção, outras já foram extintas e ainda há aquelas estão “seguindo” o mesmo caminho. Infelizmente, o ser humano é o grande responsável pela perda desses animais e não somente, pela perda das plantas também. Em busca da expansão econômica, se esquece que animais e plantas são necessárias para o equilíbrio do planeta. A extinção de um único animal já é o suficiente para provocar um desequilíbrio entre as espécies e tudo isso tem consequência na vida do ser humano na Terra.

Animais em extinção no Brasil

As centenas de Animais em Extinção na fauna brasileira têm como causa principal a falta de um planejamento adequado de manejo desses animais diante de exploração errada e até criminosa dos recursos naturais. Com isso, o patrimônio natural brasileiro,  que é o de maior biodiversidade do mundo, vem sofrendo perdas que se tornam irrecuperáveis e algo tem que ser feito com urgência para deter essa destruição, pois a maior parte dos animais em extinção tem como causa principal as mudanças causadas no habitat, cuja origem está nos desmatamentos, nas mudanças dos cursos dos rios, na caça ilegal, na captura de muitos animais silvestres para venda ilegal. A verdade é que cada vez que uma nova pesquisa é feita para ver o número de animais ameaçados de extinção, esse número aumenta. Em uma das últimas pesquisas, esse número apareceu quase dobrado.  Existem muitos Animais Terrestres da Amazônia ameaçados por causa da caça ilegal.

Animais em Extinção

Animais em Extinção

Enquanto o SOS da natureza continua ecoando por todos os lados, muitos continuam sem ouvir esses apelos, pois o número de Animais de Diferentes Espécies em extinção continua aumentando à medida que aumenta a venda de animais silvestres e os grandes consumidores são: colecionadores, laboratórios de pesquisas, circos, zoológicos, lojas e Classificados de Animais e até mesmo curandeiros são compradores destes animais. Depois das drogas e armas está o contrabando de animais, ficando assim em terceiro lugar. Ainda é preciso salientar que muitas vezes para fazer o disfarce da carga, esses contraventores usam métodos cruéis e muitos animais não resistem e acabam morrendo durante o transporte. A caça ilegal é feita, muitas vezes, para se fazer uso da Pele de Animais na fabricação de roupas e bolsas.

Animais em Extinção no Brasil

Animais em Extinção no Brasil

Especialistas no assunto, depois de muitos debates para desacelerar o aumento no número de animais em extinção, chegaram à conclusão que sendo um negócio altamente rentável, não adianta pensar em conscientizar o vendedor, eles acreditam que alcançarão resultados melhores se fizerem essa conscientização com os compradores. Por mais que se venha trabalhando com as pessoas para dar a elas uma educação ambiental à altura do que precisamos hoje no mundo, é difícil andar com a velocidade com que a destruição anda, esta é muito mais veloz. Além do tráfico, todo o Meio Ambiente está correndo perigo, pois a poluição, o efeito estufa, os desmatamentos, tudo isso contribui para aumentar o número de animais em extinção e, além disso, aumentar também o total desequilíbrio que vive esse planeta. As pessoas não entendem que a A Vida Sem os Animais é complicada.

Isso significa uma perda irrecuperável para o patrimônio natural brasileiro, considerado o mais biodiverso do mundo. Grande parte dessas extinções acontece devido a alterações no habitat dos animais, como mudanças em cursos de rios, desmatamento excessivo e a captura e posterior venda ilegal de Animais silvestres. A nova “lista vermelha” mostra que o número de animais em risco de extinguir-se quase dobrou.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, no Brasil, mais de 1000 espécies estão ameaçadas de extinção. O nosso país é considerado um dos mais ricos quando o assunto é biodiversidade, mas corremos o risco de perder muita coisa. Veja a seguir, os animais que estão quase desaparecendo do território brasileiro!

Lista de Animais em Extinção

Lista de Animais em Extinção

Ararajuba

Ararajuba pode ser vista somente na Amazônia – extinção por conta do desmatamento e tráfico.

Casal de Ararajuba

Casal de Ararajuba

Arara azul

Arara azul pode ser vista no Pantanal e mais sete estados brasileiros – extinção por conta da caça ilegal, tráfico e desmatamento do seu habitat natural.

Casal de Arara azul voando

Casal de Arara azul voando

Ariranha

Ariranha pode ser vista na Amazônia e no Pantanal – extinção por conta da poluição dos rios, caça ilegal e pesca sem controle.

Ariranha

Ariranha

Baleia franca do sul

Baleia franca do sul pode ser vista no litoral do Brasil – extinção por conta da poluição das águas, pesca sem controle e caça ilegal.

Baleia franca do sul

Baleia franca do sul

Cervo-do-pantanal

Cervo do pantanal pode ser visto no Pantanal – extinção por conta da caça ilegal e desmatamento destruindo o seu habitat natural.

Cervo-do-pantanal

Cervo-do-pantanal

Gato maracajá

Gato maracajá enfrenta o problema do desmatamento do seu habitat natural, mas antigamente, o seu maior problema era a caça ilegal para a venda da sua pele.

Gato maracajá

Gato maracajá

Lobo guará

Lobo guará pode ser visto nos Pampas, no Pantanal e no Cerrado e corre o risco de desaparecer porque estão destruindo o seu habitat natural.

Lobo guará

Lobo guará

Macaco aranha

Macaco aranha pode ser vista na Amazônia e vem sofrendo principalmente por causa das intervenções do homem, construindo rodovias, linhas de transmissão e hidrelétricas.

Macaco aranha

Macaco aranha

Mico leão dourado

Mico leão dourado pode ser visto na Mata Atlântica e depois de muitos anos sofrendo com o tráfico de animais e desmatamento, agora se encontra somente no Rio de Janeiro.

Mico-leão-dourado

Mico-leão-dourado

Muriqui do norte

Muriqui do norte pode ser visto somente na Mata Atlântica e pode sumir por causa da caça ilegal e desmatamento do seu habitat natural.

Muriqui do norte carregando filhote

Muriqui do norte carregando filhote

Muitos sites, livros e revistas sempre oferecem uma lista dos animais que sofrem cada vez mais de extinção pelo mundo. Na verdade, essa lista é tão verídica quanto os fatos ocorridos nos noticiários acerca do assunto. A extinção está se tornando presente em várias regiões, por motivos diversos.

Grande parte desses animais no top 10 em perigo de extinção, infelizmente, é de origem brasileira, como a onça-pintada, a suçuarana, a arara-azul, o mico-leão-dourado, o jacaré-de-papo-amarelo, entre muitas outras espécies típicas da região centro-oeste e norte.

Apesar de existirem muitos institutos e ONGs de proteção e preservação a esses animais, não há meios de proteção total, já que, pelo vasto território brasileiro, a fiscalização de torna ainda mais difícil.

Por isso, cabe a nós tentarmos ajudar nessa campanha, preservando os “dez mais” animais em extinção do Brasil. Eles realmente precisam de nós, e a natureza muito mais, já que depende dos mesmos para se manter em equilíbrio.

Confira o vídeo de animais em extinção no Brasil.

Como fica a natureza?

Os avanços da economia, obviamente, ajudam a melhorar a vida da população, mas eles devem ser feitos sem perder de vista o quanto é necessário manter o meio ambiente equilibrado. A natureza reclama “essa conta” de várias formas, com temperaturas altas demais, temperaturas baixas demais, ciclones, tempestades, com catástrofes naturais.

A grande maioria dos animais que estão sofrendo com a extinção, são justamente aqueles que estão perdendo o seu habitat devido ao desmatamento, as queimadas. Foi calculado que 100 espécies desapareçam por dia, devido ao desmatamento.

Vídeo com os 10 animais mais ameaçados de extinção atualmente

A variedade de animais no mundo é muito grande, mas infelizmente, corremos o risco de perder algumas espécies. A ação do homem, interferindo no meio ambiente sem nenhum tipo de controle, colocou muitos animais na lista dos que estão em processo de extinção. A seguir, você confere os 10 animais que sofrem maior ameaça de extinção no mundo. Ressaltando que a extinção de um animal significa um grave desequilíbrio, que pode ter sérias consequências.

Lista de Animais em Extinção no Brasil e no Mundo

Através de pesquisas, estima-se que existam hoje 1,4 milhões aproximadamente de espécies biológicas, e mais de 30 milhões de espécies a serem identificadas ainda.

Muitas espécies no Brasil e no mundo estão ameaçadas de extinção, porém, nessa lista estão os principais, que estão praticamente desaparecendo. Veja a seguir, uma lista de quais são os principais animais em extinção pelo Brasil e pelo mundo!

Urso Panda

O simpático Urso Panda também está correndo o risco de desaparecer. O número de animais não chega a 2 mil. Eles vivem nas florestas da China e que estão sendo ameaçadas pela urbanização do país.  Para protegê-los foram criadas 20 áreas de proteção ambiental na China e a maior parte dos pandas que ainda existem estão nelas ou em zoológicos.

A China foi um dos países que mais se desenvolveu economicamente nos últimos anos, faz parte do bloco dos emergentes. Muitas indústrias novas em vários setores, mas todo esse avanço e economia positiva também teve suas consequências negativas. O urso panda entrou para a lista de animais em risco de extinção. Atualmente, o animal só existe porque os poucos que sobraram estão em lugares protegidos, sempre nas montanhas, e em zoológicos.

Urso Panda deitado

Urso Panda deitado

Rinoceronte de Java

Parece mentira, mas nos dias de hoje, existem no seu habitat natural somente 60 rinocerontes de java. O problema da extinção desse animal é o seu uso na medicina tradicional da Ásia. O chifre do rinoceronte é usado para tal, além de ele sofrer com a caça predatória. O lugar onde era impossível encontrar o maior número de rinocerontes, o Vietnã, atualmente abriga somente 12 animais.

Algumas vezes, o uso de alguma parte de um animal é que acaba sendo o fator principal para que esse entre para a lista de animais em perigo de extinção ou extintos e podemos citar o rinoceronte de java, como um exemplo.

O chifre de rinoceronte de java é usado na medicina, por isso é um animal que por muitas vezes é caçado. Mas, não foi só esse o motivo que fez com que o rinoceronte java entrasse para a lista de principais animais em extinção, a agricultura que avançou pelas florestas também colaborou. O habitat natural dos rinocerontes de java começou a desaparecer conforme terras foram sendo usadas para a agricultura. Atualmente, o número desses animais que podem ser encontrados no Vietnã é de 12.

Rinoceronte de Java

Rinoceronte de Java

Borboleta Monarca

A borboleta monarca também entra na lista de espécies ameaçadas por causa de altas temperaturas. O seu habitat natural são florestas de pinheiros e com o aquecimento global, a região está ficando insuportável para elas, além do problema de urbanização de locais que antes eram cobertos de natureza.

Os principais motivos que fizeram com que essa espécie entrasse nessa lista foi o aquecimento global, que provocou que florestas que antes tinham muitos pinheiros começassem a sumir nos Estados Unidos. Em consequência, o lugar que era habitat natural das borboletas, sendo alterado, fez com que elas sumissem também.

Borboleta Monarca

Borboleta Monarca

Gorila das montanhas

O gorila das montanhas, que já foi famoso nas telas de cinema está ameaçado de sumir definitivamente já na próxima década. Nos dias de hoje, o animal se resumiu a um grupo de 720, que vivem nas florestas da África e mais 200, que estão em um parque de preservação da espécie.

O animal em alguns lugares do mundo é caçado e algumas partes do seu corpo são usadas por acreditarem que têm efeito medicinal.

Esse é mais um caso de animais que entraram para a lista daqueles que correm o risco de desaparecer por conta da caça para usos medicinais. O gorila das montanhas está desaparecendo do mundo, calcula-se que nos dias de hoje só restam no mundo somente 900 gorilas de montanha. Os que restaram estão divididos em regiões de montanha da África Central, entre os países Ruanda, Uganda e Congo.

Filhote de Gorila das montanhas

Filhote de Gorila das montanhas

Atum Azul

Atum azul é outra espécie que está ameaçada de extinção e o principal motivo, a pesca, pois é um peixe de boa qualidade usado para fazer sushi. Os que viviam nos oceanos Mediterrâneo e Atlântico já acabaram. A única forma de proteger os que ainda restam é proibir a pesca durante um período e com a ajuda das pessoas, que parassem de consumi-los.

O grande responsável pelo sumiço do atum azul é o homem com a sua caça predatória, aliás, um dos maiores problemas da humanidade. A caça do atum azul é para usá-lo para fabricar outros alimentos industrializados. Para evitar que o atum azul seja extinto de vez é bem mais simples do que outros animais, basta que o seu consumo seja reduzido, que em determinada época, a sua pesca seja decretada proibida.

Cardume de Atum Azul

Cardume de Atum Azul

Tartaruga Gigante

O aumento das temperaturas no mundo todo somado a poluição está fazendo com que muitas espécies de animais desapareçam, a tartaruga gigante está prestes a entrar nessa lista. No momento, a tartaruga gigante está na lista dos principais animais em extinção, e além dos fatores citados acima, entra também a caça predatória. Atualmente, em média, existem somente 2.300 tartarugas gigantes vivendo no Oceano Pacífico.

Tartaruga Gigante

Tartaruga Gigante

Pinguim de Magalhães

Esse simpático animal está sofrendo com a falta de comida. Eles saem em busca de alimentos no mar e não estão encontrando, mesmo migrando para longe do seu habitat natural. O motivo é sempre o mesmo, o aquecimento global, que está fazendo com que a temperatura da água mude e com isso, muitas espécies de animais, que serviriam de alimento para os pinguins estão sumindo, ficando mais difíceis de encontrar.

Os poucos pinguins de Magalhães podem ser encontrados nas ilhas Malvina, Chile e Argentina.

O Pinguim de Magalhães é um outro animal que está na lista dos 10 que correm maior risco de sumir. Eles estão sendo obrigados a migrar do seu habitat natural em busca de comida, uma vez que as correntes marítimas estão ficando cada vez mais quentes, culpa do aquecimento global.

Já vimos pinguins nas praias do Brasil por conta dessa migração. Ao total, de todas as espécies de pinguins, 12 delas estão ameaçadas.

Pinguim de Magalhães

Pinguim de Magalhães

Morsa

Também está na lista dos principais animais em extinção, a morsa, um animal que é pouco conhecido. Esse animal vive nas geleiras no Alasca, local que está sofrendo com modificações por conta do aquecimento das geleiras.

A morsa pode pesar mais de uma tonelada e quando adulta pode medir 4 metros de comprimento. Ao longo dos anos, a população da morsa começou a ser recuperada, porém, não ainda o suficiente para tirá-la da lista de animais em extinção. Os principais motivos que levaram essa espécie a ficar em risco foram: a comercialização da sua carne, o uso da gordura, da pele, das presas e dos ossos.

A morsa é um dos animais que entrou na lista mais recentemente. A culpa da ameaça de extinção também é o aquecimento global, como o urso polar. Em 2014, 200 morsas foram encontradas nas praias do Alasca mortas.

Quanto mais se observa o derretimento das geleiras, mais os animais que vivem naquela região fria se veem sem comida.

Morsa em geleira

Morsa em geleira

Tigre do Sul da China

Esse é o animal que está em primeiro lugar na lista dos principais animais em extinção, isto é, de todos os citados é o que a probabilidade é maior e mais próxima. O animal é caçado e morto para o uso de algumas das suas parte para fabricação de produtos medicinais.

Ao total, existiam 9 espécies de tigres, dessas, 3 delas já sumiram, que são: o tigre do cáspio, tigre persa e tigre de bali e o próximo pode ser o tigre java.

Os exemplares que ainda existem estão sob proteção na Rússia e na China existem 59 espécies na China, lá são chamados de tigre do sul da China.

Tigre do Sul da China

Tigre do Sul da China

Alca gigante

Alca gigante – sofreu extinção devido a caça;

Alca gigante

Alca gigante

Codorna da Nova Zelândia

Codorna da Nova Zelândia – sofreu extinção devido a caça, por sua carne ser muito saborosa;

Codorna da Nova Zelândia

Codorna da Nova Zelândia

Coqui dourado

Coqui dourado – sofreu extinção devido a perda de seu habitat;

Coqui dourado

Coqui dourado

Golfinho do rio chinês

Golfinho do rio chinês – a principal causa de sua extinção foi a construção da represa das Três Gargantas, que alterou seu habitat deixando-o irrecuperável;

Golfinho do rio chinês

Golfinho do rio chinês

Macaco Mono-carvoeiro

Mono-carvoeiro – existe aproximadamente 100 exemplares apenas deste macaco;

Macaco Mono-carvoeiro

Macaco Mono-carvoeiro

Mutum-do-nordeste

Mutum-do-nordeste – sofre extinção devido ao desmatamento. Os biólogos tentam reproduzir essa espécie em cativeiros, para que a sobrevivência destes seja garantida;

Mutum-do-nordeste

Mutum-do-nordeste

Leão do cabo

Leão do cabo – sofreu extinção devido a caça;

Leão do cabo

Leão do cabo

Pica-pau-de-cara-amarela

Pica-pau-de-cara-amarela – sofrem extinção devido a perda de sua principal alimentação, as sementes de árvores;

Pica-pau-de-cara-amarela

Pica-pau-de-cara-amarela

Pika sarda

Pika sarda – sofreu extinção devido a caça;

Pika sarda

Pika sarda

Quagga

Quagga – sofreu extinção devido a sua carne e pele que são aproveitadas;

Quagga

Quagga

Tigres da Tasmânia

Tigres da Tasmânia – começou a sofrer extinção devido aos ataques que faziam a rebanhos de ovelhas, assim sendo considerados pragas a serem exterminadas;

Tigres da Tasmânia

Tigres da Tasmânia

Tigre persa

Tigre persa – sofreu extinção devido a perda de seu habitat para a população;

Tigre persa

Tigre persa

Principais Mamíferos em extinção

Neste artigo você encontra mais informações sobre os principais mamíferos em extinção.  A seguir deixamos uma lista com os principais animais ameaçados:

Antílope-tibetano

Casal de Antílope-tibetano

Casal de Antílope-tibetano

Elefante-indiano

Elefante-indiano em seu habitat

Elefante-indiano em seu habitat

Baleia-azul

Baleia-azul

Baleia-azul

Chimpanzé

Chimpanzé com filhote no colo

Chimpanzé com filhote no colo

Gorila

Gorila adulto

Gorila adulto

Leopardo

Leopardo deitado

Leopardo deitado

Lobo-vermelho

Lobo-vermelho

Lobo-vermelho

Morcego-cinza

Morcego-cinza

Morcego-cinza

Orangotango

Orangotango

Orangotango

Panda-gigante

Filhote de Panda-gigante

Filhote de Panda-gigante

Peixe-boi

Casal de Peixe-boi no Brasil

Casal de Peixe-boi no Brasil

Rinoceronte-de-sumatra

Rinoceronte-de-sumatra com seu filhote

Rinoceronte-de-sumatra com seu filhote

Tigre

O número de tigres na natureza, estima-se, chegou a menos de 3 mil animais. O que significa que de toda a “família” de tigre que existia no mundo só restaram 7% de animais no seu habitat natural.

O tigre é um animal que sofre com a caça, intencional, para tirar algumas partes do seu corpo, na Ásia, pois segundo aquele povo, elas teriam efeito medicinal. Também tem a caça de extermínio mesmo, por falta de informação.

Tigre

Tigre

Onça-pintada

Onça-pintada – sofre extinção devido a caça;

Onça-pintada

Onça-pintada

Urso Polar

O urso polar é outro animal que está entre os 10 que mais correm risco de desaparecer. Ele está perdendo o seu habitat natural por conta do aquecimento global. Mas, esse não é o único problema que sofrem os ursos, eles também são vítimas da ação dos petroleiros e de óleo que é derramado no seu habitat natural, interferindo nas suas vidas. 

Muitos são os motivos que fizeram com que o urso polar entrasse para a lista de principais animais em extinção, o principal deles, o derramamento de petróleo no mar, que está poluindo as geleiras, que acaba com a morte do animal.

Outro problema que provoca a morte dessas animais é a sua caça predatória, que começou em 1973 e só parou quando a sua caça passou a ser proibida.

Urso Polar deitado

Urso Polar deitado

Veado

Veado em seu habitat

Veado em seu habitat

Principais Aves em Extinção

Ararinha-azul

Ararinha-azul – sofre extinção devido a caça, pois sua plumagem é muito cobiçada no mercado internacional. Estima-se que existam apenas 50 espécies desta ave;

Ararinha Azul

Ararinha Azul

Araracanga

Casal de Araracanga Voando

Casal de Araracanga Voando

Arara-de-barriga-amarela

Casal de Arara-de-barriga-amarela

Casal de Arara-de-barriga-amarela

Arara-vermelha

Arara-vermelha voando

Arara-vermelha voando

Bacurau-de-rabo-branco

Bacurau-de-rabo-branco

Bacurau-de-rabo-branco

Cardeal-da-amazônia

Cardeal-da-amazônia de perto

Cardeal-da-amazônia de perto

Papagaio

Papagaio

Papagaio

Tucano-de-bico-preto

Tucano-de-bico-preto

Tucano-de-bico-preto

Principais Répteis em Extinção

Tartaruga-marinha

Tartaruga-marinha

Tartaruga-marinha

Tartaruga-de-couro

A tartaruga-de-couro ou tartaruga gigante que pode pesar até 700 quilos, por isso, é considerada um dos maiores répteis do mundo está ameaçada de extinção. Segundo pesquisas mais recentes, no seu habitat natural, Oceano Pacifício, o número desses animais não ultrapassa 2 mil. O que está causando a morte das tartarugas também é o aumento da temperatura e também, a poluição e a pesca que interferem na sua procriação.

Tartaruga-de-couro – sofre extinção devido a caça, por seus ovos serem disputados e sua carne ser saborosa;

Tartaruga-de-couro

Tartaruga-de-couro

Dragão-de-komodo

Dragão-de-komodo

Dragão-de-komodo

Jacaré-de-papo-amarelo

Jacaré-de-papo-amarelo

Jacaré-de-papo-amarelo

No seguinte artigo você encontra mais informações sobre os anfíbios ameaçados de extinção no Haiti

Neste outro artigo falamos dos animais em extinção na  floresta Amazônica.  

E a lista de animais em extinção continua aumentando…

Infelizmente, a lista com o nome dos animais em extinção por todo o mundo nunca pára de aumentar, e hoje já são mais de oitenta espécies ameaçadas, com riscos sérios de extinção.

Principalmente no Brasil, os casos de extinção tendem a aumentar, especialmente pela destruição do habitat natural de muitos desses animais e também pelo próprio tráfico ilegal dos mesmos, que se dá essencialmente na região amazônica.

Exemplos de animais brasileiros em extinção são: a linda arara azul, o tatu bola, o bicho preguiça, a tartaruga marinha, e também exemplos mais exóticos, como o cuxiú, o urso pardo, entre tantos outros.

As únicas sugestões cabíveis e que certamente irão resolver o problema da extinção, são as fiscalizações constantes das fronteiras e áreas brasileiras, já que com tamanho o território, se torna difícil esse controle. Essas ações de proteção são de extrema importância para a preservação de nossos animais.

Porcentagem de animais em extinção por tipo

São consideradas que estão em extinção:

12 % de aves;

20 % de raias;

23 % de mamíferos;

25 % de tubarões;

32 % de anfíbios;

51 % de répteis e

52 % de insetos.

Tudo isso ocorre devido a ambição do homem que cresce a cada dia. E este não se dá conta, de que tudo o que está acontecendo como desmatamento, poluição, extinção dos animais, as queimadas e outros, prejudicarão somente uma pessoa, ele mesmo.

Começa pelos animais, quem garante que um dia não vai ser entre homens. Vamos parar e pensar, ao invés de prejudicar nós mesmo, vamos ajudar a salvar o planeta e seus recursos naturais. Há várias maneiras de ajudar a extinção dos animais ser reduzida, pelo menos. Denuncie agressão tanto com animais quanto ao meio ambiente. Principalmente o tráfico de animais, assim sendo mais fácil de combater.

Galerias de fotos de animais em extinção no Brasil e no Mundo

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *