Sagüi Anão

No ano de acontecia a expedição científica pioneira à Amazônia, o pesquisador em questão era George Marcgrave, naturalista de origem alemã. Na época havia uma ótica de estranho mundo novo, frente a descoberta de espécies desconhecidas, e era isso que todos buscavam até o fim do século XVII, animais exóticos.

Alguns exemplos são o peixe elétrico, mamíferos aquáticos que habitam os rios, aranhas gigantes entre outros. Já no século XVIII e nos seguintes, os interesses eram de encontrar a maior quantidade possível de animais de espécies diferentes. Até a década de 40, museus estrangeiros contratavam coletores profissionais com o intuito de que levassem espécies da flora e da fauna brasileira para compor suas coleções.

Expedição

As pesquisas científicas na região da Amazônia só se estabeleceram por aqui há algumas décadas e hoje o foco principal são os estudos e conhecimentos voltados para a preservação das espécies.

Marc Van Roosmalen

Em uma bela manhã, um caboclo toca a campainha da casa deste pesquisador holandês que integra o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, e que esta radicado em Manaus há uma década. Na mão o homem carregava uma embalagem toda furadinha de leite em pó, os olhos do pesquisador, de azul intenso, brilharam de satisfação.

Ele se dedica ao estudo de primatas há mais de 2 décadas e pode perceber logo que tratava-se de uma espécie desconhecida da ciência. Percebeu também que descobrir o habitat natural daquele minúsculo macaquinho não seria uma tarefa fácil, mas ele saiu a campo.

A Busca

O pesquisador fez uma foto do macaquinho e partiu em seu barco pela região que envolve o Rio Madeira. Parando em diversos conjuntos de casas ele mostrava a foto e perguntava aos ribeirinhos se teriam visto aquele animal. Poucos diziam ter visto e muitos destes o estavam confundindo com outras espécies. Pelas suas características de tamanho, 15 cm quando adulto e cerca de 170 g, o pesquisador acreditava que o pequeno macaco pertencia a família do sagüi-leãozinho.

Macaco

Macacos não nadam então seu habitat se torna muito limitado, em zonas específicas já que eles não atravessam rios. Foram sete viagens, já desanimado no último dia o pesquisador decide seguir a intuição de seu mateiro, foi contra suas convicções e seguiu a dica do “Gordo, Valdemar Souza de Aguiar.

O Encontro

Ao pedir informações aos ribeirinhos um rapaz disse que os macaquinhos estavam sempre em uma determinada árvore do seu quintal. O encontro proporcionou muito mais alívio pelo fim da busca do que felicidade.

Filhote

Trata-se de um gênero novo que foi descoberto, o sagüi-anão esta sendo considerado como um possível elo perdido entre sagüis e sagüis leõezinhos, os menores primatas de todo o mundo, considerados como o arquétipo dos macacos existentes na Amazônia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Primatas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Como eu consigo um sagui anao?

    vagner 12 de junho de 2012 1:21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *