Guariba Preto

Animal semelhante a um macaco, o guariba preto com a espécie Alouatta belzebul belzebul, Linnaeus vive geralmente em ambientes de extrema vegetação e floresta; no Brasil vive em regiões do estado do Pará, Amazonas, Maranhão, e em outros habitats da região Norte e Nordeste.

Animal

Sendo predominantemente preto, o guariba também possui manchas avermelhadas e marrons pelo corpo, efetivando um contraste que se mistura com as árvores pelas quais ele passa a maior parte do dia, camuflando assim sua cor perante predadores, como a onça e outros carnívoros. Relativamente pequeno o guariba preto atinge os 6 quilos aproximadamente, e devido a essa estatura pequena, sua caça torna-se cada vez mais presente, levando a espécie à extinção em muitos estados brasileiros atualmente.

Primata Neotropical

Habitante apenas de florestas com grande acúmulo de lagos e rios ao lado, o guariba preto torna-se de fato um verdadeiro sobrevivente em meio a uma natureza saudável e rica em aspectos de grande vitalidade, com os banhos do animal em apenas águas cristalinas, como cachoeiras e minas das florestas do norte do país. Por ser da mesma família dos primatas, o pequeno maçado é evidentemente adaptado ao clima tropical e úmido das florestas, já que são encontrados apenas no Brasil.

Vive

Pesquisas já realizada por Institutos em defesa dos animais mostram a total afinidade do guariba com o meio ambiente, a alimentação a base de castanhas, frutos e pequenas folhagens demonstram ainda mais o seu envolvimento com a natureza; fato esse que diminui a cada dia, com a caça ilegal na Amazônia principalmente e q falta de fiscalização, tornam extintos os guaribas pretos brasileiros.

Reprodução

Os períodos de acasalamento e reprodução podem ocorrer durante todo o ano, mas as fêmeas dos guaribas pretos geralmente têm suas reproduções no período de agosto a outubro, gerando em seu ventre um filhote apenas como seres humanos por aproximadamente seis meses.

É simplesmente inevitável após o nascimento o cuidado da mãe com o filhote que passa apenas a andar em suas costas pelas árvores das florestas, sendo considerado um tesouro em cuidado materno, principalmente com a alimentação e proteção contra o frio. Aspecto como uma gestação longa permite ainda mais um número reduzido de guaribas pretos, os quais já não são tão visíveis em qualquer parte das florestas e lagos como eram observados a tempos atrás.

Gritos – Marca do Territóri

O guariba preto além se proteger atualmente contra os caçadores, possuem um elevado grito agudo para a proteção de seu território no momento. Como andam em bandos e grupos isolados, os guaribas não admitem a presença de outros grupos em seu mesmo espaço físico.

Territorio

A disputa então se coloca na floresta pelo bando ou grupo que gritar mais alto e ao mesmo tempo, definindo assim a marca da conquista de território, que permanecerá por alguns dias até um novo conflito, caso seja necessário. Segundo muitos biólogos os gritos assemelham-se com outros primatas, mas em intensidade extrema, que chega a modificar o sistema auditivo de qualquer ser humano, que viva em determinado período de tempo nas florestas da região norte do país.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Primatas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostaria muito d adotar um primata, d preferência uma guariba pois axo muito jóia a espécie.

    Edimilson Costa Duarte Junior 14 de abril de 2015 10:53

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *