Os Chimpanzés

Quando o assunto são primatas inteligentes não tem para mais ninguém além dos Chimpanzés. Esses animais são os primatas do gênero Pan e são divididos em duas espécies mais conhecidas, que são as dos Chimpanzés e também dos bonobos. O mais curioso sobre os Chimpanzés é o fato de que eles são o parente mais próximo do ser humano.

De acordo com estudos recentes, os Chimpanzés teriam se separado do ancestral comum, entre eles e o ser humano, há cerca de 4 a 7 milhões de anos. Ainda existe o fato de que o DNA dos Chimpanzés compartilha o do ser humano em 98-99,4%. O Chimpanzé assim como o homem consegue reconhecer a sua imagem diante do espelho, por exemplo.

Além disso, os Chimpanzés são capazes de aprender certos tipos de linguagem como, por exemplo, a dos sinais. Esses feitos merecem tanto destaque pelo fato de que outros animais não apresentam essas capacidades. Infelizmente o número de Chimpanzés pelo mundo é bastante baixo, estando em torno de 150.000 devido a caça deles pelo mercado ilegal de carne.

Para encontrar espécimes de Chimpanzés é necessário procurar em selvas e savanas úmidas da África Central e Ocidental. Era possível encontrar os Chimpanzés em muito mais daquela região, mas com a intensa destruição do habitat a espécie acabou ficando em apenas uma parte da região, sem contar que essa destruição do ambiente também contribui para a diminuição do número de espécies.

Chimpanzé

Chimpanzé

Os Chimpanzés machos podem medir em média 1,40 m e as fêmeas podem chegar a 1 m de comprimento. Em geral o peso dos Chimpanzés adultos fica em torno de 40 a 70 kg, mas, possuem uma força muito superior a força humana. No que diz respeito a tamanho são a terceira maior espécie de primatas do mundo. Eles são menores apenas que os Gorilas e Orangotangos.

O corpo dos Chimpanzés é coberto por uma intensa pelagem marrom-escura com exceção do rosto e das palmas das mãos, dedos e plantas dos pés. Com dedos oponíveis, esses animais encontram facilidade para segurar objetos, o que os aproxima ainda mais dos seres humanos.

O período de gestação de uma Chimpanzé dura oito meses, os seus filhotes são desmamados com aproximadamente 3 anos de idade. Apesar desse período de desmama os filhotes ainda mantém uma relação próxima com a mãe durante muitos anos seguintes. A puberdade dos Chimpanzés é atingida por volta dos oito a dez anos. No cativeiro esse animal pode viver em média 50 anos.

Os Chimpanzés também são animais sociáveis entre si podendo viver em grupos que vão desde 5 até 100 indivíduos na natureza. As fêmeas tem um comportamento mais reservado passando longos períodos sozinhas. Esses animais podem se locomover muito bem pelo chão, mas preferem ficar nas copas das árvores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Primatas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *