Sagui-da-Serra

Um tipo entre vários sagüis do mundo, o sagüi-da-serra caracteriza-se pela pelagem com tons marrom e cinza pelo corpo. O nome sagüi origina-se da língua tupi, e designa um animal antigo, porém que se desenvolveu em muitas espécies diferenciadas. As cores beges pela cabeça também se destaca nos sagüis-da-serra em conjunto com uma cauda em divisões e a presença de cores pardas e amarelas.

Tipo

A convivência sem pré em grupo faz com esses pequenos macacos tenham mais chances em caso de perigos junto aos seus predadores. Apenas uma fêmea é presente nos bandos, que sempre saem durante o dia para a busca de alimentos, especialmente folhas e sementes espalhadas pelas florestas.

No Brasil essa espécie encontra-se em grande parte nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, em matas fechadas e tropicais, onde é clima é sempre ameno. As matas de localização do sagüi-da serra comprovam sua denominação já que as mesmas encontram-se a mais de 500 metros de altitude, em própria região de serras.

Parque Sagui-da-Serra

Localizado na cidade de Manhumirim próximo ao córrego da Caatinga o parque dos sagüis, em especial sagüi-da-serra foi criado com o objetivo de proteção e diminuição dos números de extinção que a espécie vem sofrendo durante todos esses anos. Os animais ficam livres pelas matas, que estão em grande altitude e recebem uma alimentação e ajuda veterinária adequada, com a proteção devida e preservação do seu habitat natural.

Parque

Além de visitar os pequenos tipos de sagüis, os visitantes podem usufruir da maravilhosa vista e também as trilhas naturais, com cachoeiras e montanhas pela floresta, sendo permitida a prática de rapel e camping por preços delimitados pela fundação. Toda a renda arrecadada é destinada ao projeto de preservação da espécie e muitas outras presentes no parque.

Características e Curiosidades

Os sagüis-da-serra estão inseridos nas espécies dos menores macacos do planeta, e por incrível que pareça apresentam características típicas e bem curiosas para um simples macaco. Um exemplo típico de interesse é que para cada bando há sempre um líder que se arrisca e também e cortejado pelos demais companheiros.

O pequeno animalzinho também detesta os dias de frio e é capaz de fazer um ninho nas árvores muito aconchegante com pedaços de palha e outros materiais encontrados na floresta para se aquecer. Por possuir hábitos diurnos ele passa o dia a procura de alimentos e também diverte-se brincando com os demais. E durante a noite ele descansa nas árvores e dorme tranquilamente nos galhos altos sem a preocupação com algum predador.

Grupo

As fêmeas quando necessitam transportar seus filhotes para um local mais seguro carrega os mesmo nas costas ou em meio à barriga com uma enorme facilidade e agilidade, sempre escalando as árvores das florestas e matas que habita.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Primatas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *