Macacos Babuínos

Babuíno é a designação genérica para os primatas que se subdividem em 5 espécies conhecidas. Esses animais tem características peculiares que os diferenciam dos demais primatas. Neste artigo nós vamos saber mais sobre esses animais, suas caracteristicas principais, habitos alimentares, fisiologia e a organização hierárquica estabelecida em seus grupos.

Pregos

Principais Características Dos Babuínos

Os babuínos se caracterizam por serem animais semi-quadrupedes, com focinho pontudo, caninos e bochechas grandes, e apresentam calosidade nas nádegas. Os babuínos machos, quando adultos podem chegar a 1,2 metros de comprimento e 25 quilos quando adultos. A espectativa de vida desses primatas chega a 35 anos em seu habitat natural e em cativeiro alguns animais já chegaram a atingir 45 anos. Eles são encontrados especialmente nos países da África, sendo os campos abertos como as savanas, pastagens e os terrenos rochosos seus ambiente preferido. Diferentemente das outras espécies de macacos, estes vivem no chão grande arte do tempo e seus rabos não são preênseis.

Fisiologia e Hábitos Alimentares

Os babuínos são animais onívoros, ou seja, comem diversos tipos de alimentos, como frutas, sementes, capim, insetos, ovos, lagartos e outros pequenos répteis, aves, cascas de arvores e até carne de outros animais encontrados mortos. A dieta dos babuínos é diversificada e acompanha diversos fatores como as estações do ano, o sexo e a idade dos animais e o território em que vivem. As femeas chegam a maturidade sexual quando completam 2 anos, e quando entram no cio elas podem acasalar livremente com qualquer macho do grupo, no entanto só vão engravidar quando tiverem cerca de 4 anos. A gestação dos babuinos dura cerca de 6 meses, e nasce apenas um filhote em cada gestação. O indice de mortalidade é alta entre os jovens, vitimas  de lutas pelo dominio de novos grupos e de acidentes.

Sagui

Organização Hierárquica

Ao se observar os bandos de babuínos têm-se a impressão de que seus grupos são desorganizados e não seguem hierarquia, no entanto ao contrário vivem em grupos familiares com hierarquias complexas e fortes. Os machos dominantes são líderes naturais exercendo autoridade sobre os demais e possuindo privilégios, como por exemplo escolher primeiro o alimento, e os demais machos aceitam sua autoridade, de forma que dificilmente há brigas ou disputas dentro dos grupos.

Macaco Babuíno

Espécies de Babuinos

Existem 5 espécies diferentes de babuínos, chamados de Papio Hamadryas, Papio anubis, Papio cynocephalus, Papio hamadryas Papio papio e Papio ursinus. Eles vivem em regiões diferentes da África e a espécie papio  hamadryas é conhecida como Babuíno sagrado, pois em muitas regiões é considerado um animal sagrado. Os machos desta espécie possuem crina nas costas e juba, sendo bem maiores e pesados do que suas femeas. Todas as espécies de babuínos se carcaterizam também pela habilidade em lutar e por não apresentar medo dos outros animais, nem mesmo dos seres humanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>