Mico Leão de Cara Dourada

Os primatas são os animais mais próximos do desenvolvimento do ser humano, são animais que estão na classe dos mamíferos, e para ajudar com a proximidade do ser humano, eles possuem 5 dedos nas “mãos”.

Mas não é somente por isso que é um animal que chama a atenção dos seres humanos, o mico leão de cara dourada é charmoso, brincalhão e dócil, chama muita atenção pela sua pelagem

Características Físicas

Conhecido pelo mundo científico como Leontopithecus chrysomelas, esta linda espécie da família Calithricidae, o mico leão de cara dourada possui a pelagem caracteristicamente preta em todo o corpo e somente a cara possui um tom de dourado, chega a ser um amarelo ouro misturado com bronze, as mãos, os pés, a cauda e as nádegas também possui este tom de dourado.
O tamanho varia de 20 a 50 cm, já a cauda de 25 a 40 cm.

Suas Caracteristicas

Vivem e pequenos grupos, e viajam pulando de arvore em arvore, raramente se arriscam a descer no chão. Gostam de se esconder da chuva e dormir em rochas e árvores oca.

Reprodução

Tanto o macho quanto a fêmea podem viver cerca de 15 anos. A maturidade sexual das fêmeas se dá à partir de um não e meio, podendo procriar, já os machos atingem a maturidade sexual após os dois anos de vida.

A gestação de um mico leão da cara dourada dura em torno de quatro meses e meio, nasce de uma a três filhotes por gestação.

A família é muito importante par o grupo, tanto que, quando a fêmea entra em trabalho de parto sempre tem a presença do companheiro, que ajuda cuidar do filhote até chegar à fase adulta.

Cuidar dos Filhotes

O pequeno mico nasce com apenas 60 gramas, e quando chega a idade adulta pesa no máximo meio quilo.

Preservar é Importante

Infelizmente, hoje em dia temos muito pequenos e grades animais da flora nativa brasileira que estão ameaçados de extinção, e o mico leão de cara dourada é uma das espécies que se encontra na lista.

A preservação do meio ambiente é muito importante para a vida deste animalzinho, pois há poucos deles distribuídos na mata atlântica e no sul da Bahia.

Há quem pense que eles não são importantes para o meio ambiente, mas são sim, pois eles ajudam a manter o ecossistema em ordem, pois se alimentam de diversos insetos diferentes, assim como de pequenos animais como rãs, diversas frutas, flores que possuam muito néctar e a seiva de algumas arvores.

Manter o Ecosistema

Sua ameaça se dá ao desmatamento e destruição incontrolada de seu habitat natural e das capturas ilegais para venda como animais domésticos.
Saiba que um macaco é um animal selvagem e merece viver na natureza!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Primatas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • É foi legal olhar aqui…!!!!!!!!!!!!!!!!

    thaissa 18 de junho de 2013 15:57
  • olhe vcs tbm que estão lendo o comentário agora.%#+-*¨$!”

    thaissa 18 de junho de 2013 15:59

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *